SóProvas


ID
1018696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às políticas econômicas em geral e à participação do setor público na economia, julgue os itens que se seguem.

Entre as explicações que dão sustentabilidade à chamada Lei de Wagner está a constatação de que, à medida que as populações aumentam e se adensam paralelamente ao crescimento da renda, a demanda global de bens públicos apresenta-se com elasticidade-renda maior do que um.

Alternativas
Comentários
  • A lei de wagner diz a respeito dos gastos crescente do governos em relação aos rendimentos da população. Geralmente verificados em países em subdesenvolvimento em razão dos gastos necessários de educação e saúde.

  • Elasticidade:

    É o impacto de um variável sobre outra variável.

    Quanto mais alto, mais sensível é a o impacto sobre o bem.



    Relação elasticidade x renda:

    Se a elasticidade-renda for menor que 1 e positiva o bem é inelastico a renda.

    Se for maior que 1 e positivo o bem é elástico a renda.

    Se for negativo o bem é considerado inferior, ou seja, aumentos de renda geram redução na quantidade demandada, normalmente devido a substituição por outros bens. Por exemplo a carne de segunda, um aumento da renda gera uma redução de demanda via substituição da carne de segunda por outra de melhor qualidade.


    Lei de Wagner:

    à medida que os níveis reais de renda aumentam, a sociedade desejará gastar uma proporção maior daquela renda de bens públicos, tem sido estabelecida há tempos na literatura das finanças públicas.


    Conclusão:

    Quanto mais aumenta a renda de uma população mais ela demanda por serviços/bens públicos, de maneira maior do que o próprio aumento de renda. Portanto, a elasticidade-renda é maior do que um.

  • O certo é 49% e não 48%

  • IR e IPI

    Art. 159. A União entregará:       

    I - do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados, 49%