SóProvas


ID
1018708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito dos vários conceitos concernentes aos resultados e à situação das contas públicas, julgue os itens seguintes.

Na década de 80 do século passado, a inflação foi um dos fatores preponderantes para encobrir o déficit fiscal. Enquanto o valor real da receita se deteriorava, as despesas acompanhavam as variações nominais dos bens e serviços consumidos pelo setor público.

Alternativas
Comentários
  • O erro esta em "a inflação foi um dos fatores preponderantes para encobrir o déficit fiscal", na verdade ela não encobre e sim o deixa mais claro.

  • Em época de inflação elevada as despesas acompanham variações reais e não nominais e sim, é possível encobrir o défit público por meio da inflação, isso acontece quando o governo aumento os meios de pagamento, fabricando moeda, o governo passa a ter dinheiro para cobrir despesa à custa da desvalorização da moeda (inflação).

  • A inflação ajudou o governo, porque as despesas não acompanhavam as variações nominais. Isto é, o gasto do governo acabava sendo menor. Este fenômeno se chama Oliveira-Tanzi às avessas:


    Efeito Olivera-Tanzi às avessas (Bacha, 1994)

    Tese de Bacha explicada em artigo anterior

    Impostos protegidos contra a inflação enquanto despesas aparecem em termos nominais no orçamento

    A inflação presta um duplo serviço ao tesouro nacional – reduz o gasto real e gera um imposto inflacionário

    Para controlar a inflação era necessário que o governo controlasse seu orçamento ex-ante, isso é, mostrasse a disposição de cortar o excesso de gastos que antes eram erodidos pelo imposto inflacionário.