SóProvas


ID
1019572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A mensuração, o registro e a avaliação de componentes patrimoniais obedecem a normas específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os ativos intangíveis com vida útil definida, embora sejam objeto de amortização periódica em resultado para reconhecimento de sua realização contábil, estão sujeitos à avaliação do seu valor de recuperação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A mensuração subsequente do ativo intangível baseia-se na sua vida útil. Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado, estando sujeito ao teste de recuperabilidade. O teste de recuperabilidade (ou redução ao valor recuperável) é

    obrigatório, pela teoria contábil, para todos os ativos, sem qualquer exceção.

    Um ativo está desvalorizado quando o seu valor contábil excede seu valor recuperável.Se houver indicação de perda, uma entidade deve fazer uma estimativa formal do valor recuperável. Se não houver indicação de uma possível desvalorização, não se exige que uma entidade faça uma estimativa formal do valor recuperável. 

    A entidade deve avaliar, no mínimo ao fim de cada exercícios social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo

  • Cuidado com o comentário da sabina, pois o teste de recuperabilidade só é origatório : a)ativo intangível com vida útil indefinida; b) ativo intagível não disponível para o uso; b)ágio para expectaiva retabilidade futura (goodwill).

    Fora desses casos ele só será obrigatório quando há indícios de desvalorização, caso não tiver ele será dispensado.

  • Intangível

     

    Vida útil indefinida: impairment, no mínimo, anualmente. Não é amortizado

    Vida útil definida: o impairment é DISPENSÁVEL (pode ocorrer). É amortizado.

    Goodwill: o impairment é realizado. Não é amortizado.

     

    Tem que ter cuidado com o DISPENSÁVEL (pode ocorrer) com o DISPENSADO (não ocorre). Cespe já abordou algumas questões afirmando que o ativo intangível com vida útil definida tem o impairment dispensado. Gabarito? Errado. 

     

  • A entidade deve testar a perda de valor dos ativos intangíveis com vida útil indefinida, ou aqueles ainda não disponíveis para o uso, comprando o valor recuperável com o seu valor contábil sempre que existir indícios de que ativo intangível pode ter perdido valor.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

     Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Algumas coisas a considerar acerca dos intangíveis:

    ~>Vida útil definida: amortiza e pode sofrer perda de valor recuperável (valor de uso ou justo, dos dois o maior)

    ~>Vida útil indefinida: não amortiza e pode sofrer perda de valor recuperável (valor de uso ou justo, dos dois o maior)

    ~>Goodwill (valor pago - valor justo): é um intangível que não pode ser amortizado mas pode sofrer perda de valor recuperável.

    Vale lembrar que teste de recuperabilidade é aplicado tanto para intangíveis quanto para imobilizados:

    Lei 6.404 - Art. 183 § 3o A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível, a fim de que sejam:

  • ▪ Lembrando que amortização é a forma como a contabilidade registra, sistematicamente, a perda do valor econômico dos itens registrados no ativo intangível - bens incorpórios.