SóProvas


ID
1019683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da estrutura da demonstração das variações patrimoniais (DVP), julgue os itens a seguir.

O saldo patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, passando a constituir o resultado patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO!

    Pegadinha!

    A questão trocou os nomes: na DVP é apurado o resultado patrimonial, e não o saldo patrimonial. Pra ficar certo seria assim:

    O resultado patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, que, somado aos resultados acumulados dos períodos anteriores, passa a constituir o saldo patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto.

  • Demonstrações das variações patrimoniais (DVP) é o mesmo que o DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido)?

  • O saldo patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, passando a constituir o resultado patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto. ERRADO

    ______________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício: 2019

    2.5. RESULTADO PATRIMONIAL

    O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais do período. Caso o total das VPA sejam superiores ao total das VPD, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado

    patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.

    5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

    5.1. INTRODUÇÃO

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - páginas: 156/442