SóProvas


ID
1021123
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em análises forenses e em outros ramos da toxicologia, a técnica de headspace é largamente empregada para a extração de analitos voláteis. Sobre o procedimento para extração de agentes tóxicos gasosos e voláteis utilizando está técnica, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • (A) Errado. Amostras sólidas podem ser utilizadas para análise de headspace, desde que maceradas e homogeneizadas para facilitar a volatilização dos analitos.

     

    (B) Correta. O headspace dinâmico permite que seja extraído compostos presentes nas matrizes por ordem por bilhão ou trilhão, em contrapartida o headspace estático permite que seja extraído compostos por ordem por milhão.

     

    (C) Errada. A quantidade da amostra interfere na concentração do analito quando relacionada a analitos que apresentam baixo coeficiente de partição, isto é, são pouco solúveis, já os analitos com elevado coeficiente de partição o volume da amostra não interfere no processo de extração. Aproveitando o gancho da questão, na extração por headspace acoplado a microextração em fase sólida (HS-SPME), quando utiliza-se uma amostra liquida a quantidade de analito extraido não depende da localização da fibra, isto é, se a fibra está na fase liquida ou fase gasosa.  

     

    (D) Errada. A complexidade da amostra interfere não só no coeficiente de partição (K), tal como no coeficiente de atividade e sensibilidade do headspace. Caso a matriz tenha uma afinidade muito grande com o analito é obvio que o processo de extração será prejudicado, resultando numa diminuição do analito na fase gasosa.

     

    (E) Errada. O examinador inverteu o ordem dos headspace's. Na verdade o headspace dinâmico surgiu posteriormente ao headspace estático para aumentar a sensibilidade da técnica e possibilitar a analise de substâncias que possuem apenas traços.