SóProvas


ID
1021135
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cromatografia em camada delgada (CCD) é amplamente usada em análise toxicológica como método presuntivo ou de triagem na detecção de agentes tóxicos. Sobre a CCD assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) A CCD pode ter aplicação analítica ou preparativa.

    Analítica: quando se quer apenas separar os analitos da amostra

    Preparativa: Se faz a separação dos analitos da amostra previamente, assim é possível extrair apenas o analito que se tem interesse para proceder com outras análises posteriores.

    ===================================================


    b) Na escolha da fase móvel, deve-se considerar a natureza química das substâncias a serem separadas e a polaridade dos solventes.

    Quando se escolhe um solvente para CCD, deve se analisar se o analito em questão é compatível com o solvente para que quando este correr na coluna, o analito consiga acompanhá-lo e assim ser identificado posteriormente.

    ===================================================


    c) A separação dos analitos é caracterizada pelo fator de retenção (Rf ), que corresponde à razão entre a distância percorrida pelo analito e a distância percorrida pela fase móvel.

    O fator de retenção é um dado analítico que demonstra qual a afinidade do analito com as fases móvel e estacionária, e se dá pela razão entre a distância que o analito percorreu (parcial) e a distância que a fase móvel percorreu (total).

    Se dá pela fórmula: Rf = d (analito) / d (solvente)

    Quando se compara dois analitos de uma mesma amostra em uma mesma corrida, aquele que percorreu o maior caminho - ou seja, tem mais afinidade pela fase móvel - terá  um maior fator de retenção do que o que percorreu o menor caminho (mais afinidade com a fase estacionária).

    ===================================================
     

    d) Em geral, os métodos químicos de revelação não são destrutivos, como a revelação com solução ácida de sulfato cérico ou com o reagente de Dragendorff.

    Revelação com solução ácida de sulfato cérico: O sulfato cérico é um revelador de analitos incolores que reage com o analito devido seu forte potencial de oxidação em soluções ácidas, causando destruição do analito (método destrutivo)

    Reagente de Dragendorff: É um reagente ácido formado por iodeto de bismuto e potássio. Quando adicionadas à amostras com aminas terciárias, estas no meio ácido passam para a forma protonada e os compostos reagem formando nitrato de bismuto e iodeto de potássio, resultando na precipitação de sais de cor alaranjada. Também é um método destrutivo de análise.

    ===================================================


    e) a escolha da fase móvel, toma-se como base a série eluotrópica dos solventes, ordenados segundo suas polaridades.

    A série eluotrópica dos solventes nada mais é do que uma lista de solventes, classificados em ordem de polaridade (do menos polar para o mais polar, geralmente) ou por seu poder de eluição. Essa lista varia de acordo com a fase estacionária e com o analito que se quer separar.

  • Em geral, os métodos químicos de revelação não são destrutivos, como a revelação com solução ácida de sulfato cérico ou com o reagente de Dragendorff.

    Os métodos químicos são destrutivos e os físicos, não destrutivos. Em relação ao iodo, deve-se verificar se ele é reativo com a amostra (destrutivo) ou simplesmente adsorvido (não destrutivo).