-
1- a hiosciamina é realmente o principal alcaloide da Atropa belladona, mas sua ação é ESTIMULANTE do SNC.
2- a fisostigmina extraida da Fava de calabar (Physostigma venenosum) é um alcaloide derivado do aminoácido triptofano e que possue um núcleo indolico caracteristico. Apresenta efeito anticolinergico por ser um inibidor REVERSÍVEL da acetilcolinesTERASE.
3- o mecanismo de ação da cocaína faz com que haja aumento da concentração de DOPAMINA na fenda sinaptica, por bloqueio da recaptaçao de dopamina, consequentemente aumentando a concentração de NT na fenda sinaptica.
4- a heroina é um opiacio (derivado opioide) obtida do ópio que é um opioide extraido da Papaver somniferum.
-
4- A heroína é uma droga SEMI-SINTÉTICA, obtida da MORFINA que é uma substância natural contida no ópio, que é obtido da Papaver somniferum
-
Questão passível de anulação, pois segundo Goodman na página 138: "Em dose elevadas ou tóxicas, os efeitos centrais da atropina e de fármacos relacionados geralmente consistem na estimulação do SNC seguida de depressão. Como compostos quaternários têm pouca penetração na barreira hematoencefálica, os antagonistas desse tipo, exercem pouco ou nenhum efeito no SNC".
Sendo assim, a alternativa I é discutível.
-
I. "Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central." Errado. A Hiosciamina é um anticolinérgico, portanto não tem ação depressora.
II. Correta.
III. Correta
IV. "A heroína, obtida de Papaver somniferum...", Errado. A heróina é uma droga semissintética.
Gabarito letra B.