SóProvas


ID
1021234
Banca
IDECAN
Órgão
COREN-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                               Muito além de impressões digitais

      Um passado sem rosto e sem rastro transformou a figura da mãe numa pálida lembrança. E levou consigo a imagem da menina Camila, ex-moradora de rua, sem deixar na adulta a certeza de como era quando criança. Com a morte da mãe no parto do oitavo irmão, há nove anos, depois de peregrinar com os sete irmãos pelas ruas de diversos bairros, ela ganhou uma casa. Foi morar com a tia e cada irmão seguiu para viver com um parente.

      A história da família Gomes, até a geração de Camila Cláudia, hoje com 21 anos, é apenas oral. Não há um único registro fotográfico dessa vida nômade. Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede o acesso aos direitos mais elementares. E não se lembra de ter visto fotos da mãe.

      Uma aflição latente ficou de herança. Os nascimentos de Camille, de 2 anos, e Sofia, de 5 meses, trouxeram um novo desejo à vida da menina sem foto. Há pouco menos de dois anos, ela comprou um celular com câmera, exclusivamente para fotografar a primeira filha.

      Camila tem a chance agora de deixar impressa sua passagem pelo mundo. Ela ilustra a farta variedade de estatísticas que apontam para o consumo crescente de celulares e câmeras digitais no país, instrumentos também de inclusão. Nos últimos três anos, o item de consumo que mais cresceu no Brasil foi a câmera digital (de 20% para 35%), indicam os dados da consultoria Kantar WorldPanel, divulgados em setembro. Um estudo da Fecomércio do ano passado mostra que, de 2003 a 2009, o gasto com celular já havia aumentado 63,6% em todas as classes sociais. Na E, chegou a 312%. Soma-se a estes um outro dado, e a equação se completa: cerca de 66% dos brasileiros usam o celular para tirar fotografias, segundo pesquisa do Instituto Data Popular colhida este ano.

      A democratização do acesso se consolidou. Estamos diante de novos tempos, moldados pela democratização do acesso ao registro de imagens. As classes populares deixaram de ser apenas o objeto fotografado e tornaram-se também agentes desse universo pictórico: são produtores em escala crescente, de imagens de seu cotidiano.

                                                                                                  (Revista O globo, novembro de 2012.)

Analise os termos grifados quanto à classificação gramatical "Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede o acesso aos direitos mais elementares." Os vocábulos são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  c)

    conjunção    -  Nem

    substantivo  - Acesso

    adjetivo       - Elementares
  • a ante até após com contra desde de em entre para por perante entre sob sobre trás

    eis as preposições...

  • NEM -> conjunção.

    Conjunção é elemento de ligação entre duas orações ou termos da oração. A expressão nem é classificada como uma conjunção coordenativa adiditiva, coordenativa porque não não necessita da oração anterior para ter sentido, e nem poque expressa a ideia de soma "nem fotos, nem documentos".

    ELEMENTARES -> adjetivo.

    Adjeitvo é a palavra que expressa qualidade, no caso acima elementares se refere aos direitos "quem são elementares??"

  • Conjunções Coordenativas

    São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:

    1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.


  • Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

  • "o acesso"


    O termo ou expressão que vier acompanhado de ARTIGO é um substantivo (o artigo tem o poder de substantivar = fazer com que elementos de outras classes gramaticais tenham valor substantivo na oração).

  • Ops! Surgiu aqui uma dúvida.

    Concordo que: O ACESSO (artigo acompanhando o verbo irá substantivá-lo).

    Porém, o termo GRIFADO é apenas "ACESSO". Por isso respondi errado.

  • TERMOS GRIFADOS PARA QUEM NÃO CONSEGUE VER

     

    --

     

    Analise os termos grifados quanto à classificação gramatical "Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede o acesso aos direitos mais elementares." Os vocábulos são, respectivamente, 

     

     

    Não coloquei resposta para não dar spoiler

  • Gabarito 

    c) conjunção, substantivo e adjetivo.

     

  • Para que a resposta correta fosse a letra B a frase tinha que está assim: "Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede  acesso aos direitos mais elementares." Sem o O precedido antes de acesso e ai classificariamos como verbo,porém o artigo define como substantivo pelo processo de substantivação. 

     

  • Nem - conjunção coordenativa aditiva

    Acesso - substantivado (acompanhado por artigo o)

    Elementares - adjetivo

  • acesso poder ser verbo,pode ser substantivo,e pode ser adjetivo dependo do contexto,ele nao e classificado so como verbo,como as pessoas estao comentando

  • O acesso. Temos uma derivação regressiva.

  • A questão é de morfologia e quer que analisemos os termos grifados quanto à classificação gramatical "Nem fotos, nem documentos. Camila não tem certidão de nascimento, o que impede o acesso aos direitos mais elementares.". Vejamos:

     .

    A) artigo, verbo e adjetivo.

    Errado.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

    Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada. Na frase, os adjetivos exercem as funções sintáticas de predicativo e adjunto adnominal.

     .

    B) conjunção, verbo e substantivo.

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

     .

    C) conjunção, substantivo e adjetivo.

    Certo. "Nem" é conjunção coordenativa aditiva. "Acesso" é um substantivo. "Elementares" é um adjetivo.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    D) preposição, substantivo e adjetivo.

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    E) preposição, substantivo e substantivo.

    Errado.

     .

    Gabarito: Letra C