SóProvas


ID
102901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público
Assuntos

Considere a situação hipotética em que o Estado A decide acionar o Estado B, perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), em razão do descumprimento, por parte do segundo, de tratado sobre restituição de obras de arte. Com relação a essa situação, julgue C ou E.

Segundo o Estatuto da CIJ, a matéria em litígio não é de sua competência.

Alternativas
Comentários
  • No Estatuto da CIJ, não há limitação ou restrição material (ratione materiae) quanto à jurisdição da CIJ.

    A CIJ pode julgar casos sobre qualquer assunto, desde que os demais requisitos sobre sua jurisdição (ex: adesão à cláusula facultativa de jurisdição obrigatória foi aceita ou o Estado aceitou a jurisdição para o litígio específico em questão; dentre outros) sejam atendidos.


  • Resposta: ERRADO
    De acordo com o artigo 36, 3, do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, a CIJ é competente em relação a controvérsias jurídicas que envolvam tratados. O item está errado, porquanto o enunciado esclarecia que havia um tratado sobre restituição de obras de arte entre os dois Estados.
  • Errado! A CIJ poderá julgar:
    Todas as questões levadas até ela; Todos os assuntos previstos na Carta da ONU ou em tratados e convenções em vigor.
  • No estatuto da CIJ não há limitação em relação às matérias que a Corte pode julgar. Dessa forma, se o litígio ocorrer entre dois Estados que estão submetidos à jurisdição da CIJ (seja por declaração ad hoc, tratado ou cláusula facultativa de jurisdição obrigatória), a corte poderá julgar o caso.


    A questão está errada.