SóProvas


ID
103039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O Brasil considera prioritários a estabilidade política e o
fortalecimento institucional da integração na América do Sul.
Acerca desse assunto, julgue C ou E.

A polêmica questão da instalação de bases norte-americanas na Colômbia tem sido discutida em reuniões do MERCOSUL, instância regional de escopo não apenas econômico-comercial, mas também estratégico-militar.

Alternativas
Comentários
  • Foi aprovada pela  UNASUL a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa,  para tratar de questões estratégico-militares que digam respeito à segurança na região. Além das bases militares estadunidenses na Colômbia, vinculadas ao combate ao narcotráfico, há também a questão da reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unnidos no Oceano Atlântico.

  • Colômbia não faz parte do MERCOSUL, motivo pelo qual não faria sentido tais discussões, tendo em vista a existência da UNASUL, que é composta pelos 12 países sul-americanos e tem se revelado um instrumento útil para a solução de controvérsias regionais. ALém disso, o MERCOSUL tem caráter predominantemente comercial. 

    A UNASUL, por meio da decisão de Bariloche se manifestou sobre a questão das bases militares na Colômbia.
  • A Cúpula da UNASUL realizada em agosto de 2009 em QUITO foi palco acerca do acordo firmado entre COL e EUA. A Venezuela propôs a expulsão da Colômbia da UNASUL.
  • GABARITO: ERRADO

    O MERCOSUL não abrange o escopo estratégico-militar. A UNASUL é que tem um conselho de Defesa

  • Encontrei um artigo sobre a Unasul que cita este acontecimento:

    "Já em julho de 2009, temos o aumento da tensão entre Colômbia e Venezuela após o anúncio da cooperação militar colombiana com os EUA através do uso privilegiado de sete bases militares para fins de combate a guerrilha e narcotráfico. Deu-se em seguida uma escalada de acusações entre o governo Uribe e Chavéz que leva o último a tirar os embaixadores venezuelanos de Bogotá. Uma vez mais o Conselho Sul-Americano de Defesa entrou em cena como apaziguador das tensões que leva o restabelecimento das relações entre os vizinhos em 2010 já durante o governo do mandatário colombiano Juan Manuel Santos ."

    Fonte: https://redepcecs.com/2018/05/02/a-crise-da-unasul-e-seus-impactos-no-seu-historico-de-promotor-da-paz-regional/

     

  • Cuidado com o comentário do PZS. A Colômbia é Estado Associado do Mercosul.

    https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/paises-do-mercosul/