SóProvas


ID
103060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Com referência à política externa brasileira, julgue C ou E.

A Política Externa Independente foi idealizada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, que enfatizou a autonomia da diplomacia do Brasil ao romper relações com o FMI.

Alternativas
Comentários
  • Não nos esqueçamos de Clementino San Tiago Dantas!!

  • Mas no governo de Juscelino ele rompeu com o FMI, pq o FMI queria uma desaceleração da economia.
  • A PEI foi instituída no Governo Jânio Quadros, contudo é preciso ficar claro que ela se apresentava muito mais como uma intenção, um discurso. A PEI só veio atingir sua maior capacidade de ação e implementação no governo Geisel, na metade da década de 70.
  • Os ensaios para a PEI começaram no segundo mandato de Vargas e no governo de JK.

     

    Seu surgimento de fato ocorreu no governo de Janio (1961) e continuada por Goulart (1961/1964).

     

    No governo de Castelo Branco (1964/67) voltou-se às relações bilaterais (alinhamento automático) com os EUA.

     

    1969/74, no governos de Costa e Silva e Médice ressurge a PEI

     

    No governo de Geisel (1974/79) a PEI atinge seu auge. Pragmatismo responsável.

  • A principal contribuição de JK com a Política Externa Brasileira foi o lançamento da Operação Pan-Americana (OPA) em 1958 em carta enviada ao presidente estadunidense Dwight Eisenhower. Muitos autores consideram a OPA como uma "ante-sala" da PEI. (MELLO e SILVA, 1992)

  • JK de fato rompe relações com o FMI em 1959, retomando-as em 1960, após visita do presidente norte-americano Dwight Eisenhower. O rompimento se deu pelo fato de o fundo internacional ter imposto uma série de medidas de austeridade fiscal à liberação de um empréstimo solicitado por JK, o que inviabilizaria seu Plano de Metas e, em especial, Brasília. Ainda que a OPA tenha tido alguma importância em projetar o Brasil como player importante no continente, não dá pra dizer que JK apresentou uma PEB autônoma como a PEI de Jânio e Jango. Nem mesmo a continuidade da autonomia da PEB durante o período militar se compara ao grau de independência da PEI, nem mesmo no pragmatismo ecumênico e responsável de Geisel. A PEI vai de 61 a 64 e só.

  • Errado.

    A expressão Política Externa Independente (PEI) surge em artigo publicado, na revista Foreign Policy, por Jânio Quadros, que enfatizava o não alinhamento às potências da Guerra Fria, a autonomia da política externa brasileira, a autodeterminação dos povos e o desenvolvimento dos países do sul. Consoante José Humberto Brito Cruz, a PEI teria uma fase voluntarista, sob Arinos, uma fase institucionalizada, sob San Tiago Dantas, e uma face moderada,sob Hermes Lima e Araújo de Castro. No que concerna à política

    externa de Juscelino Kubitschek, Amado Cervo e Clodoaldo Bueno nomeiam-na “rumo à política externa contemporânea”, demarcando-a no fulcro de um alinhamento e de um desenvolvimento associado.

    fonte : 7000 questões do cespe

  • o Presidente Juscelino Kubitschek que também era cirurgião ,ele pegou muito foi dinheiro com FM, para construir Brasília, é o que ele dizia 50 anos em 5.