SóProvas


ID
103093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à questão ambiental internacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo Carl Sagan desde que o homem começou a controlar o fogo que ele provoca alteração continuas e substanciais na atmosfera e nos ecosistemas. No entanto com a Revolução Industrial o potencial destrutivo aumentou .

    As primeiras organizações sociais voltadas para a Problemática Ambiental surgiram em meados do século XIX, a maior parte buscava impor padrões de gestão de recursos naturais de modo a evitar que seu esgotamento trouxesse ruína econômica de comunidades inteiras. Nesta perspectiva foi assinado em 1902, em Paris, uma convenção internacional estabelecendo medidas de proteção aos pássaros úteis a agricultura.

    Em 1933, foi assinada em Londres a Convenção para a conservação da Floresta em seu Estado Natural, documento no qual as potências coloniais se comprometiam a coibir a caça predatória no Continente Africano.


     

  • Realmente, a alternativa C tem uma cruel pegadinha pelo fato da Conf. de Estocolmo (72) não ter contado com a presença maciça de chefes de Estado.
    "A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990". Wikipédia, sobre a ECO 92
    W  Wikipedia   W
  • sobre os itens errados:

    B) Tratado Antártico, assinado em 1959, não tratou, inicialmente, de questões ambientais. O objetivo era apenas a cooperação internacional, com liberdade de exploração científica no continente. A questão ambiental só será tratada em 1991, com a aprovação do Protocolo sobre Proteção Ambiental para o Tratado da Antártica. Além disso, a ONU não teve papel central na mediação do referido acordo. O depositário do tratado atualmente é os EUA.

    C) Como os colegas já destacaram, não houve grande participação de chefes de Estado

    D) Malthus diz o contrário do que está no item: a oferta de alimentos cresce em escala menor que a demanda

    E) Fundo Mundial para o Meio Ambiente: PNUMA, Banco Mundial e PNUD administram conjuntamente o fundo. O PNUMA não perdeu autonomia com a criação do Fundo, nem a supervisão do mesmo é feita apenas pelo Banco Mundial.
  • Na verdade, o que está errado na alternativa C é houve uma proposta de CONTROLE DE NATALIDADE SEVERO, E NÃO apenas um Planejamento Familar.
  • LETRA B: Incorreto. 
    O Tratado Antártico, firmado efetivamente em 1959, não tem cunho ambiental. Seu propósito era deter as pretensões territoriais relativas ao continente ao mesmo tempo que permitia e regulamentava a exploração científica. A organização por trás das negociações do tratado não foi a ONU, mas o Conselho Internacional da União Científica. O Brasil aderiu ao tratado apenas em 1975, e em 1984 inaugurou a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

     

    LETRA C: Incorreto. 
    A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (UNCHE), ou a Conferência de Estocolmo, é um marco internacional para a inclusão da temática ambiental na pauta de interesse mundial, sendo a primeira conferência multilateral sobre o meio ambiente, com a presença de 103 países, mas com pouquíssimos chefes de Estado. Nos anos 1950, a FAO promoveu duas conferências para discutir o uso do solo que indiretamente trataram do meio ambiente, e a UNESCO, em 1968, realizou uma Conferência Internacional de Especialistas em Biosfera, na qual se reconheceu a interdependência entre a sociedade humana e os sistemas naturais da Terra. Contudo, foi em Estocolmo que o debate internacional sobre o meio ambiente contou com a presença maciça dos Estados.

     

    LETRA D: Incorreto. 
    Malthus argumenta justamente o contrário, sendo um dos primeiros, ainda no século XVII, a propor a adoção de uma política de controle de natalidade, pois temia que o crescimento populacional não fosse acompanhado por um aumento da produção de alimentos. O Clube de Roma, criado em 1968 por cientistas, políticos e membros da sociedade civil, assumiu como sua principal bandeira o congelamento do crescimento demográfico e do capital industrial do planeta a fim de preservar o bem estar de todos. Essa tese foi severamente criticada por teóricos de países em desenvolvimento, que viam nela uma retórica ecologista que buscava limitar o crescimento do chamado terceiro mundo.

     

    LETRA E: Incorreto.
    O Fundo Mundial para o Meio Ambiente em nada atrapalhou os trabalhos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ao contrário, junto com o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o PNUMA é um dos três administradores do Fundo, que, formado por mais de 150 países, é um mecanismo financeiro internacional voltado para a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • LETRA A: Correto. 


    Antes da Convenção de Londres, houve diversas outras tentativas de regulamentar a ação humana sobre o meio ambiente, mas a Convenção de 1900 é uma das mais significativas por sua abrangência, assim como a Convenção de 1911 entre onze países sobre a preservação e proteção das focas, considerada por muitos o primeiro caso bem-sucedido de proteção internacional de um animal. Vale ainda ressaltar a dificuldade em estabelecer o início da preocupação ambiental dos homens, visto que, desde os tempos da antiga Babilônia e passando pela Revolução Industrial, percebe-se um interesse pela proteção ambiental, porém a questão normativa só começou a se materializar de forma cada vez mais internacional a partir do final do século XIX e início do século XX.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.