SóProvas


ID
1030969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.

Caso não seja decretada a invalidade do ato administrativo pela administração pública ou pelo Poder Judiciário, o ato inválido produzirá normalmente seus efeitos, como se fosse plenamente válido.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa. Os atos administrativos de acordo com os atributos a presunção de legitimidade e veracidade, são lícitos, válidos, verdadeiros até prova em contrário. Lembrando que essa presunção é relativa uma vez que o ato nascendo com vicio pode ser anulado, revogado e convalidado
  • Uma outra questão ajuda a entender melhor, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Área Administrativa
    Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes Administrativos;  Atos Administrativos
    Assinale a opção correta acerca dos atos administrativos e dos poderes da administração pública.
    b) O ato administrativo ilegal praticado por agente administrativo corrupto produz efeitos normalmente, pois traz em si o atributo da presunção, ainda que relativa, de legitimidade.

    GABARITO: LETRA "B".
  • Perfeição (Ciclo de formação)
    Ato perfeito: é aquele que já completou seu ciclo de formação, só falta agora a produção dos seus efeitos.
     
    Validade (Consonância do ato com a lei)
    Ato valido: é aquele que esta em consonância com a lei, em conformidade com a lei.
     
    Produção dos efeitos
    Ato eficaz: às vezes por mais que o ato siga tudo direitinho não produz os efeitos que dele se espera; às vezes mesmo sendo invalido não produz os efeitos que dele se espera.
     
    O ato pode ser:
    Perfeito - Valido – Eficaz= completou o ciclo de formação; atendeu as exigência legais; e produziu os efeitos que dele se esperava.

    Perfeito – Valido – Ineficaz = completa o ciclo de formação; esta em consonância com a lei; mas não produz os efeitos que dele se espera

    Perfeito – Invalido – Eficaz= completa o ciclo de formação; não esta em consonância com a lei; mas ainda sim produz os efeitos que dele se espera.

    Perfeito – Invalido – Ineficaz= completa o ciclo de formação; não esta em consonância com a e muito menos produz os efeitos que dele se espera.


  • Macete

    Se não mexer, não tem como sanar (resolver) o problema.
  • Mostra-se como ato perfeito, porque perfeição é sinônimo de existência, mesmo um ato ilícito pode ser perfeito, até a sua anulação ele ainda é válido.

  • Os atos administrativos presumir-se-ão verdadeiros até que se prove o contrário. Simples assim! :)

    #foco_força_&_fé

  • Na minha opinião a questão deixou um pouco a desejar quando disse que "... como se fosse.." , deveria ser assim - ... sendo assim plenamente válido." o que vocês acham?

  • Todo golpe é valido , desde que não seja descoberto.

  • CERTO, apenas complementando os colegas. Observem a semelhança com essa outra questão:

    Q327535 (CESPE - 2013 - DEPEN - Agente Penitenciário) Enquanto não for declarada a invalidade do ato administrativo pela administração ou pelo Poder Judiciário, o ato inválido produzirá normalmente seus efeitos. Gabarito: Certo


  • PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE= OS ATOS PRESUMEM-SE LEGÍTIMOS ATE A PROVA EM CONTRÁRIO

    - PRESUNÇÃO RELATIVA

  • TEORIA DA APARÊNCIA

    Até que se prove o contrário. ( ônus da inversão da prova)
  • Os atos devem ser embebidos na legitimidade e veracidade, enquanto não houver "provas" do contrário, ele permanecerá ileso e surtindo seus efeitos.

  • Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: ANCINE

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    Enquanto não for decretada a invalidade do ato pela administração ou pelo Poder Judiciário, o ato inválido produzirá normalmente seus efeitos.

    gabarito : certo

     

  • O ATO ADMINISTRATIVO tem possibilidade de produzir os seus efeitos mesmo que contenha vícios, cabendo ao interessado em afastar a aplicação do ato impugná-los, administrativa ou judicialmente.

  • presunção de legitimidade do ato administrativo.

  • Atributo da presunção relativa de legitimidade.

  • GABARITO: CERTO

    Apesar de se falar que presunção de legitividade da presunção ou de veracidade sejam sinônimos, Di Pietro faz uma distinção entre as duas expressões. Presunção de legitimidade é a presunção de que os atos praticados pela Administração Pública, até prova em contrário, são emitidos em conformidade com a lei. Já presunção de veracidade se diz a respeito dos fatos, em que se presume que os fatos alegados pela Administração são verdadeiros.

  • CERTA 

    A presunção de legitimidade diz respeito a validade do ato em si, ou seja, considera-se que o ato foi praticado de acordo com a lei. Já a presunção de veracidade significa que os fatos alegados pela administração na prática do ato são considerados verdadeiros.

    Questão enuncia um dos atributos dos atos administrativos: a presunção de legitimidade ou veracidade. Portanto, assertiva correta. 

    Fonte: estratégia