SóProvas


ID
1033933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

Na intoxicação anticolinérgica, a temperatura corporal do paciente pode atingir 42 ºC, e ele apresenta bradicardia e diarreia; na síndrome serotoninérgica, a temperatura corporal do paciente varia de 38 ºC a 38,5 ºC, e ele apresenta taquicardia e constipação.

Alternativas
Comentários
  • No caso das INTOXICAÇÕES COM ANTICOLINÉRGICOS, como o bloqueio muscarínico retarda o esvaziamento gástrico e diminui a motilidade gastrintestinal, a absorção e os efeitos clínicos máximos são muitas vezes atrasados. 

  • O erro da questão esta em relação a ação ANTICOLINÉRGICA, ou seja é pensar no que ocorre oposto do parassimpático, já que a ACH é o principal neurotransmissor da transmissão colinérgica, logo causaria taquicardia e constipação.

    A parte sobre a Síndrome serotoninérgica esta correta, segundo Sternbach  os critérios clínicos para a caracterização da ST: mudanças no estado mental(confusão, hipomania, agitação), mioclonia, hiperreflexia, diaforese, diarréia, incoordenação, taquicardia e febre.

  • ERRADO

    Os agentes anticolinérgicos inibem por competição ao se ligarem aos receptores colinérgicos muscarínicos, que se encontram em músculos lisos, glândulas, no corpo ciliar e no sistema nervoso central (SNC). Os agentes anticolinérgicos não antagonizam a ação dos receptores nicotínicos que se encontram na junção neuromuscular. Como o bloqueio muscarínico retarda o esvaziamento gástrico e diminui a motilidade gastrintestinal, a absorção e os efeitos clínicos máximos são muitas vezes atrasados. A síndrome anticolinérgica periférica refere-se à síndrome observada com a ação nos receptores muscarínicos periféricos com taquicardia, pele seca, boca seca, íleo paralítico e retenção urinária.

    FONTE: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/7432/intoxicacao_por_substancias_anticolinergicas.htm