SóProvas


ID
103405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Naval
Assuntos

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

O trabalho a bordo da embarcação tem características diferentes do trabalho realizado no cais. O primeiro é denominado estiva e o segundo, capatazia. A praticagem é uma forma de estiva.

Alternativas
Comentários
  • Correto a primeira parte, estiva é dentro das embarcações e capatazia dentro do porto. A Praticagem é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvido. É realizado em trechos da costa, em baías, portos, estuários de rios, lagos, rios, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios. A principal razão da existência deste serviço é proporcionar maior eficiência e segurança à navegação e garantir a proteção da sociedade e preservação do meio ambiente. Os práticos são os profissionais que executam este trabalho. Possuem grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e manobra de navios, bem como das particularidades locais. Esta função é desenvolvida a bordo dos navios para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do Prático.

  • Praticagem não corresponde nem ao trabalho de estiva ( que é, em palavras faceis, o trabalho de movimentação de carga realizado no interior do navio ou através de equipamentos do mesmo ) nem de capatazia ( que é os trabalho de movimentação de carga realizados no cais (porto) ou através de equipamentos do mesmo ). Praticagem é o descrito no cometário já postado e caracteriza-se, principalmente, pelo serviço de auxílio oferecido aos navegantes, geralmente disponível em áreas que apresentem dificuldades ao tráfego livre e seguro de embarcações, em geral de grande porte.