-
Fortuna do Mar
A expressão "" fortuna do mar "" indica o patrimônio de mar pertencente ao armador. É, portanto, o conjunto de bens representados pelo navio e pelos fretes vencidos ou a vencer, bens estes que ao armador é facultado abandonar em favor dos credores. Cada navio, vale dizer, representa uma determinada fortuna do mar por si só individualizada.
Além desse sentido próprio, a expressão é empregada também em sentido comum, querendo significar os acidentes ocorridos no mar, o caso fortuito, a força maior ou os riscos marítimos.
(SANTOS, Herez. In: Introdução ao Direito Marítimo. Texto extraído de: <http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=44>. Acessado em: 3 de junho de 2014.)
Os conceitos de "fortuna do mar" estão aí. Porém ainda não entendi a falsidade da proposição.
-
Penso eu que esteja errada porque, fortuna do mar inclui também perda de mercadorias, isto não esta explícito na pergunta.
-
ERRADO
A expressão "fortuna do mar" é
utilizada para designar um evento originado de caso fortuito ou força
maior, ocorrido no mar ou por causa dele e não, relacionado à navegação.
-
Acho que o erro ta no fato do conceito está incompleto na questão.
-
Significado de Fortuna
s.f. Acaso, eventualidade: a fortuna é cega.
Destino.
Bens, haveres, riquezas: adquirir fortuna.
Estado, condição.
Êxito, sucesso, felicidade.
Divindade.
Fazer fortuna, enriquecer.
A roda da fortuna, os sucessos da vida.
-
Gab.: Errado
Pelo visto o entendimento do CESPE, sobre essa questao que foi relacionada a seguro maritimo, é que a cobertura de fortuna do mar se dá quando ocorre acidentes relacionados as intempéries naturais (força maior), tais como: tempestades, raio, terremoto, maremoto, cerração, vendaval, correnteza, etc. Desta forma, fortuna do mar corresponderia ao valor da navegação e daquilo que ela carrega.