SóProvas


ID
1036108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assessoria de imprensa que funciona o bom repórter respeita; da assessoria de imprensa que não funciona o bom repórter passa por cima, preferindo buscar a notícia direto na fonte. Isso significa que essa porta deve estar sempre escancarada e que, por ela, os jornalistas devem circular à vontade. Maurício Lara. As sete portas da comunicação pública (com adaptações).

Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.

Dado que uma das dificuldades enfrentadas pela assessoria de imprensa é o controle da informação que pode virar notícia, é papel do assessor selecionar as informações e restringir o acesso dos jornalistas diretamente às fontes.

Alternativas
Comentários
  • O assessor de imprensa, ao contrário do editor de redação de jornal, não deve ser gatekeeper, não filtrar "para fora" o que lhe é conveniente. Ele deve ser um facilitador para os jornalistas, dando-lhes todos os subsídios necessários para a melhor apuração da notícia empresarial.

  • O "pega" da questão está na palavra restringir (sinônimo de limitar/estreitar/excluir). Para o autor do texto citado, Maurício Lara, o papel do assessor deve ser o de sempre facilitar o acesso dos jornalistas às fontes institucionais. Na prática de uma assessoria de imprensa, entendemos restringir não como limitar e sim como dirigir/encaminhar, por isso o "pega". Nas provas do CESPE é essencial ter atenção ao discurso correto, o que o texto afirma, muito mais do que o que se entende do discurso e se aplica na prática.

  • Pelo contrário, o assessor deve facilitar o acesso do repórter às fontes e não restringir.


    Questão errada!