SóProvas


ID
1036225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

Como resultado do Relatório McBride, a UNESCO logrou equilibrar as fluxos internacionais da informação

Alternativas
Comentários
  • O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões. 

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).