SóProvas



Questões de Programa de Informação


ID
50773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Incluem-se no planejamento de ações de relações públicas as seguintes fases: apreciação do comportamento do público; revisão e ajustamento da política administrativa; programa de informações.

Alternativas
Comentários
  • Correto... 

    Não conhecia essas fases!

  • Nem eu. Vou perguntar a um colega RP.

  • https://books.google.com.br/books?id=3BuRTLrz1loC&pg=PA47&lpg=PA47&dq=rela%C3%A7%C3%B5es+p%C3%BAblicas+aprecia%C3%A7%C3%A3o+do+comportamento+do+p%C3%BAblico+revis%C3%A3o+e+ajustamento+da+pol%C3%ADtica+administrativa+programa+de+informa%C3%A7%C3%B5es&source=bl&ots=DWw7DI9rAL&sig=DhIdzyqskIHFrsizo39V5d44keg&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CB4Q6AEwAGoVChMIjfuR7aeUxwIVim4-Ch2HWwXh#v=onepage&q=rela%C3%A7%C3%B5es%20p%C3%BAblicas%20aprecia%C3%A7%C3%A3o%20do%20comportamento%20do%20p%C3%BAblico%20revis%C3%A3o%20e%20ajustamento%20da%20pol%C3%ADtica%20administrativa%20programa%20de%20informa%C3%A7%C3%B5es&f=false

  • CERTO - As relações públicas constituem a função administrativa que avalia as atitudes do público, identifica as políticas e os procedimentos de uma organização com o interesse público e executa um programa de ação e comunicação para obter a compreensão e aceitação do público. Raymonde Simon (do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada - Margarida Kunsch.


ID
63055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    A comunicação descendente tem por finalidade comunicar de cima para baixo, ou seja, da direção até os subordinados. Os meios mais utilizados nesse tipo de comunicação são: manual para empregados, boletins informativos, cartas pessoais dirigidas aos empregados, dentre outros. Quanto ao conteúdo, poderá abordar questões sobre o pessoal, sobre o posto de trabalho ou sobre a organização. Em relação ao pessoal, os temas podem ser: salário e gratificações, oportunidade de ascensão, procedimentos disciplinares, entre outros. Com relação ao posto de trabalho, podem ser questionados: qualidade exigida do trabalho, normas de segurança, desempenho do pessoal ou outros similares. Tratando-se da organização, alguns itens podem ser discutidos, como: história e desenvolvimento da empresa, políticas de comercialização, cultura da empresa, sua posição em relação à concorrência e assim por diante.

ID
95827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

Alternativas

ID
113380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Programas de relações públicas requerem pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, detalhamento da proposta e dos seus objetivos, além de análise custobenefício.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    O erro é sutil, pois a questão incluiu alguns elementos que não são próprios de um programa de RP, como por exemplo os estudos de viabilidade. Em suma, um RP trabalha com assessoramento, logicamente há planejamento em suas ações. Dentro do programa de relações públicas, destacam-se a assessoria e a execução de algumas atividades básicas diretamente ligadas à alta administração da empresa, como por exemplo:
    · Formalização, divulgação e acompanhamento da utilização dos valores empresariais.
    · Definição estratégica do conceito empresarial.
    · Pesquisa junto aos diferentes segmentos do público - com vistas à definição do programa de relações públicas.
    · Assessorar e conscientizar a administração da empresa em assuntos que envolvam relações com os diferentes segmentos de seu público.
    · 
  • Considerando o comando da questão, que acentua a distinção entre os termos, o erro parece estar no uso da palavra programas.

    Programas são um desdobramento do planejamento para melhor executar atividades rotineiras da organização. Viabilidade e análise de custo/benefício são termos que estão associados com mais clareza ao conceito de projeto, que é um conjunto de ações para transformar uma situação específica.
  • São instrumentos de planejamento estratégico relacionados à tomada de decisões:

    *Planos:
    - Mais amplo
    - Estratégias Gerais
    - Definição de objetivos
    - Determinação de metas

    * Programas:
    - Subdivisão do plano ou projeto
    - Agrupa decisões por área de atuação
    - Ordena tempo e atividades
    - Logística de implantação
    - Nível operacional

    * Projetos:
    - Mais detalhado
    - Produção de um bem ou serviço específico
    - Estima vantagens e desvantagens econômicas

    A meu ver, a questão misturou conceitos relacionados a plano e projeto, ao invés de falar sobre programa.

ID
145609
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "D"

    O planejamento é sim uma prática do profissional de RP.

ID
152263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a atuação do profissional de Relações Públicas no contexto das empresas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
215452
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A capacidade das instituições de reagirem a um sinal de crise pode ser determinante para a sua manutenção no mercado. Manter o público informado de forma ágil e plena sobre um episódio crítico pode pôr fim a boatos, além de acalmar os nervos e auxiliar na recuperação da confiança na organização. Assinale a alternativa que apresenta um fator prescindível em um tratamento de crise.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede um fator prescindível para tratamento de crise. Vamos por partes:

    - Primeiro: atentar para o que pede a questão. Cuidado ao ler o enunciado -> numa leitura desatenta pode-se confundir prescindível com IMprescindível, palavras com significados completamente opostos. Prescindível é aquilo que se PODE DISPENSAR.

    - Entendendo corretamente o enunciado vamos à análise das alternativas, eliminando os fatores INDISPENSÁVEIS:

    a) Expor imediatamente a posição da organização. -> Pilar básico da comunicação de crise abordado por diversos autores. Também no manual de comunicação de crise da Petrobras: "Manter a opinião pública informada","Comunicar-se de forma ágil, precisa e transparente." Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar por você.

    b) Demonstrar que há preocupação real com o fato. -> Tal postura é essencial para a gestão do relacionamento com os públicos impactados durante a crise.

    d) Centralizar a difusão de informações em uma única pessoa, para demonstrar controle da situação. -> É uma preocupação que já começa na gestão estratégica de crise, ANTES do seu acontecimento. Deve-se estabelecer previamente quem será o porta-voz para situações de crise e assegurar que esteja preparado e municiado de informações.

    e) Tornar público tudo que for possível, não omitindo informações. -> Postura primordial frente à opinião pública em situação de crise: TRANSPARÊNCIA.

    Resposta da questão:

    c) Determinar prazo final para a conclusão de apurações.  --> Não existe prazo final para a conclusão de apurações, estas só acabam quando a crise é controlada.

    Ainda sobre o assunto -- > Regras de ouro da comunicação de crise:

    - Não minta.
    - Demonstre compaixão.
    - Esteja sempre consciente dos acontecimentos.
    - Assuma sua responsabilidade, peça desculpas.
    - Assegure-se de estar sendo compreendido.
    - Seja identificável como honesto. Credibilidade.
    - Sempre ocupe o terreno midiático.



ID
215500
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os fundamentos e as etapas a serem considerados para um programa de informação e orientação comunitária.

Alternativas
Comentários

  • Vale observar que não se pode conferir tratamento uniforme em um programa de informação e orientação comunitária. Cada comunidade tem a sua respectiva necessidade e características diferenciadas. Desta forma se justifica a escolha pela alternativa A.


ID
270175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lógico que não. Em momentos de crise, a transparência nas informações -- mesmo que a princípio sejam negativas -- devem ser divulgadas com agilidade e clareza.
  • Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente. ERRADA


ID
323311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com a remodelação de técnicas e filosofias para se obter um ambiente de interações diretas e de maior transparência corporativa, há consenso, entre os formuladores de políticas de relações públicas, de que a comunicação corporativa tradicional está condenada ao desaparecimento.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que há "consenso". Há uma certa tendência da comunicação evoluir sempre, mas afirmar que a comunicação corporativa tradicional irá desaparecer é generalizar e, consequentemente, reduzir as diversas opiniões que existem sobre esta área.





  • Parei no "há consenso".


ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
460285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer qual o erro da questão? Eu marquei correto, e meu raciocínio foi o seguinte.

    Todo o profissional de RP é também um profissional de comunicação.

    Comunicação = Gênero  RP= Espécie

    Logo, se o ensino das técnicas de RP é atividade específica de RP, também é específica dos profissionais de comunicação.

    As questões do cespe são do tipo: ache o erro.

    O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de RP? Sim. Todo profissional de RP é um profissional de comunicação? SIM. Logo, o ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação. SIM

    Alguém pensou diferente?
  • O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.
    ERRADO


    O Relações Públicas pode ser entendido como um pensador que está em eterna dualidade entre a comunicação e a administração. 
    (
    https://medium.com/relacoes-publicas-1/7e563e8098d) =)
  • Também errei a questão e, apesar de ainda discordar da resposta, no link citado pelo colega Rodrigo é dito que "(...) Apesar de ser um profissional forrmado pelo campo da comunicação social, ele transita em grande parte do seu trabalho no campo da administração (...)".
  • Sim, o Relações Públicas utiliza técnicas de adm. Mas mesmo assim essa questão deveria ser anulada. A afirmativa implica que além dos profissionais de comunicação, outros podem ensinar as técnicas de relações públicas, o que não é verdade. O termo "Relações Públicas" a que a Lei n.º 5.377/1967 se refere diz respeito, justamente, a profissão regulamentada e exercida pelos profissionais formados exclusivamente na área de comunicação. Apenas os formados nessa área podem exercer tal atividade de ensino. O raciocínio lógico da Luana é o correto. É ilícito, por exemplo, um profissional formado em Administração sem nenhuma formação em comunicação exercer qualquer atividade específica do RP prevista em lei.

ID
564649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas empresas criam, em seu site corporativo, um canal de comunicação exclusivo com a imprensa, disponibilizando conteúdo sobre fatos importantes que possam constituir notícia. Qual tipo de conteúdo NÃO é encontrado nesse canal de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • Comunicados internos são voltados para a comunicação interna, geralmente na intranet da empresa, mas não só nela. Já o tal canal exclusivo é chamado de sala de imprensa, e nele estão apenas os conteúdos minuciosamente estudados para a divulgação externa e uso livre dos veículos midiáticos.


ID
564685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma crítica para uma revista de opinião, um jornalista escreveu que a maioria dos administradores pensa que a batalha entre as marcas baseia-se em qualidade, estilo, atributos e preço. Ele citava uma das consagradas leis do marketing para argumentar que, no entanto, o que determina o sucesso de uma marca é a(o)

Alternativas

ID
564688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma palestra para profissionais de comunicação, um professor de marketing ensina que a imagem de uma marca se refere ao plano de

Alternativas
Comentários
  • imagem= o que as pessoas pensam.

  • RESPOSTA LETRA E: simbolismos e projeção pública.

    A imagem é a percepção que as pessoas tem sobre determinada organização, uma projeção publica sobre a organização.

  • A) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    B) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    C) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    D) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    E) Aspecto relacionado a imagem da marca.


ID
564697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Atuando em diversos países, uma empresa como a Petrobras enfrenta numerosos desafios ao desenvolver programas de comunicação global, com EXCEÇÃO de ter que

Alternativas

ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564727
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O processo de elaboração do planejamento estratégico requer uma visão holística da organização, o que significa que

Alternativas

ID
800941
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.

Alternativas

ID
829132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O efeito perverso dos sistemas de informação é fazer que se acredite que a realidade é bem conhecida. A hipermidiatização funciona como um sistema de autointoxicação no seio dos meios dirigentes. Quando uma crise social explode, a lógica do acontecimento ocupa espaço demais em uma economia da comunicação. Dominique Wolton. Pensar a comunicação. Brasília: Editora UnB, 2004, p. 212 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o conceito de
hipermidiatização mencionado pelo autor, julgue o item que se
segue.

Quando um acontecimento adquire grande valor midiático, a sua cobertura excessiva pela mídia e a consequente superexposição do assunto, em vez de favorecerem, prejudicam o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados.

Alternativas
Comentários
  • Algumas questões da área de comunicação são tão subjetivas que deveriam ser anuladas. Numa leitura rápida achei o item correto (e de fato a banca assim pensa), mas, ao refletir bem, pensei num exemplo prático. Na época do impeachment de Dilma, houve superexposição do assunto em todos os meios, capas de jornais e revistas, coberturas televisivas, debates em rádios e em redes sociais. Aí pensei: como isso poderia " prejudicar o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados"? De fato, uma grande quantidade de informação, de maneira geral, exige um certa filtro de interpretação e pode até ser enfadonho e repetitivo, mas um assunto como o impeachment ou a Copa do Mundo, mesmo com grandes e constantes coberturas, ao meu ver, não chega a prejudicar o esclarecimento do público, pois há inúmeras informações a respeito de determinado fato. Achei a redação do item ambígua e sem objetividade.

  • Devemos lembrar que as questões têm textos associados a elas. Ao analisar a questão individualmente, acredito ser raro quem a enxergue como certa, porém o texto associado nos direciona a um entendimento diferente de nosso impeto primário de pensar que informação demais sobre determinado assunto não prejudicaria o entendimento sobre esse.


ID
852208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a tipos de eventos.

Os fóruns são eventos de grande porte, de natureza comercial, restritos a um público determinado ou então abertos ao público em geral, realizados com o objetivo de proporcionar o contato de fornecedores e fabricantes com os canais de comercialização de seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • "Fórum: tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado."

    Errada


ID
883966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A comunicação organizacional e a comunicação administrativa são elementos do mesmo conjunto, de um todo chamado de comunicação integrada. 


ID
1036207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação às técnicas administrativas aplicadas a relações públicas, julgue os itens seguintes.

As organizações baseadas em informações exigem, em geral, uma estrutura hierárquica do tipo pirâmide para que o fluxo de informação possa circular em sentido descendente.

Alternativas
Comentários
  • Seria Piramide Invertida.

  • Questão errada!
    A comunicação descendente é aquela que é transmitida da chefia para os subalternos, de maneira unilateral. 

    Organizações comprometidas com a comunicação eficaz incentivam a comunicação ascendente (dos subalternos à chefia), circular (entre departamentos de maneira não hierarquizada) e transversal (onde todos se comunicam sem estruturas hierárquicas definidas).


ID
1036225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

Como resultado do Relatório McBride, a UNESCO logrou equilibrar as fluxos internacionais da informação

Alternativas
Comentários
  • O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões. 

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).



ID
1036228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

A comunicação está inserida entre os direitos e garantias fundamentais, em simetria com a liberdade de consciência, expressão e manifestação.

Alternativas
Comentários
  • Direitos e Garantias fundamentais:

     IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
1122547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.


O profissional de relações públicas tem sua atuação centrada no diálogo da organização com a sociedade, portanto, não interfere nos processos internos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O profissional de relações públicas pode não ter a palavra final, mas é fato que pode interferir nos processos internos de gestão.

  • Erro por redução: para o diálogo com a sociedade ser eficaz, o RP, na qualidade de intermediador, tem que interferir e ser interferido pela gestão da organização.

  • É justamente por ter sua atuação centrada no diálogo que o profissional de RP interfere nos processos internos de gestão.


ID
1134691
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Manuel Carlos Chaparro diz, no livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”, que a crise americana de 1929 foi um marco na consolidação do mercado de relações públicas porque:

Alternativas
Comentários
  • "A crise de 1929, com todas as consequências projetadas no decênio seguinte, representou, na história do próprio Jornalismo, uma era de inovação, exatamente porque a sociedade norte-americana, já com um nível avançado de organização democrática, exigia ser informada, não apaenas para saber, mas também para compreender o que estava acontecendo." (CHAPARRO apud DUARTE, 2011, grifos do autor)


ID
1255666
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o texto a seguir

“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

É correto afirmar que o texto é um(a) .

Alternativas
Comentários
  • Correta C

    http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/memoria/0095.htm

  • letra c

    Comunicação Organizacional

    Breve Histórico

    - No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial nos Estados Unidos

    - Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia

    - O objetivo era concentrar esforços para recuperar a credibilida de do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações

    - Rockfeller buscava lucro a qualquer preço - modelo praticamente inaceitável décadas mais tarde, e isso era uma ameaça à sua reputação

    - A idéia de Ivy Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas

    - Mas como seria possível convencer a imprensa sobrea novidade? Ivy Lee adotou certos princípios básicos para a comunicação empresarial (organizacional), sintetizados numa carta:

    “Este não é um serviço de Assessoria secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um gerenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o use. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados oportunamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à Assessoria e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público”

    fonte: http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_bacenii_aula_-_comunicacao_org_e_relacionamento_das_org_final_roberto_rondon_170713.pdf


ID
1297405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das etapas mais importantes na elaboração de um plano de relações públicas é o diagnóstico. É nessa etapa que se obtém uma radiografia do ambiente organizacional, nas suas perspectivas micro e macro, de modo a se ter uma visão mais ampla dos fatores que condicionam a comunicação da empresa. Em um estudo diagnóstico sobre a política de comunicação de uma empresa, recomenda- se uma análise PEST quando o objetivo for

Alternativas
Comentários
  • Para quem quiser saber mais sobre a análise PEST

    http://www.marketingteacher.com/analise-pest/

  • Gab. B


    É importante ressaltar que a Análise Pest trabalha com os fatores externos, apenas. Imagine que você esteja elaborando o planejamento estratégico de sua empresa. Basicamente, os passos para a elaboração do plano incluem:

    Definir a Missão, Visão e Valores da empresa Definir os Objetivos Estratégicos Definir os Objetivos Táticos (Metas) Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação) Elaborar um Orçamento Empresarial

    Você vai concordar comigo que para definir cada um dos pontos, se você estiver munido de análises sobre fatores ambientais externos e internos a empresa estará, com toda certeza, em uma posição melhor para planejar uma estratégia mais efetiva – que atinja os objetivos estratégicos, táticos e operacionais – e que minimize erros. A Análise Pest proporciona a visão externa

    https://www.treasy.com.br/blog/analise-pest/


ID
1487083
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica atividade vinculada às atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicação Social; com estrutura lógico-formal que contempla as características do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo está inserido e as particularidades da teia midiática para que se construa um fluxo permanente de informação quer atenda a objetivos previamente estabelecidos.

Alternativas

ID
1609570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


A comunicação por meio das relações públicas é gerida com mais ênfase nas tarefas que nos processos desejados pela alta direção das organizações.


Alternativas

ID
1609573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


O setor de relações públicas está intrinsecamente ligado ao planejamento e à gestão estratégica da comunicação organizacional, bem como às ações do corpo diretivo da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    "A questão da função estratégica de Relações Públicas está intrinsecamente ligada ao planejamento e à gestão estratégica da Comunicação Organizacional. O setor deve atuar em conjunto com outras áreas da Comunicação, numa capitalização sinérgica dos objetivos e esforços globais da organização. Trata-se de participar da gestão estratégica da organização, assessorando a direção na viabilização de sua missão e de seus valores."

     

    Livro: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Margarida Maria Krohling Kunsch. 2. ed. São Paulo: Summus, 2002. p.104-105


ID
1609591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público, as relações públicas promovem a comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o poder público.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi agora que o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público. Quer dizer que se um um político promove ações de persuasão ou mesmo de pressão junto ao empresariado com fins eminentemente particulares, então isso já não é mais lobby? Concordo com quase toda a afirmativa, mas restringir lobby a ações junto aos poderes públicos pra mim torna o item errado (apenas minha humilde opinião).

  • De acordo com o Dicionário de Comunicação, Lobby pode ser definido como:

    [...] exercício de influência, pressão e persuasão para obter atitude favorável em relação a um indivíduo ou instituição, de modo a efetivar um voto legislativo ou uma posição administrativa (sic). Podem ser consideradas atividades de Lobby os meios utilizados para influenciar políticos ou funcionários governamentais de forma direta (contatos pessoais, correspondências, etc) ou indireta (através dos meios de comunicação ou de fatos capazes de sensibilizar a opinião pública), atingindo deste modo os representantes da comunidade (RABAÇA; BARBOSA, 1987, p. 371). 

  • Essa questão é, no mínimo, polêmica.

    Segundo o padrão de resposta do próprio Cespe, em uma questão dissertativa sobre o que é lobby, consta que o lobby pode ser dirigido à agentes públicos e particulares, como notórios e jornalistas.  Vejamos:

     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão. A origem do termo e do conceito em si remonta à atuação dos promotores de interesses que se postavam na antessala da Câmara dos Comuns, na Inglaterra, ou em algum hall de hotel, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o lobby não é regulamentado.

    (...)

    Assim, no Brasil, se, por um lado, o lobby pode ser sinônimo de tráfico de influência, por outro lado, pode denominar a atuação de grupos de pressão em favor dos direitos humanos, como a que resultou na Lei Maria da Penha, associada, por sua vez, a outras m edidas, como as delegacias da mulher.

    (...)

    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão, geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em especial, publicações para jornalistas.

     

    Dessa forma, segundo o entendimento do próprio Cespe, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO.

     

    Fonte

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_004A01E0927_PadraoRespostaQ1C4.pdf
     


ID
1609594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente, estabelecendo um diálogo claro e constante com seus públicos de interesse como forma de agregar valor ao seu produto ou serviço têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade. Por essa razão, essas instituições devem investir mais em campanhas publicitárias e marketing que em assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: se as instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade, então essas instituições naturalmente devem investir mais em assessoria de imprensa do que em campanhas publicitárias e marketing. Isso porque, as possiblidades acima enumeradas requerem ações de credibilidade assegurada e longo prazo - e uma matéria publicada na imprensa é mais eficaz para isso do que uma peça de propaganda.


ID
1609597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As atividades de relações públicas são fundamentais para o exercício do princípio básico do regime político democrático, pautado na participação popular.

Alternativas
Comentários
  • De fato, relações públicas é um canal para ouvir a sociedade - e fazê-la ouvir também.


ID
1625395
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos estudos organizacionais e considerando as teorias da comunicação, a ênfase nos temas “mensagens da organização”, “estratégias de persuasão empregadas nas mensagens” e “propósitos pretendidos para a comunicação” referem-se à

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva retórica: centrada no processo persuasivo.

  •  

    Perspectiva Retórica: Mensagens da organização, estratégias de persuasão empregadas nestas mensagens, propósitos pretendidos para a comunicação.

     

    Perspectiva de Transmissão: Redes de comunicação, canal, codificação e decodificação, direção dos fluxos de comunicação.

     

    Perspectiva Psicológica: Comunicação interpessoal, filtros conceituais individuais como atitudes, crenças e valores.

     

    Perspectiva Interacionista: Foco na sociedade, eu e mente; desenvolvimento em grupo do eu, papéis.

     

    Perspectiva Transacional: Padrão (sistema) de trocas entre duas pessoas, relacionamentos diádicos.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/resr/v52n3/a05v52n3.pdf


ID
1648507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função desenvolvida pelo profissional de comunicação


assessorar a imprensa e relacionar-se com a mídia.

Alternativas
Comentários
  • O autor Fábio França diz que é essa divisão... Interno, Externo e Misto.


ID
1648510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função desenvolvida pelo profissional de comunicação


organizar eventos para públicos específicos, conforme os objetivos estratégicos do plano de comunicação.

Alternativas

ID
1648570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do atendimento, da relação da organização com o consumidor e da comunicação direta, julgue o item subsequente.

As instalações de uma organização — espaço físico, ambientação, sinalização — são um componente importante do atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Questão óbvia: receber bem o público na própria empresa é fundamental.


ID
1648594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


Estabelecer políticas, programas e normas institucionais que valorizem os públicos de uma organização são funções do profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Ainda bem que o comentário de Sueli não se estendeu... mas vamos lá.

    O item proposto está ERRADO, pois não cabe às relações públicas estabelecer políticas, programas ou normas institucionais, mas sim o diálogo entre as diferentes áreas, numa relação de interdependência, de modo que a promoção de relacionamentos e mediação de conflitos seja efetivada através de estratégias e programas de comunicação adequados à realidade do ambiente organizacional/ social. 

  • Erro por extrapolação: RP não é deus! O comportamento de uma instituição (um grupo normalmente muito grande de pessoas engajadas em uma determinada missão, guiada por determinados valores e seguindo uma visão estabelecida) depende de muita gente.

  • Complementando a Olívia : acredito que sejam atribuições da equipe de RH 

  • Discodo do gabarito! 

    Um profissional de RRPP pode sim estabelecer política de comunicação! Assim como programas de visitação técnicas às empresas, por exemplo; E por quê não construir normas de procedimentos e uso das redes sociais na empresa? 

    A partir disso, discordo do RP e tampouco o considero com "um Deus" por realizar essas tarefas. 

  • RP não estabelece normas institucionais.


ID
1648597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas consistem em um modo especial de administrar e valorizar o ser humano.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: relações humanas é o que acontece correntemente todos os dias entre as pessoas; esse modo especial de administrar e valorizar o ser humano é só um tipo de relação humana.


ID
1648603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas fundamentam-se em princípios administrativos que contradizem a ciência do comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: relações humanas se apoiam na ciência do comportamento

  • Excelente explicação, pia.

  • Eu não consigo ver o crime de estelionato, uma vez que se trata de crime patrimonial que exige prejuízo alheio. A questão não relata qualquer prejuízo em decorrência da abertura da conta, por óbvio se pode fazer uma inferência de quem abre conta com documento falso objetiva cometer estelionato, mas não se pode responder questão por presunção. Peço aos colegas auxílio para entender onde está o estelionato, ao menos qual foi o prejuízo e quem foi o prejudicado.

  • Eu não consigo ver o crime de estelionato, uma vez que se trata de crime patrimonial que exige prejuízo alheio. A questão não relata qualquer prejuízo em decorrência da abertura da conta, por óbvio se pode fazer uma inferência de quem abre conta com documento falso objetiva cometer estelionato, mas não se pode responder questão por presunção. Peço aos colegas auxílio para entender onde está o estelionato, ao menos qual foi o prejuízo e quem foi o prejudicado.


ID
1648636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Para melhorar as trocas de informações, o desempenho de atividades e a captação de conhecimentos individuais entre os seus funcionários, a organização deve focar no desenvolvimento das habilidades e responsabilidades das equipes de trabalho sem envolver aspectos de nível emocional.

Alternativas
Comentários
  • Embora desenvolvam as mais diversas atividades, sejam elas industriais, de vendas ou serviços, por exemplo, as organizações são, obviamente, constituídas por pessoas. Daí a necessidade de desenvolver o seu corpo funcional/colaborativo também quanto ao aspecto emocional. 

  • erro por redução: aspectos emocionais funcionam como pré-disposições para um bom ou mal trabalho

  • Não há regra única, de forma que não se pode afirmar categoricamente que não se devem envolver aspectos de nível emocional.


ID
1648639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

Alternativas

ID
1648642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

A comunicação interna incentiva o diálogo e a troca de informações entre níveis hierárquicos distintos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1648645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

Alternativas
Comentários
  • Vide Kunsch

  • Gláucio Saraiva: "De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)"

  • Vide Gaudêncio Torquato.


ID
1648654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue o item subsequente.

O modelo de interação comunicacional denominada dialógica gera dificuldades para a negociação e para o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: o modelo de interação comunicacional denominada dialógica na verdade facilita a negociação e o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.


  • dialógica -> em que há diálogo

  • O modelo que foi baseado na teoria de ação comunicativa e com o modelo de comunicação simétrica de mão dupla de James Grunig, é sustentado em duas bases: a empírica (dados obtidos a partir da pesquisa) e teórica (estrutura-se a partir das teorias e dos paradigmas do campo da comunicação). Pretende-se através dela a reflexão sobre o espaço comum estabelecido no modelo e enfatiza os processos dialógicos e relacionais que caracterizam a comunicação e a interação entre os atores sociais e as organizações.

    Fonte: Modelo de Interação Comunicacional dialogica


ID
1823404
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar à população uma informação que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo deve ser entendida como Comunicação

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação de Interesse Público é um recurso que visa promover benefícios concretos à sociedade ou a partes dela, surgindo da necessidade da manifestação do exercício de cidadania através das ferramentas de comunicação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_de_Interesse_P%C3%BAblico

    Boa sorte e bons estudos!

     

  • Fiquei na dúvida se Comunicação de Interesse Público poderia ser sinônimo de Comunicação Pública. Aparentemente ainda não há claro consenso quanto à definição do segundo termo. Vejam:

     

    A expressão “Comunicação Pública” vem sendo usada com múltiplos significados, freqüentemente conflitantes, dependendo do país, do autor e do contexto em que é utilizada. Tamanha diversidade demonstra que a expressão ainda não é um conceito claro, nem mesmo uma área de atuação profissional delimitada. Pelo menos por enquanto, Comunicação Pública é uma área que abarca uma grande variedade de saberes e atividades e pode-se dizer que é um conceito em processo de construção.

     

    Fonte: http://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2016/07/Historia-da-Comunicação-Pública.pdf


ID
1855897
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Mendes - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

Afirmativa I - A barreira para utilização de equipes é a resistência das pessoas. O sucesso do funcionário não é mais definido em termos de seu desempenho individual. Há necessidade para ser membro de uma equipe, de ser capaz de estabelecer uma comunicação honesta e aberta, confrontar diferenças e resolver conflitos e sublimar suas metas e objetivos pessoais para o bem comum.

Assim,

Afirmativa II - O desafio enfrentado pelo executivo na formação de equipes efetivas é menor quando a implantação dessas equipes ocorre em culturas nas quais os colaboradores possuem fortes valores coletivistas. Pode-se também, alcançar melhor performance, através de seleção de pessoas com maiores habilidades de trabalhar em e quipe, pelo treinamento e pelas recompensas oferecidas.

É correto afirmar que:

Alternativas

ID
1869058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.

Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.

    fonte: estratégia concursos


ID
1869118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue o seguinte item.

O inter-relacionamento entre áreas de recursos humanos e relações públicas em uma organização potencializa a comunicação interna desta e fortalece seu planejamento estratégico.

Alternativas

ID
1869121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue o seguinte item.

A principal função do profissional de relações públicas na área de recursos humanos consiste em preparar informativos, boletins e outros tipos de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A função do profissional de RP é bem mais complexa e estratégica do que a mera produção técnica de instrumentos comunicacionais. Aliado ao RH, seu principal papel é a gestão integrada das políticas de comunicação interna da organização.


ID
1938682
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a Comunicação Administrativa é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comunicação administrativa

    Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.

    Administrar uma organização consistem em planejar, coordenar, dirigir e controlar seus recursos, de maneira que se obtenham alta produtividade, baixo curso e maior lucro ou resultado, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupões um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos. E o que se organiza de fato é o fluxo de informações que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se dentro da concepção de sistema aberto.

    Tudo o que a desenvolvemos com base na teoria de sistemas nos leva a privilegiar a comunicação como algo fundamental no processo das entradas (inputs), transformações (thoughputs) e saídas (outputs). O fazer organizacional, no seu conjunto, transforma os recursos em produtos, serviços ou resultados. E para isso é fundamental e imprescindível valer-se da comunicação, que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes, por meio de um contínuo processamento de informações. É a comunicação administrativa que faz convergir todas essas instâncias.

    Ela pode ser definida como o "intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, tendo em vista sua maior eficiência e o melhor atendimento ao público" (Andrade, 1996, p.34). Segundo Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: "Um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)" (1980, p.6)

    Podemos complementar essa definição de comunicação administrativa com a análise feita por Lee O. Thayer. Para este autor, é "o sistema de comunicação que serve (ou poderia servir) àqueles que preenchem as funções administrativas da organização" (1976, p.121). Dizendo isso, ele passa a se referir aos processos comunicativos relacionados às funções administrativas da organização. Entende a comunicação administrativa como "aquele que altera, explora, cria ou mantém relações situacionais entre funções-tarefas, pelas quais é responsável, ou entre sua subseção e qualquer outra da organização global" (1976, p. 122).

    Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, 2003


ID
2157898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


No contexto da sociedade contemporânea, o grande desafio dos profissionais da área de relações públicas é empregar suas técnicas para gerenciar a comunicação entre as organizações e o público.

Alternativas

ID
2157901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


Pesquisa de opinião, assessoria de comunicação, gestão de crises e relacionamento com a mídia são algumas das técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas.

Alternativas

ID
2213188
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentre as afirmativas abaixo, quais as que dizem respeito ao papel das Relações Públicas no âmbito das Forças Armadas?

I- Informar aos diferentes públicos as atividades e realizações militares, a fim de obter maior confiança e compreensão por parte da coletividade.

II- Mostrar ao público que estão cumprindo, leal e eficientemente, as tarefas a elas pertinentes, agindo no interesse nacional.

III- Envidar esforços para que o jovem recruta, ao retornar à vida civil, leve uma imagem favorável dos dias de caserna, de tal modo a transformá-lo num elemento de Relações Públicas das Forças Armadas.

IV- Para evitar situações embaraçosas, pois nem sempre podem prestar as informações solicitadas, devem sonegar as informações, invocando "razões de Estado", "segurança nacional" ou "serviço secreto".

V- Reconhecer a essencialidade da opinião pública e delegar a outros setores da Força a motivação do público interno, já que não é um fator importante para a valorização da imagem externa da instituição.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmativas I,II, III e IV são verdadeiras.

  • Sonegar informações está certo?!


ID
2284678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que tange aos conceitos e aplicações das relações públicas nas organizações, julgue o item subsequente.

Na busca das metas traçadas pela organização, programa é o instrumento de planejamento das relações públicas com vistas à melhor alocação de recursos no tempo e no espaço.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Margarida Kunsch, programas de Relações Públicas podem fazer parte de um plano ou de um projeto mais abrangente, bem como ser realizados a partir de uma decisão, uma necessidade detectada e/ou de um problema surgido no âmbito da organização e de seu ambiente. Os programas são, portanto, bastante pontuais e atendem às demandas das organizações nos relacionamentos com o seu universo de públicos, a opinião pública e a sociedade.  

    O que me parece ser uma definição bem diferente da exposta pela banca. 

  • Segundo Margarida Kunsch, "O programa, como instrumento do planejamento, está diretamente relacionado com a logística de implantação das ações ou atividades planejadas. Ordena no tempo e no espaço as atividades planejadas."

    Planejamento na Comunicação Integrada (2003) 

    CERTO


ID
2338798
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considere, abaixo, os conceitos da coluna "a" com as respectivas definições na coluna "b".

"a" − conceito

1. Amostra probabilística

2. Pesquisa de mercado

3. Amostra bola de neve

4. Pesquisa etnográfica

5. Universo


"b" − definição

I. Conjunto de todas as unidades do qual uma amostra é obtida

II. Obtida pelo sorteio no qual todos os possíveis respondentes têm igual chance de serem relacionados para observação

III. Estudo sistemático de comportamento de compra ou venda

IV. Os indivíduos entrevistados recebem solicitação para que indiquem outros para entrevistas posteriores.

V. Objetiva entender as funções dos indivíduos em seu ambiente natural

Está correta a seguinte associação entre as colunas "a" e "b":

Alternativas
Comentários
  • Letra E


ID
2372248
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas das ferramentas utilizadas em relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Imagino que o erro da letra D seja a organização de material informativo. Não encontrei nada específico, mas acho que esse trabalho cabe mais à assessoria de imprensa do que ao setor de Relações Públicas.

  • Essa questão está estranha. "Apoio financeiro a projetos culturais" fica parecendo que o RP vai sacar do bolso o dinheiro para isso;  "relatórios periódicos":é bem vago, 'publicação de artigos e notícias em publicações internas e (ou) externa" é uma atribuição mais relacionada à Assessoria de Imprensa e a Jornalistas. Mas, enfim, o gabarito é E.  


ID
2372278
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto a comunicação e Estado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O destacado relações públicas e professor Cândido Theobaldo afirma:

    "Se existe um regime político que necessite de Relações Públicas é precisamente o democrático."

    (ANDRADE, 1979: 21)

  • Qual o erro da letra B?

  • Mariana, o erro é a palavra "cliente". Essa percepção de clientela é do mercado, não das instituições públicas atualmente. Esse conceito já vigorou, porém, hoje não vigora mais,


ID
2378683
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul participaram de um evento sobre a gestão de processos. Houve uma introdução sobre o tema e, a seguir, os participantes foram divididos em equipes e cada equipe recebeu um problema a ser resolvido e equacionado segundo os princípios da gestão de processos. Encerrado o tempo definido para a discussão, cada equipe apresentou suas conclusões. Finalmente, houve uma análise de como cada equipe atuou na solução da questão apresentada, exaltando-se os pontos positivos e melhorando os pontos que foram apontados como negativos.

Esse tipo de evento é chamado de

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

       […] define  Workshop como uma reunião de pessoas que possuem objetivos semelhantes, na maioria das vezes referentes a um assunto específico. O importante nesses encontros é a troca de experiências e realidades entre as pessoas (Araujo,Luis-2006,pág.100)

  • "Workshop: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente. Objetiva-se detalhar, aprofundar um determinado assunto de maneira mais prática. Normalmente possui um moderador e um ou dois expositores. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: exposição, discussão em grupos ou equipe e conclusão."


ID
2378746
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quando ocorrer a posse do Presidente da República, findo o mandato normal de seu antecessor, alguns ritos deverão ser observados, de acordo com a legislação vigente. Entre esses ritos, inclui-se:

Alternativas
Comentários
  • A letra B também está correta.

    LEI 70274

    Da Posse do Presidente da República 
    Art . 38. Compete ao Congresso Nacional organizar e executar a cerimônia do compromisso constitucional. O Chefe do Cerimonial receberá do Presidente do Congresso esclarecimentos sobre a cerimônia bem como sobre a participação na mesma das Missões Especiais e do Corpo Diplomático.

    Art . 40. O Presidente da República será recebido, à porta principal do Palácio do Planalto, pelo Presidente cujo, mandato findou. Estarão presentes os integrantes do antigo Ministério, bem como os Chefes do Gabinete Militar, Civil, Serviço Nacional de Informações e Estado-Maior das Forças Armadas. Estarão, igualmente, presentes os componentes do futuro Ministério, bem como os novos Chefes do Serviço
    Nacional de informações e do Estado-Maior das Forças Armadas.

    Art . 44. Os decretos de nomeação dos novos Ministros de Estado, do Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, do Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, do Chefe do Serviço Nacional de Informações e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas serão assinados no Salão de Despachos.
    § 1º O primeiro decreto a ser assinado será o de nomeação do Ministro de Estado da Justiça, a quem caberá referendar os decretos de nomeação dos demais Ministros de Estado, do Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, do Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, do Chefe do Serviço Nacional de Informações e do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas.

    Art . 45. No mesmo dia, o Presidente da República receberá, em audiência solene, as Missões Especiais estrangeiras que houverem sido designadas para sua posse.

    Art . 48. O Presidente da República enviará Cartas de Chancelaria aos Chefes de Estado dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, comunicando-lhes sua posse.
    ...
    § 2º O Ministério da Justiça comunicará a posse do Presidente da República aos Governadores dos Estados da União, do Distrito Federal e dos Territórios e o das Relações Exteriores às Missões diplomáticas e Repartições consulares de carreira brasileiras no exterior, bem como às Missões brasileiras junto a Organismos Internacionais.

     

  • Parágrafo 1º - O primeiro decreto a ser assinado será o de nomeação do Ministro de Estado da Justiça, a quem caberá referendar os decretos de nomeação dos demais Ministros de Estado, do Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, do Chefe do Gabinete Civil do Presidente da república, do Chefe do Serviço Nacional de Informações e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas

  • Parágrafo 1º - O primeiro decreto a ser assinado será o de nomeação do Ministro de Estado da Justiça, a quem caberá referendar os decretos de nomeação dos demais Ministros de Estado, do Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, do Chefe do Gabinete Civil do Presidente da república, do Chefe do Serviço Nacional de Informações e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas


ID
2399422
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

São etapas fundamentais para formulação do plano estratégico de comunicação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kunsch

    1- Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização

    a) Identificação da missão, da visão e dos valores

    b) Definição do negócio

    c) Análise do ambiente externo, setorial e interno

    d) Diagnóstico  estratégico da comunicação organizacional

    2 - Planejamento estraégico da comunicação organizacional

    a) Definição da missão, da visão e dos valores da comunicação

    b) Estabelecimento de filosofias e políticas

    c) Determinação de objetivos e metas

    d) Esboço das estratégias gerais

    e) Relacionamento dos projetos e programas específicos

    f) Montagem do orçamento geral

    3- Gestão estratégica da comunicação organizacional

    a) Divulgação do plano

    b) Implementação 

    c) Controle das ações 

    d) Avaliação dos resultados

     


ID
2413429
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo:
I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos.
II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos.
III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano.
IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários.
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

Alternativas

ID
2413435
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Todas as alternativas apresentam os objetivos da área de Relações Públicas Internas,EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C

    Realizar pesquisas sistemáticas de clima organizacional, com a finalidade de satisfazer a expectativa, anseios e necessidades da comunidade interna.


ID
2413438
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que o planejamento é um processo que, para tomada de decisões, tem que ser consubstanciado em documentos, ou seja, em planos, programas e projetos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2413441
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

Alternativas

ID
2413453
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma auditora de comunicação resume-se à coleta de informações para avaliar a comunicação com os seus diversos públicos de interesse.
Aconselha-se que na fase de pré-auditoria se expliquem os seguintes assuntos na organização, EXCETO:

Alternativas

ID
2413462
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A postura estratégica da comunicação interna requer integração ao processo de decisão da empresa devendo cumprir algumas premissas, EXCETO:

Alternativas

ID
2434795
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Relações Públicas, como se denomina o instrumento que deve levar em conta as ações a serem executadas, os objetivos, os procedimentos mercadológicos, a alocação dos recursos necessários (humanos, materiais e financeiros) e as condições institucionais para a sua real implantação?

Alternativas

ID
2438182
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Entendida habitualmente como programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representa ções simbólicas”. Essa é uma definição de Teixeira Coelho para

Alternativas
Comentários
  • Constituindo [...] uma ciência da organização das estruturas culturais, a política cultural é entendida habitualmente como programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas. Sob este entendimento imediato, a política cultural apresentase assim como o conjunto de iniciativas, tomadas por esses agentes, visando promover a produção, a distribuição e o uso da cultura, a preservação e divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável. (COELHO, 1997, p. 293) 


ID
2795578
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Contemporaneamente, os estudos de imagem e de reputação precisam contemplar as redes sociais digitais, nas quais os influenciadores

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
2821765
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O house-organ é considerado “o veículo da casa”, aquela publicação que empresas e instituições usam como canal de comunicação com seus colaboradores. É fundamental que esse veículo tenha em seu conteúdo

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.


    BONS ESTUDOS!


ID
2823877
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As pesquisas mostraram que a escolha de um canal de comunicação pode afetar muito o nível de clareza ou ambiguidade da mensagem que está sendo transmitida. O canal oral (conversas pelo telefone ou reuniões pessoais, por exemplo) é preferível ao canal por escrito, como anotações e memorandos, quando as mensagens forem ambíguas (e exigirem bastante assistência para serem interpretadas), ao passo que o canal por escrito é preferível quando a mensagem é clara.

FURNHAM, Adrian. Linguagem corporal no trabalho. São Paulo: Nobel, 2001, com adaptações.


Com base no texto apresentado, quanto aos processos comunicativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, pessoal.


ID
2892976
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação, por meio de eventos e relações interpessoais e interinstitucionais, como recurso estratégico com os diferentes públicos, para gerar um conceito favorável quanto à organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, as respectivas atividades e os respectivos produtos.


Essas informações representam, dentro de uma organização, o setor de

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Segundo o Sindicato dos profissionais de Relações Públicas (SINPRORP) a atividade de Relações Públicas é definida como sendo:

    Uma atividade-fim capaz de planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público de interesse credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos

  • letra d

    De forma simples, a (Sociedade Americana de Relações Públicas) definiu as Relações Públicas como um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.

    Segundo Machline et al. (2003), entende-se como Marketing a função empresarial estratégica, o qual tem como visão o mercado, que cria, continuamente, valor para os clientes, a fim de obter vantagem competitiva e duradoura para a empresa.

    A Assessoria tem sua atuação ligada à imagem da empresa e sua exposição junto aos meios de comunicação.

    Marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através da entrega de conteúdo valioso e altamente relevante para sua .

  • O suprassumo da comunicação: RP <3


ID
2918902
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para Lesly (1995), o planejamento requer avalições periódicas da programação. Importa o modo como elas foram feitas e relacionadas em sua aplicação para criar mudanças nesses padrões.

Sobre importância do planejamento, analise as seguintes afirmativas:


I. Os públicos a serem atingidos devem ser cuidadosamente definidos.

II. As fontes que influenciam um público podem variar muito e o planejamento deve levar isso em consideração.

III. O plano deve centrar na ação da organização, independentemente da linha de atuação dos concorrentes.

IV. Planos devem levar em consideração a parte política de cada situação que envolve a organização, pois, seguramente, essas dinâmicas afetarão as escolhas da gestão.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
2918905
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para Kunsch (2001), “O planejamento de relações públicas no composto da comunicação das organizações na sociedade globalizada assume novas formas e características.”


Podem ser consideradas importantes atividades de planejamento, EXCETO:

Alternativas

ID
2918908
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre os conceitos da Resolução Normativa nº 46 do Conferp, que define as funções e atividades privativas dos profissionais de Relações Públicas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:


(1) Com o objetivo de atingir de forma planificada os objetivos globais e os macro-objetivos para a organização.

(2) Com o objetivo de utilizar instrumentos para atingir públicos segmentados por interesses comuns.

(3) Com o objetivo de garantir a unidade no processo de comunicação com a concorrência dos variados setores de uma organização.


( ) Comunicação Dirigida

( ) Comunicação Integrada

( ) Comunicação Estratégica


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2918911
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“A comunicação interna deve viabilizar uma interação efetiva entre organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica” (KUNSCH, 1997, p. 128).


De acordo com a autora, em relação à comunicação interna, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2918917
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A aplicação de pesquisas na atividade em comunicação tem grande importância para definições estratégicas nas organizações. Sobre pesquisas específicas em relações públicas, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
2918926
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para avaliar uma pesquisa em relações públicas, é preciso distanciamento para compreender os sinais que o público dá às organizações. Conhecer o potencial desse cenário é fundamental para o plano de relações públicas. Dentre as alternativas abaixo, que tratam da avalição das pesquisas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2918944
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“No passado, os programas de relações públicas empresariais concentravam tempo e dinheiro para atingir públicos que se julgava fossem os de maior importância para empresa − acionistas, empregados e suas famílias, clientes, órgão e pessoas chave do governo, a comunidade financeira e outros líderes de opinião” (CARLSON, 1995).


De acordo com esta perspectiva, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2918947
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lesly (2001) aponta alguns modelos para se trabalhar com a mídia.


Sobre eles, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2918956
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As atividades específicas de Relações Públicas: a informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação; a coordenação e planejamento de pesquisas da opinião pública, para fins institucionais; o planejamento e a supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais foram estabelecidas CORRETAMENTE por:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967.

    Disciplina a Profissão de Relações Públicas e dá outras providências.


ID
2989006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.


As funções de planejamento e gestão do profissional de relações públicas nas organizações classificam-se em administrativa, estratégica, mediadora e política.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    [...] as funções essenciais de relações públicas aqui tratadas – a administrativa, a estratégica, a mediadora e a política – não são instâncias separadas uma da outra. Kunsch (2003)

  • Konrad Hesse - Concepção Concretista ou Normativa.


ID
2989009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.


As funções específicas do profissional de relações públicas incluem a editoração e a criação de campanhas e anúncios, além da produção de programas radiofônicos e televisivos.

Alternativas
Comentários
  • CONRERP 4° REGIÃO

    RESOLUÇÃO NORMATIVA N° 43, DE 24 DE AGOSTO DE 2002

    Define as funções e atividades privativas

    dos Profissionais de Relações Públicas

    Art. 3º – Ficam definidas as seguintes funções como privativas da atividade profissional de Relações Públicas:

    I – Nos termos das alíneas a” do art. 2º da Lei 5.377 e “c” do art. 4º do Regulamento:

    1) elaborar, coordenar, implantar, supervisionar e avaliar:

    PESQUISEM A RESOLUÇÃO

  • Errada

    A editoração e a criação de campanhas e anúncios, e a produção de programas radiofônicos e televisivos são atividades jornalísticas e do profissional de publicidade, e não atribuições do profissional de relações públicas.


ID
2989021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o seguinte item.


A comunicação administrativa é também conhecida como comunicação interna, por relacionar os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação que permitem o funcionamento interno das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Vamos começar pela comunicação administrativa. Seu papel é dar fluência aos processos e procedimentos dentro da organização. Ela está mais ligada à área de Recursos Humanos, por exemplo. Podemos dizer que é a comunicação do cotidiano da gestão.

    É possível encontrá-la em normas, manuais e documentos internos. Por isso, tem como característica ser impositiva e disciplinar. Outros atributos dados a ela são:

    Deixar a comunicação administrativa de lado pode resultar em graves consequências. Isso porque a falta de normativas claras e bem difundidas pode gerar conflitos e insatisfação. Para divulgá-la, é necessário haver empenho e envolvimento da alta gestão, em paralelo com a comunicação interna.

    Agora que vimos as principais características da comunicação administrativa, vamos falar sobre comunicação interna. Ela tem como função convencer os funcionários das ideias e objetivos do negócio. Além disso, busca motivar e integrar as equipes. Podemos dizer que ela possui, no diálogo, um de seus norteadores.

    Para ser compreendida por todos, a comunicação interna deve fazer uso de vários instrumentos. Boletins informativos, mural, TV corporativa e intranet são alguns dos recursos disponíveis. Seu sucesso depende do trabalho conjunto entre as áreas de Comunicação e Recursos Humanos, a diretoria e todos os colaboradores.

    É importante que ela esteja alinhada às demais atividades da organização. Para que atinja sua finalidade, é preciso considerar alguns aspectos, como o conteúdo, a linguagem, o time responsável e a utilização de inovações tecnológicas.


ID
2989027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo.


É papel das organizações produzir notícias para formar a opinião pública.

Alternativas

ID
2989030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo.


Ao setor público impõe-se a obrigatoriedade legal de divulgação de informações institucionais pela imprensa, haja vista a necessidade de transparência da informação pública, enquanto, para o setor privado, essa divulgação é facultativa.

Alternativas
Comentários
  • Se a informação é institucional, ou seja, de interesse de todos os públicos da organização, então ela deverá ser obrigatória.

  • Se houve aplicação de verba pública na organização privada, esta também tem obrigação legal publicizar seus atos.

  • Justificativa CEBRASPE:

    ERRADO. Tanto o setor público quanto o privado buscam a imprensa para legitimar suas ações e obter apoio da opinião pública.


ID
2989048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Na ausência de uma campanha publicitária, o profissional de relações públicas dirigir o programa de ação de comunicação de uma empresa é exemplo de como ele pode colaborar para o sucesso da comunicação de marketing.



Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
2989093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir.


A pesquisa institucional analítica tem o objetivo de descrever as ações que foram e que estão sendo realizadas por uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa institucional analítica permite analisar e definir problemas setoriais, já a pesquisa institucional descritiva tem o papel de descrever as ações que foram 

    e que estão sendo realizadas por uma instituição.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. A pesquisa institucional analítica permite analisar e definir problemas setoriais, já a pesquisa institucional descritiva tem o papel de descrever as ações que foram e que estão sendo realizadas por uma instituição.

  • Existem três subtipos de pesquisa institucional: a analítica, a normativa e a descritiva.

    • A analítica analisará os problemas encontrados nos setores que fazem parte da empresa.
    • A descritiva trabalhará com as ações que já foram realizadas ou que estão em execução pela organização.
    • A normativa, por sua vez, desenvolverá as normas que devem ser seguidas pela empresa para alcançar melhores resultados.  

    Fonte: Estratégia Concursos

  • A pesquisa institucional DESCRITIVA tem o objetivo de descrever as ações que foram e que estão sendo realizadas por uma instituição.


ID
2989096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir.


A auditoria de opinião dá maior destaque às informações importantes para a análise de um problema, entretanto o melhor resultado das respostas está intimamente ligado à quantidade do público entrevistado.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria é fundamental para o conhecimento do ambiente em que o profissional está trabalhando. A Auditoria de Opinião é um instrumento de pesquisa qualitativa que traça com precisão o perfil da empresa sob o ponto de vista de seus públicos, observando os pontos positivos - que devem ser reforçados, os negativos - que devem ser corrigidos, e, em especial, as expectativas existentes em relação a ela, o que permite planejar acertadamente as ações futuras.

    A Auditoria pode ser aplicada tanto internamente com funcionários, familiares e contratados, como externamente com clientes, fornecedores, concorrentes, governo, imprensa, comunidades e outros de interesse, simultaneamente ou não, dependendo do diagnóstico que se deseja ter.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. A auditoria de opinião depende da qualidade do público entrevistado e não da quantidade, por tratar-se mais especificamente de uma pesquisa qualitativa


ID
2989129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo como referência o conceito de cultura organizacional, julgue o item que se segue.


A cultura organizacional, o relacionamento com stakeholders — clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, comunidade — e a responsabilidade socioambiental são atributos intangíveis associados ao valor de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Intangível: Aquilo que não se pode atacar ou alterar; indestrutível ou inatacável: regras intangíveis.

  • relacionamento com stakeholders pode ser alterado

  • Discordo; afinal, o relacionamento é construído ao passar do tempo - ou seja, tangível.

  • Intangível

    que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável.

    não perceptível pelo tato; impalpável, incorpóreo.

  • certa

    JUSTIFICATIVA - CERTO. Entre os atributos que agregam valor a uma organização estão o capital humano intelectual, a cultura organizacional, o relacionamento com públicos (stakeholders), a responsabilidade social e o compromisso com o meio ambiente.


ID
2989147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das ações a serem tomadas pelo profissional de relações públicas no gerenciamento de crises e emergências institucionais, julgue o próximo item.


Ao lidar com uma crise institucional, o profissional de relações públicas deve concentrar sua atenção na imagem da instituição, o que implica priorizar a comunicação com o público externo em detrimento da comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    Se a crise é na própria instituição, não há porque priorizar a comunicação com o público externo ao interno.

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3091609
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.


Para ser exercida como uma função estratégica, a atividade de relações públicas precisa ser reconhecida em quatro níveis da estrutura organizacional: pela alta administração; pelos especialistas; pelo nível funcional; e pelo nível institucional.

Alternativas

ID
3091618
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.


A ferramenta da pesquisa aplicada às relações públicas pode auxiliar na construção de diagnósticos para conhecer a opinião dos públicos, para conhecer a organização em profundidade e para fazer análise ambiental tanto interna quanto externa.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3091642
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.


Uma boa reputação torna uma organização mais competitiva, podendo gerar apoio por parte do público mesmo em situações de falhas, o que, na administração de crises, requer um investimento de comunicação contínuo e coerente entre imagem e identidade institucionais.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3091645
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando as diferentes ferramentas de relações públicas para o contato com o público, julgue o item.


Dada a natureza da função, pode‐se dizer que, em uma organização, o ouvidor ou o ombudsman é responsável direto por fazer girar processos comunicativos entre empresa‐cliente e entre cliente‐empresa.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3091648
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando as diferentes ferramentas de relações públicas  para o contato com o  público, julgue o item.


Na  comunicação dirigida,  o relações públicas  tem  o papel de se dirigir  a um  público  (receptor)  restrito  e  determinado,  por  meio  de  um código (linguagem) adequado, facilitando que o feedback também seja apropriado e, portanto, mais eficiente. 

Alternativas

ID
3091651
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o item, relativo à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição.


A opinião pública pode ser entendida como uma forma de comunicação entre os cidadãos e seu governo.

Alternativas