SóProvas


ID
1036525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      Entre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis — como carvão e petróleo na forma de óleo diesel —, destaca-se o aumento da poluição atmosférica, que gera uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Esses impactos tem levado o governo a adotar medidas para a redução da poluição.


Internet: <www.comciencia.br/reportagens> (com adaptações)


A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o  item  que se segue.

A combustão do dísel automotor gera hexafluoreto de enxofre, o qual contribui para a ocorrência de chuva ácida; por essa razão, o Protocolo de Quioto apresenta a redução nas emissões desse poluente como uma de suas metas.

Alternativas
Comentários
  • O hexafluoreto de enxofre realmente é um gás de efeito estufa relacionado no Protocolo de Quioto. O erro da questão está na combustão do diesel, que gera dióxido de enxofre, e não o hexafluoreto.

  • Complementando:

     

    chuva ácida ocorre quando óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, presentes na atmosfera poluída, se unem às gotas d'água nas nuvens, formando ácidos fortes como ácido sulfúrico e ácido nítrico, resultando na precipitação de chuva com pH menor que 5,6.

     

    Assim, o SF6 (hexafluoreto de enxofre) não contribui para a chuva ácida, mas sim para o efeito estufa.