SóProvas


ID
1038451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em cada um dos itens que se seguem, relativos à administração pública, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Joaquim é servidor público estável, cargo de auxiliar judiciário — área serviços gerais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) há 12 anos. Em setembro de 2006, recebeu um expediente do presidente do tribunal, informando que seu cargo seria extinto a partir de outubro e que ficaria em disponibilidade a partir dessa data. Irresignado, Joaquim procurou o diretor da divisão de recursos humanos do tribunal. Informou-lhe o diretor não haver razão para se preocupar, pois receberia sua remuneração integral enquanto não fosse aproveitado em outro cargo. Nessa situação, à luz da Constituição, é correto afirmar que as informações prestadas pelo diretor da divisão de recursos humanos estão incorretas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme CF:
    "Art. 41, § 3º - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo."
  • Aposentadoria = Tempo de contribuição
    Disponibilidade = Tempo de serviço.

    Bons estudos!
  • Nessa situação, à luz da Constituição, é correto afirmar que as informações prestadas pelo diretor da divisão de recursos humanos estão incorretas. Preste atenção que a questão diz que o Diretor prestou informações incorretas, portanto, questão certa!
  • A questão está correta porque a informação dada pelo diretor foi de que o servidor receberia sua remuneração integral enquanto não fosse aproveitado em outro cargo. Essa informação está incorreta. O certo é a remuneração proporcional ao tempo de serviço, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo (art. 41, § 3º, CF).
  • Mesmo não concordando com o gabarito oficial, devo admitir a possibilidade de recebimento da remuneração integral até que fosse decido o futuro do servidor.

    MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO. EXTINÇÃO DO CARGO. DISPONIBILIDADE. REMUNERAÇÃO INTEGRAL. ARTIGO 41, § 3º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. APELAÇÃO E REEXAME NECESSÁRIO DESPROVIDOS. "Tratando-se de servidora pública devidamente concursada e estável, uma vez extinto o cargo que ocupa, deve permanecer em disponibilidade remunerada, com vencimentos integrais, até seu adequado aproveitamento em outro cargo."
     
    (TJ-PR - APCVREEX: 730870 PR Apelação Cível e Reexame Necessário - 0073087-0, Relator: Airvaldo Stela Alves, Data de Julgamento: 19/05/1999, 4ª Câmara Cível, Data de Publicação: 21/06/1999 DJ: 5412) grifei
  • Colegas, o cometário de Line está perfeito.
  • O que está certo é dizer que está INCORRETA as informações prestadas pelo diretor ao servidor.
  • Meio estranho cair questão de 8112/90 na polícia militar, já que são regidos pelo estatuto do militar.

  • nao é integral é proporcional!

  • ART. 42 § 3º, CF- Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 

  • A questão está correta, pois o diretor informa ao servidor que não se preocupasse, pois o mesmo receberia remuneração INTEGRAL....E à luz da CF 88 ele informou erroneamente o que torna a assertiva CORRETA.
  • Certo

    O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo

    Art 41 da CF/88

  • CF ART. 41 § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.