SóProvas


ID
1038475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do estatuto dos policiais-militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), seguida de uma assertiva a ser julgada.

Comandante-geral da PMDF editou portaria, designando dois PMs para fazerem curso de aperfeiçoamento de prevenção de seqüestro relâmpago em São Paulo. A duração prevista para o curso é de 5 meses. Um dos policiais sentiu- se prejudicado com a designação por cursar pós-graduação em Brasília, pois perderia muitas aulas e não concluiria a especialização já iniciada. Assim, contratou um advogado e ingressou com uma ação judicial no TJDFT. Nessa situação, o soldado que se sentiu prejudicado violou o estatuto da PMDF, que prevê, antes do ingresso no Poder Judiciário, o esgotamento dos recursos na esfera administrativa

Alternativas
Comentários
  • Errei.
    "art 51:  § 3º - O policial-mílitar só poderá recorrer ao judiciário após esgotados todos os recursos administrativos e deverá participar esta providência, antecipadamente, à autoridade a qual estiver subordinado."
  • Inconstitucional tal previsão do Estatuto da PMDF, pois ofendo o Princípio da Inafastabilidade do Judiciário disposto no ARTIGO 5º , INCISO XXXV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, o que faz com que seja DESNECESSÁRIO O ESGOTAMENTO DA VIA ADMINISTRATIVA PARA INGRESSO EM JUÍZ.

    Porém, para efeitos do Estatuto da PMDF, o item está correto.