SóProvas


ID
1039852
Banca
IBFC
Órgão
IDECI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Segundo disposto no art. 458 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além do pagamento em dinheiro, outras utilidades podem compreender o salário do trabalhador. Com base no que dispõe a CLT, assinale a alternativa que arrola exclusivamente utilidades que integram o conceito de salário:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a correta.

    Artigo 458/CLT: "Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas".
  • Nunca é demais lembrar da famigerada regra do "PARA" e "PELO" trabalho para ajudar na distinção das utilidade conferidas pelo empregador.

    PARA: Não tem natureza salarial.
    PELO: Tem natureza salarial.
  • ALTERNATIVA A

    O elemento principal que define a natureza salarial de uma parcela é a habitualidade de sua concessão. Não obstante, há outros elementos que também podem retirar da parcela a natureza salarial e, por consequência a integração nas demais parcelas trabalhistas.

    O primeiro destes elementos é a previsão expressa em lei. Assim, ainda que a parcela seja concedida habitualmente e tenha feição tipicamente salarial, sobre ela não incidirão os efeitos jurídicos normalmente aplicáveis, sempre que a lei determine seu caráter não salarial.

    O segundo elemento, por fim, é o caráter indenizatório por natureza, ainda que habitual a concessão. Um exemplo seria a indenização por uso de veículo próprio a trabalho, mediante comprovação dessas despesas. No caso, a parcela é indenizatória, e não salarial, pois visa ressarcir o empregado de despesas efetivamente efetuadas, e não retribuir o trabalho prestado.


    Fonte: Ricardo Resende

  • Vale acrescentar, a título de estudo a Súmula 367, TST:

    (...) Não integra o salário:

    I - A habitação, a energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.