SóProvas


ID
1040062
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que versa a NR9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), analise as assertivas abaixo.

I. Segundo a NR9, o PPRA deve ser elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho ou técnico em segurança do trabalho.

II. Os riscos ergonômicos não fazem parte do PPRA.

III. Considerando uma exposição a ruído de forma contínua, em que o nível de ação é de 50%, e a exposição, de 80dB, devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem esse limite de exposição.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo NR15 em atividades insalubres exposto a 8 horas e 85dB alguem explica o item III ?

  • Como o nível de ação é de 50% e a exposição é de 80 dB, valor inferior ao LT definido pela NR-15, entendo que o item III é falso. Portanto, também não entendo como o gabarito é a letra D.

  • O ITEM TRÊS DIZ QUE DEVE SER INICIADO AÇÕES PREVENTIVAS QUE VISAM MINIMIZAR A PROBABILIDADE DE ULTRAPASSAR O LIMITE DE EXPOSIÇÃO QUE JÁ CHEGA PRÓXIMO DO LIMITE DE EXPOSIÇÃO, MAS NÃO O ULTRAPASSOU. ESSA É UMA MEDIDA PREVENTIVA, QUE VISA ANTEVER UM POSSÍVEL AUMENTO. ISSO TORNA O ITEM VERDADEIRO.

  • Prezada Manuelle,

    Visando melhor informar, o valores de intensidade e concentração de ruído são dados em escala logarítmica, então aplica-se ao LT da NR-15, 50% desse valor por força do item 9.6.3.2 da NR-09, que seria para a Previdência, que adota o critério mais severo, a intensidade de 80 dB, onde se começa a adotar as medidas de controle e proteção, nesse resultado consideramos a taxa de duplicidade adotada pela NHO 01 da FUNDACENTRO, q=5.


  • 80 dB equivale a 50% da dose, considerando o fator de duplicidade = 5.


    Logo, sendo o nível de ação para o ruído 0,5 da dose, é em 80 dB que iniciam-se as medidas preventivas.

  • I  - ERRADO.

    QUEM PODE ELABORAR O PPRA?
    A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR.
    II  - CERTO

    Analisarmos o item 9.1.5 da norma regulamentadora nº 09, que diz o seguinte:

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    E o Precedente Administrativo nº 95 do Ministério do Trabalho, que diz:

    "Os riscos mecânicos e ergonômicos não são de previsão obrigatória no PPRA."

    Analisando, tanto o item 9.1.5 da norma regulamentadora nº 09 como o precedente administrativo nº 95, constatamos claramente a desobrigação de incluirmos os riscos de acidentes e ergonômicos no PPRA.

    III - CERTO.

    Com 80 dB(A) de média de exposição ao ruído ocupacional o empresa tem que agir no controle do ruído. E quando a exposição atingir o limite que é 85 dB(A) o trabalhador passa a ter direito a insalubridade.