-
letra D
O orçamento de desempenho ou por realizações enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional. Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto de gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas.
Nessa espécie de orçamento, o gestor começa a se preocupar com os benefícios dos diversos gastos e não apenas com seu objeto. Apesar da evolução em relação ao orçamento clássico (tradicional), o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do Governo, ou seja, nesse modelo orçamentário inexiste um instrumento central de planejamento das ações do Governo vinculado à peça orçamentária. Apresenta, assim, uma deficiência, que é a desvinculação entre planejamento e orçamento.
Sérgio Mendes
-
Atenção para nao confundir orçamento por desempenho com orçamento programa, pois o primeiro se baseia sempre no OBJETO DE GASTO mas define um PROGRAMA DE TRABALHO (observe que não há vinculação ao PLANEJAMENTO, por isso não pode ser ORÇAMENTO PROGRAMA).
O orçamento por DESEMPENHO não se baseia nas metas. Essa característica pertence ao orçamento PROGRAMA.
Macete:
programa de trabalho + objeto de gasto = orçamento por DESEMPENHO
VINCULAÇÃO A PLANEJAMENTO = orçamento programa
-
Não entendi direito... A questão fala em objetivo do gasto mas os colegas acima citaram objeto do gasto. Alguém poderia esclarecer? obrigado
-
O orçamento de "Desempenho ou de Realizações é uma evolução do orçamento clássico ou tradicional. A impotância daquele era saber "as coisas que o governo fazia e não as coisas que o governo comprav".
Assim, no orçamento de desempenho saber o que a Administração Pública compra tornou-se menos relevante do que saber para que se destina a referida aquisição.
O orçamento de desempenho, embora já ligado aos objetivos do governo, ainda não poderia ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltavam algumas características essenciais, entre elas, a vinculação ao Sistema de Planejamento (PPA).
Fonte: Orçamento e Contabilidade Pública, 3 edição, Deusvaldo Carvalho, pg.12
-
Orçamento de DESEMPENHO/Funcional: Apresenta os propósitos e objetivos para quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir aqueles objetivos e dados quantitativos que meça, as realizações e o trabalho levado a feito em cada programa.
Lista de objetivos, com metas atribuídas para medir o desempenho do governo.
-
Quero entender uma coisa: Por que a resposta não é a letra E Orçamento Clássico??
Ja que a questão refere-se apenas ao objetivo do gasto público.
O orçammento clássico era aquele onde constavam apenas a fixação da despesa e a pevisão da receita
(objetivo do gasto público) sem nenhuma espécie de planejamento.
O orçamento por desempenho foi uma evolução do clássico,
o gestor preocupa-se com o objeto do gasto e um programa de trabalho.
Porém desvinculado de planejamento.
Como a questão refere-se apenas ao objetivo do gasto público, sem plenajamento, por que
não se caracteriza como orçamento classico??
Alguém pode me ajudar...
Obg!!
Força e fé
-
Amiga Glissia
Observe o grifo na questão
Assinale a opção que apresenta orçamento com ênfase no objetivo do gasto público que não constitui instrumento de planejamento.
Apesar do Orçamento Desempenho e o Clássico estarem ambos longe do Planejamento, o que os torna parecidos e isso confunde e é justamente por isso que a Cespe colocou essa questão.
Existe um diferença:
Orçamento Clássico: a característica básica era atender o desejo do Órgão sem uma preocupação de como era feito o gasto nem o destino do dinheiro. (a sua interpretação cabe apenas para o Orçamento Desempenho)
Orçamento Desempenho: pela primeira vez existiu uma preocupação com o destino dado ao dinheiro o público, ou seja, o que era feito com ele - foco nos gastos públicos.
Espero ter ajudado
Forte abraço.
-
Bem, a questão pede um orçamento com ênfase no objetivo dos custos, ORÇAMENTO DE DESEMPENHO OU REALIZAÇÕES : a ênfase estava nas coisas que o governo fazia, ou seja, o foco era nos resultados com desvinculação entre planejamento e orçamento e irrelevância na eficiência e eficácia na aplicação dos recursos públicos, o q responde a parte que não constitui instrumento de planejamento. Apesar do orçamento de desempenho focar nos objetivos de custos ele ainda não estava vinculado ao sistema de planejamento. Segundo Deusvaldo Carvalho nesta metodologia era muito comum a realização de grande obras, "elefantes brancos".A preocupação dos governos era demonstrar suas realizações, muitas vezes, sem se preocupar em estabelecer prioridades, e com planejamento inadequado.
Espero ter ajudado!
-
Evolução dos tipos Orçamentários
- Orçamento Tradicional ou Clássico: Ênfase naquilo que se compra. (Foco: objeto)
- Orçamento de Desempenho ou de Realizações (ou ainda Orçamento Funcional): Ênfase naquilo que se faz. (Foco: objetivo)
Obs.: A ênfase passa a ser a busca de eficiência e de economia nas repartições públicas e não na adequação dos seus produtos à necessidades coletivas.
- Orçamento Programa: Vincula o orçamento ao Planejamento.
Fonte: Anderson Ferreira (IMP)
-
Bom, pelo que eu entendi existem duas respostas corretas.
orçamento por desempenho
orçamento clássico
Pois, nenhum dos dois constitui instrumento de planejamento.
A banca optou por escolher uma das respostas certas: Letra D - orçamento por desempenho
Me corrijam se eu estiver errado, por favor.
-
A questão se refere a uma espécie de orçamento, o orçamento por desempenho.
Apesar de evoluir em relação ao orçamento tradicional(clássico), dando ênfase no objetivo do gasto público, o orçamento por desempenho apresenta como principal deficiência a desvinculação entre o planejamento e orçamento, ou seja não constitui instrumento de planejamento.
Rumo ao serviço público, bons estudos!
-
Até onde sei, orçamento tradicional e clássico são a mesma coisa. Ou estou louca?
Orçamento Clássico ou Tradicional
O utilizado pelo Governo Federal antes do advento da lei 4.320. Caracterizava-se apenas como um documento de previsão de receita e autorização de despesas, cujo enfoque principal era o gasto. Em sua elaboração não havia primazia em atender as necessidades sociais e da administração.
-
Gente, na boa!
Achei que era o seguinte:
Orcamento classico - o objeto era o Gasto e nao havia planejamento
Orcamento por desempenho- Ênfase nos resultados e nao havia planejamento
-
Oi pessoal;
Assinale a opção que apresenta orçamento com ênfase no objetivo do gasto público:
Orçamento por desempenho e orçamento Programa os dois apresentam o objetivo no gasto, porém o único que não constitui instrumento de planejamento é o orçamento por desempenho.
-
O orçamento clássico/tradicional não está preocupado com o OBJETIVO do gasto público, sua preocupação se restringe ao gasto público (quanto vai gastar?). O aspecto jurídico naquele tipo se sobrepõe ao econômico.
A semelhança entre essas duas espécies reside na falta de planejamento.
-
O orçamento por desempenho não constitui orçamento de planejamento pois a principal deficiência é a desvinculação entre o planejamento e o orçamento.
Foco, Força e Fé!!
-
Neste tipo de orçamento o objeto do gasto deixou de ser observado, mas com o passar do tempo a adm. publica passou a cobrar o resultado do gasto, todavia, este orçamento é quase um orçamento moderno, que falta uma característica que é o planejamento integrado.
-
Orçamento por desempenho: Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões
do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações
desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também
conhecido como orçamento funcional. (https://www.tesouro.fazenda.gov.br/glossario?b=O)
-
as vezes eu tenho dificuldade com as questões da CESPE, eu leio, leio e não entendo o que eles querem dizer. =/
-
A melhor resposta, pra mim, foi a do colega Edilson. Ele reparou que a questão pergunta qual orçamento com ênfase no objetivo do gasto público (não entra o orçamento Clássico que tem ênfase no objeto do gasto) e que não constitui instrumento de planejamento (não entra o orçamento-programa pois este constitui um instrumento de planejamento) portanto, só sobrou o orçamento por desempenho.
-
Orçamento Classico/Tradicional - ênfase no OBJETO
Orçamento de Desempenho - ênfase no OBJETIVO
-
questão passível de anulação ambas possuem as mesmas características. Tanto o orçamento clássico (tradicional) como desempenho (realizações).
-
Antes desta questão resolvi a Q436507, a qual disse: O orçamento base-zero é utilizado como um método que define objetivos com vistas à otimização do custo-benefício, entretanto a sua adoção prejudica a adequada vinculação do orçamento ao planejamento de longo prazo. A questão foi considerada correta pelo CESPE.
Em um dos materiais do Ponto, o orçamento desempenho foi tratado da seguinte forma: se
caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o
objeto de gasto e um programa de trabalho contendo as ações
desenvolvidas.
Dessa forma, marquei a letra B e a resposta é a D.
Enfim, estou cada dia mais perdida!
-
Letra D. Galera, tanto o Orçamento Desempenho quanto o Clássico não constituem instrumento de planejamento. No entanto, o foco do planejamento Clássico era no Objeto, mas no orçamento Desempenho é no Objetivo. Se no lugar da palavra Objetivo, presente no enunciado, tivesse a palavra Objeto aí sim seria a letra E.
-
O tipo de Orçamento que apresenta ênfase no objetivo do gasto é o Programa, e o que não constitui instrumentos de planejamento é o Tradicional ou Clássico e o de Desempenho o planejamento é inadequado, irrealista, desvinculado, ou seja, questão totalmente errada. O Orçamento de Desempenho ou de Realizações, o foco é no que o Governo faz, suas realizações, preocupação com resultados.
-
Gabarito: letra D
Palavras-chave:
Orçamento clássico: objETO
Orçamento por desempenho: objETIVO
Orçamento-Programa: Planejamento
Com isso, acho que dava pra matar a questão, pois ela fala: "Assinale a opção que apresenta orçamento com ênfase no objetivo do gasto público que não constitui instrumento de planejamento. "
-
Sinceramente, tanto o orçamento tradicional quanto o orçamento por desempenho tem como característica a ênfase no objeto de gasto e a dissociação do planejamento. Contudo, para se diferenciar o orçamento por desempenho e do programa, os doutrinadores destacam que naquele não há associação dos objetos de gastos com o planejamento.
-
O Orçamento Clássico/Tradicional, o objeto(o foco) está exclusivamente no gasto público e o Desempenho está ligado aos objetivos do gasto. Ambos não são atualmente utilizados como instrumento de planejamento.
OBS:
É uma pegadinha do CESPE. Ambos não estão ligados ao planejamento.
Quando afirma "não constitui instrumento de planejamento", percebe-se
que o verbo constitui sem o acento agudo no "i" está no presente do
indicativo na terceira pessoa do singular, ao contrário seria constituí
(pretérito perfeito do indicativo), ou seja é o mesmo que afirmar que
não é utilizado atualmente.
não constitui instrumento de planejamento = não é utilizado atualmente
Abs
-
Orçamento Desempenho tem 2 dimensões:
1- objeto do gasto
2- resultado do gasto (o que o gasto gerou!)
-
Ana Villanova, o base-zero tem ênfase na avaliação e tomada de decisão sobre as despesas e com isso é um método que define os objetivos visando o melhor custo-benefício, logo a ênfase não é no objetivo e sim na avaliação para a melhor tomada de decisão e a partir daí a definição dos objetivos.
Beijo me liga Gata marota!
-
O orçamento de desempenho (ou funcional) se preocupa com os objetivos (fins) dos gastos públicos, porém não há vinculação entre o programa e o orçamento.
-
Orçamento clássico ou tradicional era aquele em que não havia preocupação com o planejamento dos objetivos do governo. A preocupação do gestor público se resumia em fixar a despesa e estimar a receita, com o intuito de cumprir a determinação legal.
Roberto, Marcos
Administração Financeira e Orçamentária & Estudos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal/ Marcos Roberto. - São Paulo: Rideel, 2013.
-
Complementando...
Orçamento de Desempenho: OBJETIVO DO GASTO; RESULTADOS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL; NÃO É FORTEMENTE VINCULADO AO PLANEJAMENTO; PROGRAMAS DE TRABALHOS...
(CESPE/CONTADOR/INEP/2005) O denominado orçamento de desempenho, conceito difundido a partir da segunda metade do século passado, é o que apresenta os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir os objetivos e dados quantitativos que meçam as realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa. C
(CESPE – Técnico Judiciário – Contabilidade – STM - 2011) O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. E
(CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2010) O orçamento por desempenho caracteriza-se pela forte vinculação ao sistema de planejamento. E
(CESPE/CONTADOR/DPU/2010) O orçamento de desempenho está dirigido mais para os produtos gerados pela administração pública que pelos resultados propriamente ditos. E
(CESPE/CONTADOR/IPAJM-ES/2010) No orçamento de desempenho, em sua concepção mais recente, os produtos obtidos pela ação governamental são muito mais relevantes que os resultados econômicos e sociais alcançados. E
-
Segundo James Giacomoni, 2008, o “Orçamento de Desempenho é aquele que apresenta os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir aqueles objetivos e dados quantitativos que meçam as realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa”.7
-
Gente, sou o único que não entendeu o que a questão queria? O que o CESPE quer dizer com "não constitui instrumento de planejamento"?
Se alguém pudesse me ajudar, agradeceria.
-
Felipe, o Cespe quis dizer "não constitui instrumento de planejamento" porque no orçamento por desempenho, apesar de ter ênfase no objetivo do gasto, não existe vinculação com o planejamento, ou seja, essa é a grande diferença entre esse tipo de orçamento e o orçamento-programa.
-
Letra - D
------------------------
"O orçamento de desempenho ou por realizações enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional. Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto de gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas... ///... Apresenta, assim, uma deficiência, que é a desvinculação entre planejamento e orçamento."
--------------------------
AFO - Sergio Mendes.
-
Tradicional -> enfase no objeto
Desempenho -> enfase no objetivo
Ambos não constituem instrumento de planejamento.
-
Devemos observar que o comando da questão expõe duas características da espécie a qual se refere:
- ênfase no objetivo do gasto público; e
- não constitui instrumento de planejamento.
Vamos aos itens:
a) orçamento por objeto - ou Orçamento por Objeto de Gasto - OOG, é mais voltado para a construção civil, sem relevância para o estudo do orçamento público.
b) orçamento base-zero - não possui nenhuma das características citadas. Importante ressaltar que é um processo operacional, de planejamento e orçamento.
c) orçamento programa - O Orçamento é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização. A alocação de recursos visa a consecução de objetivos e metas. Principal critério de classificação é o funcional-programático.
d) orçamento por desempenho - Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo por isso também conhecido como orçamento funcional. Não há planejamento de ações por parte do governo.
e) orçamento clássico – ou tradicional, é dissociado do processo de planejamento e programação. A alocação dos recursos visa à aquisição de meios. A estrutura do orçamento dá ênfase aos aspectos contábeis da gestão.
Gabarito: item D.
-
Estou chegando a conclusão que não é o QC que é bom e sim seus usuários. Parabéns galera, os comentário são cruciais para o aprendizado. Sou muito grato!
-
WTF!
-
não hã oque discutir, apenas levar pra prova a informação
-
Era pra ter sido anulada,
porque tanto o CLÁSSICO como o de DESEMPENHO têm objetivo nos gastos e AMBOS não têm foco no PLANEJAMENTO.
A diferença é só que o de DESEMPENHO passa a considerar também as suas ACÔES.
-
OBJETO do gasto – TRADICIONAL
OBJETIVO do gasto - DESEMPENHO
Fonte: Leandro Ravyelle
Bom dia,caros concurseiros. Firme e forte nos estudos...
Feliz 2018 pra tds. Que esse seja o ano da nossa nomeação
-
Caraca, ja errei essa questão umas 4 vezes quando fui resolver em momentos diferentes afff
-
Essa é escorregadia.
O orçamento tradicional tem ênfase no gasto e só se preocupa com o que se está gastando. Possui uma dimensão: o OBJETO do gasto.
O orçamento desempenho - Busca saber o que o governo faz (ações orçamentárias) e não apenas o que compra (elemento da despesa). Possui duas dimensões: O objeto do gasto e um programa de trabalho. Ele apresenta os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.
-
Orçamento desempenho ouy funcional: é um orçamento que baseia-se no que o governo fazia, tem ênfase no desempenho, medindo-o pelo resultado. Gerenciamento da administração pública, duas dimensões de orçamento com objetivo no gasto e no programa de trabalho.
-
Consegui resolver com o seguinte raciocínio:
ORÇAMENTO CLÁSSICO OU TRADICIONAL = OBJETO DO GASTO (O QUÊ SE GASTA);
ORÇAMENTO FUNCIONAL OU POR DESEMPENHO = OBJETIVO DO GASTO (COM O QUÊ SE GASTA);
ORÇAMENTO PROGRAMA = OBJETIVO DO GASTO + O ORÇAMENTO É INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO (COM O QUÊ SE GASTA PARA REALIZAR OS PROGRAMAS DO GOVERNO ESTABELECIDOS NO ORÇAMENTO).
GABARITO: "D"
-
Quando fala em Objeto é objetivo o desempenho, quando se fala no gasto é o tradicional que não se preocupava com o controle.
-
Juliana Beatriz, orçamento por objeto é o mesmo que orçamento tradicional/clássico.
-
ORÇAMENTO DESEMPENHO OU FUNCIONAL – pode ser considerado como um Orçamento transitório. A evolução do orçamento clássico trouxe um novo enfoque na elaboração da peça orçamentária. Evidenciar as "coisas que o governo faz” passa a ser mais importante em relação às "coisas que o governo compra". Assim, tornou-se mais relevante saber para que se destina a referida aquisição. Isso significa que o orçamento desempenho se preocupa com o resultado dos gastos. O orçamento de desempenho, embora já ligado aos objetivos, não pode, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe falta uma característica essencial, que é a vinculação a um sistema de planejamento.
-
No orçamento de desempenho (ou orçamento por desempenho), o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos e não apenas com o objeto do gasto. Essa técnica orçamentária enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. Apesar da evolução, o orçamento de desempenho ainda está desvinculado de um planejamento central das ações do governo, portanto ainda não constitui instrumento de planejamento.
Gabarito: D
-
Pensei assim: Quando vc quer muito alguma coisa, só pra ter mesmo, por capricho. Foco no objeto. É como o orçamento tradicional, não tem uma preocupação com a finalidade . Tipo comprar um doce.
Já o orçamento de desempenho voce quer algo mas nao e só capricho tem um objetivo por traz daquilo, comprar uma comida arroz,feijão e carne que tem um objetivo maior de te nutrir . Lembrando que sem planejamento.
-
LETRA D
-
Assinale a opção que apresenta orçamento com ênfase no objetivo do gasto público que não constitui instrumento de planejamento.
Resposta - Orçamento por desempenho - Não é apenas um documento com previsão de receitas e autorização de despesas, pois já comtempla os objetivos a atingir.
Orçamento Clássico ou Tradicional
Era aquele onde constavam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. Era peça meramente contábil – financeira, um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.
Orçamento de Desempenho ou por Realizações
Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o resultado do gasto e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”.
-
Não são instrumentos de planejamento
-Orçamento clássico/Tradicional: ênfase no objeto
-Orçamento por Desempenho/Realizações: ênfase no objetivo
-
Sérgio Machado | Direção Concursos
13/12/2019 às 12:09
No orçamento de desempenho (ou orçamento por desempenho), o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos e não apenas com o objeto do gasto. Essa técnica orçamentária enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. Apesar da evolução, o orçamento de desempenho ainda está desvinculado de um planejamento central das ações do governo, portanto ainda não constitui instrumento de planejamento.
Gabarito: D