SóProvas


ID
1040572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na administração de recursos materiais, o estágio do ciclo de vida do produto no qual o volume vendido não se altera rapidamente, podendo ser absorvido nos perfis de distribuição de produtos similares já existentes, corresponde à fase de

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

    Todo produto passa por quatro etapas em sua vida útil, que devem ser planejadas para que se obtenham os melhores resultados Um produto passa por diversos estágios durante sua existência. O chamado ciclo de vida pode ser dividido em quatro etapas:
    1 - Lançamento: após o lançamento, há um crescimento lento das vendas. Essa fase demanda grandes investimentos.
    2 - Crescimento: se o produto é bem aceito pelo mercado, ocorre um crescimento nas vendas, que se reflete nos lucros obtidos.
    3 - Maturidade: período com diminuição do crescimento das vendas, quando a maioria dos clientes potenciais já foi conquistada.
    4 - Declínio: forte queda das vendas e desaparecimento dos lucros.
  • LETRA : B

    . Maturidade na Gestão de Projetos
    Segundo Kerzner, uma empresa pode ser madura em gestão de projetos e não ser excelente. A definição de excelência vai além da definição de maturidade. Quando empresas desenvolvem sistemas e processos maduros, surgem dois benefícios adicionais: primeiro, o trabalho é executado com o mínimo de mudanças de escopo; segundo, os processos são definidos de maneira a causarem o mínimo de problemas para o negócio principal da empresa.
    A Figura 4 mostra as fases do ciclo de vida para maturidade em gestão de projetos. Praticamente, todas as empresas que alcançaram algum grau de maturidade passaram por essas fases. A cultura da organização e a natureza do negócio irão determinar o tempo gasto em cada uma delas. A seguir, detalha-se cada uma das fases do modelo:

    Embrionária Aceitação pela
    gerência executiva
    Aceitação pelos
    gerentes da área
    Crescimento Maturidade
     Reconhecer a
     necessidade
     Obter apoio visível dos executivos  Obter apoio dos gerentes de área  Reconhecer a utilidade das fases do ciclo de vida  Desenvolver um sistema de controle gerencial de custo e programação
     Reconhecer os benefícios Fazer  com que os executivos entendam a gestão de projetos  Conseguir o comprometimento dos gerentes de área  Desenvolver uma metodologia de gestão de projetos  Integrar o controle de custos e da programação
     Reconhecer a aplicabilidade  Estabelecer promotores no nível executivo  Proporcionar conhecimento aos gerentes de área  Obter o comprometimento com o planejado Desenvolver  um programa de ensino para melhorar as competências em gestão de projetos
  • Estágio de IntroduçãoÉ quando o bem ou produto é introduzido no mercado. Possui uma venda inicial baixa e cresce vagarosamente, sendo uma fase mais arriscada e cara, pelo fato dos produtos não serem aceitos pelo mercado. Possui uma decisão de fixação de preço e determinação dos canais de distribuição. Utiliza-se como técnica de projeção, a pesquisa direta com o consumidor.

    Estágio de CrescimentoQuando o produto é aceito pelo público, ela entra na fase de crescimento. As vendas e a lucratividade crescem rapidamente, pois o mercado se encontra em expansão. Existem dois tipos de consumidores, os inovadores, que experimentam e testam o novo produto e os imitadores, que são aqueles que conhecem o produto através de um amigo, vizinho.  Nesse estágio surgem os concorrentes. As decisões a serem tomadas dizem respeito à expansão da capacidade produtiva, estratégias de marketing e ao planejamento da produção. Na projeção de demanda, podem ser utilizadas técnicas estatísticas, para indicar possíveis inflexões no crescimento das vendas.

    Estágio de Maturidade e SaturaçãoAs vendas passam a ter um crescimento desacelerado, onde os lucros começam a cair. Existe a possibilidade do surgimento de novos produtos no mercado com a finalidade de estender a duração do ciclo. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas, onde o produto depende das condições econômicas. As decisões estão relacionadas à promoção, fixação de preço, com ênfase nos estoques.

    Estágio de Declínio: existem várias razões para que ocorra o declínio, tais como: surgimento de novos produtos mais eficazes; a substituição de um produto por outro melhor e a falta de necessidade pelo produto. Ocorrendo esse declínio, diminui a quantidade demandada, fazendo com que muitos produtores abandonem o mercado. Necessita de uma transferência das instalações produtivas, o esforço do marketing. Utiliza como projeção a analogia histórica, a análise de regressão e a pesquisa de mercado. A importância dessa análise pode ser de grande utilidade para a projeção da demanda de um produto, também serve como força externa à firma, no sentido de provocar mudanças estratégicas dentro da própria empresa.

    Fonte: 
    http://napublicidade.wordpress.com/2010/08/23/estagios-do-ciclo-de-vida-do-produto/

  • a crescimento.  volume vendido se altera rapidamente

    b maturidade. gabarito

    c declínio. volume vendido se altera rapidamente

    d concepção. não existe volume de vendas ainda

    e introdução. volume vendido se altera rapidamente

  • GABARITO B

     

    O chamado ciclo de vida dos produtos passa por quatro grandes etapas:

     

    • Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado; essa fase tem como característica o baixo volume de produção e de vendas; 

    • Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou encontra-se no período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes; 

    Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. O volume vendido não se altera rapidamente e, portanto, pode ser absorvido nos perfis de distribuição de produtos similares já existentes. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação, as características de competição se tornam mais acirradas;

     • Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.

     A alternativa A está incorreta. No crescimento o produto começa a firmar-se no mercado ou encontra-se no período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.

     A alternativa B está correta e é o gabarito da questão. O chamado ciclo de vida dos produtos passa por quatro grandes etapas Na Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. O volume vendido não se altera rapidamente e, portanto, pode ser absorvido nos perfis de distribuição de produtos similares já existentes. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação, as características de competição se tornam mais acirradas. 

    A alternativa C está incorreta. No declínio o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair. 

    A alternativa D está incorreta. A concepção é uma fase anterior ao ciclo de vida dos produtos. 

    A alternativa E está incorreta. A introdução é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado; essa fase tem como característica o baixo volume de produção e de vendas.

    Fonte: estratégia concursos - Prof. Ricardo Campanario