SóProvas


ID
1040749
Banca
VUNESP
Órgão
ITESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Incorreta. Artigo 458, § 2o/CLT: "Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:
    I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;
    II – educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;
    III – transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;
    IV – assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde; 
    V – seguros de vida e de acidentes pessoais; 
    VI – previdência privada;
    VIII - o valor correspondente ao vale-cultura".

    Alternativa B- Correta! Artigo 457/CLT: "Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber".

    Alternativa C- Incorreta.  Artigo 459/CLT: "O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações".

    Alternativa D- Incorreta. Ver fundamento da "A".

    Alternativa E- IncorretaArtigo 458/CLT: "Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas". Artigo 458 § 3º/CLT: "A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salário-contratual".
  • HAV - íntegra o salário 

    H - habitação

    A - alimentação 

    V - vestuário 

  • Só uma ressalva aos comentários das colegas. Percebam que vestuário ora integra o salário, ora não.

    Ele integrará o salário quando tiver caráter habitual. Ou seja, prestação "in natura". Quando o empregador fornecer todo mês, por exemplo, roupas ao funcionário e que não sejam de caráter fardamento. Porém, se o vestuário for dado ao empregado em caráter esporádico, como fardamento, NÃO integrará o salário.

    Minha opinião: a CLT deveria ter utilizado fardamento para designar a não integração ao salário - caráter esporádico e para uso em serviço. E para o fornecimento habitual por parte do empregador, a denominação de vestuário.

  • CLT

     

    Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) O salário-utilidade compreende a assistência médica, hospitalar e odontológica fornecida pelo empregador. 

    A letra "A" está errada porque o parágrafo segundo do artigo 458, IV,  da CLT estabelece que não serão considerada como salário as utilidades concedidas pelo empregador de assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde.

    B) Compreende-se na remuneração do empregado o salário pago diretamente pelo empregador e as gorjetas recebidas. 

    A letra "B" está certa porque o artigo 457 da CLT estabelece que compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. 

    C) O salário pode ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. 

    A letra "C" está errada porque o artigo 459 da CLT estabelece que o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. 

    D) Os planos de previdência privada, seguros de vida e de acidentes pessoais integram o salário do empregado. 

    A letra "D" está errada porque os planos de previdência privada, seguros de vida e de acidentes pessoais não integram o salário do empregado. Observem que o parágrafo segundo do artigo 458 da CLT estabelece que não serão consideradas como salário, dentre outras, as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:  V – seguros de vida e de acidentes pessoais e VI – previdência privada.           

    E) A habitação e alimentação fornecidas como salário-utilidade são direitos do empregado e não podem compor o salário-mínimo 

    A letra "E" está errada porque a habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salário-contratual (artigo 458 da CLT)..


    O gabarito é a letra "B".