-
Gab.: D
Vixi! A banca quis impiriquitar tanto o texto para dificultar e acabou criando um monstrinho de questão. A ADM ja é complicada devido a aceitação de muito material, por vezes, sem comprovação cientifica ou base consensual entre os principais teóricos, se os formuladores de questão não tiverem senso critico a esse respeito e sair catando qualquer coisa por ai fica impossivel responder as questões. Não quero dizer que essa questão não esta apoiada em alguma teoria aceita, pode ser que eu não a conheça, mas acho que cada banca deveria escolher um autor ou dois e segui-los para evitar conflito teórico.
-
É frustrante estudar para uma banca com questões tão subjetivas e "viajantes" assim. Até agora, meus acertos foram por eliminação, prq encontrar embasamento teórico está difícil!
-
Estratégia Organizacional é o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Representa o caminho escolhido pela empresa para enfrentar as turbulências externas e aproveitar os seus recursos da melhor maneira possível. Aspectos:
- É definida pelo nível institucional;
- É planejada a longo prazo;
- Envolve a empresa como uma totalidade;
- É um mecanismo de aprendizagem organizacional.
Missão - Quem somos?
Visão - Para onde queremos ir?
Analise Ambiental - O que há no ambiente?
Análise organizacional - O que temos na empresa?
Estratégia Organizacional - O que devemos fazer?
-
Estratégia organizacional é o caminho mais eficaz para a organização atingir os seus objetivos. Deve abranger toda a organização e seus níveis hierárquicos. A alta direção e a média gerência da empresa possuem papel principal na definição da estratégia e dos objetivos da organização, porque possuem informações privilegiadas e as competências necessárias para conduzir o processo (MEIRELLES, 1995).
Os níveis operacionais devem ser envolvidos na definição da estratégia organizacional e dos objetivos porque podem contribuir com ideias que formarão as ações necessárias, pois estão na linha de frente e possuem uma sensibilidade aos fatos que impactam o cliente, muitas vezes não observados nas lideranças (DAFT, 2006).
Os níveis operacionais, como no caso dos Operadores de Relacionamento, serão os executores da estratégia idealizada pelos dirigentes da empresa e precisam estar comprometidos com o processo para que não fracasse. A administração participativa sempre é preferível ao modelo centralizado de tomada de decisões, que é deficiente em gerar comprometimento e o clima organizacional adequado ao processo. (ANSOFF e MCDONNELL, 1993).
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/estrategia-organizacional/33243