-
Gabarito: E. Só fiquei um pouco em dúvida ao ler "mecanismo de controle".
-
As funções da Cultura
Definidora de fronteiras: cria distinções entre uma organização e
outras.
Proporciona um senso de identidade aos membros da organização.
Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses
individuais de cada um.
Estimula a estabilidade do sistema social. Mantém a organização
coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os
funcionários vão fazer ou dizer.
Serve como sinalizador do sentido e mecanismo de controle que
orienta e dá forma às atitudes e comportamento dos funcionários.
-
obs: argamassa social , essa e completamente novo para mim... essas bancas pequenas inventam umas coisas que só jesus na causa mesmo kkkkk....
-
Cultura é um termo genérico utilizado para significar duas situações
distintas. De um lado, o conjunto de costumes e realizações de um povo
ou época, e de outro, artes, erudição e demais manifestações mais
sofisticadas do intelecto humano consideradas coletivamente. Como
veremos adiante, a Cultura Organizacional de nada tem a ver com esses
dois significados.
A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional.
A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes
e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.,
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os
grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para
enfrentar seus problemas
I - ERRADA - retirar dos funcionários o sentido de identidade
II. ERRADA - aumentar a autoridade formal e os sistemas de controle
-
Rafael, não foi a banca que inventou o termo "argamassa social". Está no livro do Robbins ;)
-
Sobre Argamassa social:
Para Robbins (2002, p.503), “é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer”.
-
Não existe organização sem cultura, portanto é necessário que haja entendimento de todos os membros da organização das principais características da cultura para que ocorra o bem estar individual e coletivo resultando numa interação social, tornando indivíduos seres mais socializados. A cultura pode ser entendida como um sistema simbólico, tal como a arte, o mito, a linguagem, a comunicação entre as pessoas e os grupos sociais. Ela permite a elaboração de um conhecimento consensual sobre o significado do mundo e também serve como um instrumento de poder e legitimação da ordem vigente.
A cultura organizacional é a base da organização. São as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como em manifestações mais tangíveis – histórias, símbolos, edifícios e produtos. Para Mintzberg et al. (2000) a força de uma cultura está em legitimar as crenças e os valores compartilhados entre os membros de uma organização. A cultura organizacional não existiria sem as pessoas.
A cultura é um fator que diferencia uma empresa da outra. Existem culturas inovadoras, que incentivam a tomada de riscos e de novas ideias. Também existem culturas conservadoras, que apreciam a segurança e o cuidado em mudar de direção.
A cultura dá um senso de identidade aos membros da empresa. Muitas pessoas procuram trabalhar em organizações que valorizam as mesmas coisas do que elas.
A cultura desempenha diversas funções dentro de uma organização, tendo um papel de definidora de fronteiras, criando distinções entre uma cultura e outra dentro de uma empresa. Proporciona um senso de identidade aos membros da organização, de onde mostra a autenticidade promovendo a veracidade de cada um. Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais, pois o trabalho em equipe promove o sucesso de todos, estimulando a estabilidade do sistema social. Servindo como um sinalizador de sentido de controle orientando ás atitude e comportamento dos colaboradores.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes