SóProvas


ID
1040884
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não se pode ignorar os aspectos potencialmente disfuncionais da cultura, que afetam a eficácia da organização. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A cultura torna-se um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que poderiam melhorar a eficácia da organização.

( ) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia de produtos e não levavam em consideração a compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou.

( ) A cultura torna- se um passivo quando nas aquisições e fusões as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si.

( ) A cultura tornar- se- á um passivo quando, na contratação de novos funcionários, esses não buscarem se enquadrar à organização, isto é, não aceitarem os valores essenciais da cultura organizacional.

( ) A cultura torna-se um passivo quando limita a amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo pressão sobre a conformidade dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • O termo passivo utilizada pela banca é no sentido grosseiramente falando parecido com o da contabilidade, o famoso passivo e ativo.

    tendo o passivo como algo negativo ou algo que não da certo, da para resolver os itens.


    I - valores compartilhados não estão em concordância (sendo assim será algo negativo para a empresa)  = VERDADEIRO

    III - as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si ( sendo assim algo positivo e não um passivo) = FALSO


    Com essas duas já tem o gabarito B

  • (V) A cultura torna-se um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que poderiam melhorar a eficácia da organização. 

    (V) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia de produtos e não levavam em consideração a compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou. 

    (F) A cultura torna- se um passivo quando nas aquisições e fusões as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si. 

    (F) A cultura tornar- se- á um passivo quando, na contratação de novos funcionários, esses não buscarem se enquadrar à organização, isto é, não aceitarem os valores essenciais da cultura organizacional. 

    (V) A cultura torna-se um passivo quando limita a amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo pressão sobre a conformidade dos funcionários. 


    Descrevemos que a principal disfunção da cultura organizacional é a de criar barreiras à mudança. Uma organização forte produz membros com um conjunto de comportamentos explícitos que funcionaram bem no passado. Naturalmente, a expectativa é de que funcionem bem no futuro. No entanto, podem produzir rigidez na organização, dificultando as necessárias mudanças. Outra disfunção é que ela pode criar conflitos dentro da própria organização. Subculturas podem se tornar tão coesas que acabam desenvolvendo valores suficientemente distintos que separam o subgrupo do resto da organização. Subculturas que se desenvolvem em velocidades diferentes de outras unidades geram falta de coordenação interna e afetam as relações externas.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes