Alternativas
alimentar o sistema de gestão de desempenho, que deve atender a ganhos de produtividade para a organização e não visa a trazer consigo uma perspectiva de crescimento profissional e pessoal. Os indicadores de desempenho devem ser indicadores de tarefa, estando relacionados às metas de produção de equipes e unidades produtivas, que derivam das metas perseguidas pela organização, definidas pela alta administração.
controlar o trabalho de acordo com as metas estabelecidas e os princípios da meritocracia. A existência da prática avaliativa, tecnicamente elaborada, pressupõe o estabelecimento de um processo de planejamento, no qual metas e objetivos são fixados e os indicadores, medidas de desempenho, são predeterminados. Este processo pode envolver ou não a negociação, em que a participação dos empregados ocorre dentro do limite estabelecido pelas organizações.
garantir processo de planejamento e acompanhamento do trabalho, funcionando, assim, como instrumento de controle administrativo, permitindo a adoção, pela organização, de ações corretivas sobre os desvios verificados no processo de trabalho. Avalia-se para controlar o trabalho, tendo como referência os planos de trabalho institucionais e não para acompanhar os resultados e os impactos dos serviços prestados. A avaliação é um fim em si mesmo e não um meio para atingir alguns objetivos.
punir servidores públicos por insuficiência de desempenho, inclusive com a possibilidade da perda do cargo público. Assim, é necessário um constante processo de aculturação dos gestores públicos e dos servidores para a compreensão da importância da adoção de um sistema de mérito na profissionalização do serviço público, assegurando, em contrapartida, os direitos e garantias dos servidores desde que não tenham responsabilidades funcionais pelo fracasso de determinado programa ou projeto.
diagnosticar, por meio de inúmeras ferramentas, o desempenho dos recursos humanos da organização em determinado período de tempo. Com a avaliação, a organização poderá coletar dados e informações sobre o desempenho de seus funcionários e direcionar suas ações e políticas com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional, por intermédio de programas de melhoria do desempenho individual e grupal dos funcionários.