Alternativas
O uso do computador, se estiver posicionado de forma a ocasionar perda de contraste e visibilidade ruim no monitor de vídeo, pode ocasionar desconforto para a atividade de trabalho, sem repercussão à saúde do trabalhador.
A postura inadequada, fator de risco no setor financeiro, pode acarretar problemas osteomusculares nos trabalhadores deste setor. A medida a ser tomada seria a instituição estar provida de mobiliários ajustáveis, o que eliminaria este fator de risco.
A reestruturação produtiva dos bancos, desde a década de 80, ocasionou uma diminuição quantitativa do uso dos caixas de banco, decorrente da utilização de caixas eletrônicos e acesso à internet, havendo uma diminuição da demanda de trabalho para os trabalhadores na função de caixa.
Há uma diferenciação entre os riscos que acometem as diferentes funções em um setor financeiro. Para os caixas há problemas posturais com a cabeça e braços/mãos, sem impacto de fatores psicossociais e organizacionais, enquanto os gerentes/chefes apresentam cargas dos tipos organização do trabalho e psicossociais.
Como fatores ergonômicos existentes no setor financeiro podem ser identificados: iluminação inadequada com pouca ou muita luz, ventilação inadequada, ruído desconfortável, presença de reflexos luminosos, fatores psicossociais envolvidos, como as relações interpessoais com as chefias e colegas e os estilos de liderança.