-
ERRADA
Os firewall’s foram criados para bloquear acessos não autorizados, ou seja, acessos nocivos ao sistema e estes acessos são de entrada ou saída de informação.
http://www.alissoncleiton.com.br/lerConteudo.php?news=197
-
Iptables
É um Firewall que atua em niveis de pacotes, ou seja, ele toma decisões baseadas em parâmetros do pacote,
como porta/endereço de origem/destino, estado da conexão e outros parâmetros do pacote.
Funciona através da comparação de regras para saber se um pacote tem ou não permissão para passar.
-
Gabarito: ERRADO
Muito reticentemente eu marquei CERTO, embora a afirmação seja bem complexa e (na minha opinião) difícil de ser tomada como certa ou errada. Eu mesmo ainda não consegui identificar o erro, embora dois detalhes tenham me chamado um pouco mais a atenção em meio às muitas coisas que foram ditas. O primeiro detalhe é o uso do termo statefull. O nome não é esse. O nome é stateful, com apenas um L no final. Além disso, o IPtables, que é chamado por praticamente todos os usuários Linux de firewall, é, a rigor, somente uma interface, já que o netfilter é quem implementa realmente as atividades atribuídas ao firewall. Esses dois detalhes aí, a meu ver, deixam a questão confusa, dúbia, mas não sei se errada. Chamar IPtables de firewall me parece algo tão comum quanto chamar Linux de Sistema Operacional, quando na verdade ele é apenas um kernel, e pôr uma letrinha a mais no final de um termo talvez fosse até motivo para anulação da questão, não para considerá-la errada.
Agora, só pra esclarecer, embora se atribua normalmente ao firewall apenas a filtragem de pacotes, seu uso pode ir além disso. Implementar o NAT (nateamento) é um desses usos, assim como também é, por exemplo, implementar um proxy. Já a criação de VPNs... bom, embora não seja exatamente uma atribuição do firewall, ele é uma peça importantíssima nesse processo, o que torna bem difícil dizer se isso faz ou não parte de suas capacidades (que é o que a questão quer saber).
Depois de tanto bla bla bla, acho que meu comentário não contribui com muita coisa, ou talvez tenha até atrapalhado tudo, né? Afffsss... tô confuso! rsrss
-
RESPOSTA: E
Os firewall’s foram criados para bloquear acessos não autorizados, ou seja, acessos nocivos ao sistema e estes acessos são de entrada ou saída de informação.
-
Errado. Vamos por partes...
IPTables e Windows Firewall são exemplos de firewalls utilizados nas plataformas Linux e Windows, respectivamente. CORRETO (1)
Ambos os sistemas são capazes de gerenciar a filtragem de pacotes com estado (statefull) na entrada e na saída de rede CORRETO (2)
de fazer o nateamento de endereços CERTO e ERRADO, depende do sistema :) (3)
e de criar VPNs. ERRADO (4)
(1) É possível criar um firewall Windows baseado em regras IPTables
(2) Conforme o Jaime citou, o termo correto é stateful, mas desconsiderando o erro de grafia, até que passa...
(3) quem faz o 'nateamento' dos endereços é o serviço de roteamento. E quem faz o serviço de roteamento, não é o firewall, mas o RRAS (Remote and Router Access Service no Windows) ou IP Tables + IP Router (básico e avançado, no Linux). 'Nateamento' é a tradução dos endereços IP internos (como 192.168.0.0) para acessar a Internet com um IP válido. O IP Tables + IP Router fazem isto, mas o firewall do Windows...
(4) aqui está o 'grande erro' da questão, na minha opinião. A criação de VPNs poderá ser realizada via switches, via configuração OpenVPN no Linux, e até pelas Conexões de Rede do Windows. Como o Luís Claudio citou... firewall é firewall... E lá vem a Cespe querendo que o firewall seja antivírus, antispyware, serviço NAT, servidor VPN, etc. Basicamente, o servidor VPN é externo ao firewall.
-
Engraçado, na minha modesta opinião:
1) Firewall (muro de fogo) - Bloqueia acessos de entrada, ou seja, determinados usuários ou aplicativos não podem entrar no meu sistema.
2) Proxy - Bloqueia acessos de saída - Ou seja , não posso acessar determinados sites externos.
Alguém, por favor, me corrija se eu estiver errado.
-
Questão nível very hard. Melhor não arriscar. ;D
-
IPTables não é um firewall, é uma ferramenta que permite a edição de tabelas de filtragem de pacote. Ele pode ser utilizado pra fabricar firewalls. Conhecimento bastante específico sobre Linux.
-
Prezados,
A questão vem bonitinha
até apresentar sua casca de banana no final. O IPTables é um conhecido firewall
do ambiente Linux ,e o Windows Firewall do Windows.
Ambos são capazes de
gerenciar filtragem de pacotes com estado. Filtragem é a capacidade de permitir
ou rejeitas uma conexão baseada no endereço IP e na porta. Este tipo de
filtragem é provavelmente a função mais bem entendida de um firewall. De uma
forma geral, este tipo de filtragem é geralmente feito por filtros de pacotes.
A filtragem de pacotes pode se tornar bastante complexa, pois você deve sempre
considerar que o tráfego pode ser filtrado de acordo com a origem ou o destino
do pacote. Por exemplo, um filtro de pacotes pode bloquear o tráfego que chega
à sua rede vindo de um determinado endereço IP e uma determinada porta; Essa
filtragem pode ser feita tanto na interface de entrada quanto na interface de
saída da rede.
O IPTables é um
aplicativo bem rico, ele também pode ser usado para modificar e monitorar o
tráfego da rede, fazer NAT (masquerading, source nat, destination nat),
redirecionamento de pacotes, marcação de pacotes, modificar a prioridade de
pacotes que chegam/saem do seu sistema, contagem de bytes, dividir tráfego
entre máquinas, criar proteções anti-spoofing, contra syn flood, DoS, etc.
O Windows firewall
também é capaz de fazer nat , mas o grande erro da questão é afirmar que os
firewall são capazes de criar VPN.
Portanto, questão errada.
-
A cespe quer induzir ao erro, porque existem appliance que faz tudo isso em um mesmo equipamento. Não caia nessa.
-
O Windows firewall também é capaz de fazer nat , mas o grande erro da questão é afirmar que os firewall são capazes de criar VPN.
-
O que é vpn ?
-
Dani, "VPN" significa "Virtual Private Network" (Rede Privada Virtual). É uma conexão de redes estabelecida sobre uma estrutura pública ou compartilhada, dotada de tecnologias de criptografia e tunelamento para proporcionar segurança aos computadores conectados e aos dados trafegados entre eles (...).
Esses sites devem ajudar a entender melhor acerca do assunto:
http://www.tecmundo.com.br/1427-o-que-e-vpn-.htm
http://canaltech.com.br/tutorial/seguranca/Como-conectar-se-a-uma-VPN-no-Windows-8/
-
Se o Windows Firewall faz, não sei, mas o iptables não "cria serviço de vpn. Errada
-
Dani Ferreira, segundo a prof. Kátia Quadros, VPN do inglês Virtual Private Network (Rede Privada Virtual), é um termo utilizado para se referir à construção de uma rede privada utilizando redes públicas (por exemplo, a Internet) como infraestrutura. Esses sistemas utilizam a criptografia e outros mecanismos de segurança para garantir que somente usuários autorizados possam ter acesso à rede privada e que nenhum dado será interceptado enquanto estiver passando pela rede pública. Utilização: empresas que precisam ligar duas de suas filiais sem necessidade de conectar as duas por meio de um cabo de rede, equipamentos wireless ou pagar linha privada para haver comunicação entre as filiais. Percebe-se que não tem nada a ver com FIREWALL.
A chave dessa questão era saber que não são os firewalls que criam VPNs, mas sim programas específicos de criação de VPNs em cada uma das máquinas para que haja o envio de dados entre elas.
-
Firewall não criar VPNs
-
Noções de informática, misturou IPTables e VPN na mesma questão, essas ferramentas são de usuários avançados, técnicos, garanto que apenas com as noções de informática exigido já viro profissional da área.
-
Gente pra simplificar...........todas as vezes que o CESPE COMPARA ALGO em informática eu marco ERRADO e corro pro abraço......deu certo 100% das vezes até agora.
-
A questão vem bonitinha até apresentar sua casca de banana no final. O IPTables é um conhecido firewall do ambiente Linux ,e o Windows Firewall do Windows.
Ambos são capazes de gerenciar filtragem de pacotes com estado. Filtragem é a capacidade de permitir ou rejeitas uma conexão baseada no endereço IP e na porta. Este tipo de filtragem é provavelmente a função mais bem entendida de um firewall. De uma forma geral, este tipo de filtragem é geralmente feito por filtros de pacotes. A filtragem de pacotes pode se tornar bastante complexa, pois você deve sempre considerar que o tráfego pode ser filtrado de acordo com a origem ou o destino do pacote. Por exemplo, um filtro de pacotes pode bloquear o tráfego que chega à sua rede vindo de um determinado endereço IP e uma determinada porta; Essa filtragem pode ser feita tanto na interface de entrada quanto na interface de saída da rede.
O IPTables é um aplicativo bem rico, ele também pode ser usado para modificar e monitorar o tráfego da rede, fazer NAT (masquerading, source nat, destination nat), redirecionamento de pacotes, marcação de pacotes, modificar a prioridade de pacotes que chegam/saem do seu sistema, contagem de bytes, dividir tráfego entre máquinas, criar proteções anti-spoofing, contra syn flood, DoS, etc.
O Windows firewall também é capaz de fazer nat , mas o grande erro da questão é afirmar que os firewall são capazes de criar VPN.
Portanto, questão errada.
Autor:Leandro Rangel
-
MACETE: NISHIMURA - WIN (͠≖ ͜ʖ͠≖)
-
▐▓█▀▀▀▀▀▀▀▀▀█▓▌░▄▄▄▄▄░
▐▓█░░▀░░▀▄░░█▓▌░█▄▄▄█░ _/﹋\_
▐▓█░░▄░░▄▀░░█▓▌░█▄▄▄█░ (҂`_´) ├┬┴┬┴
▐▓█▄▄▄▄▄▄▄▄▄█▓▌░█████░ ︻╦╤─ ҉ - - ├┬┴┬┴ ⇚ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐
░░░░▄▄███▄▄░░░░░█████░ _/﹋\_ ├┬┴┬┴
FIREWALL
➣ o Firewall é como se fosse um "vigilante", uma única porta de entrada em uma rede, o cara que controla o tráfego que vem de fora para dentro da rede.
➣ Filtra as portas de conexão TCP, e só !!!
➣ Filtro de Segurança
➣ NÃO é antivírus, NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mail, NÃO criptografa mensagens, NÃO impede SPAM ou PHISHING, NÃO é antispyware, etc
- ATENÇÃO ESPECIAL - NÃO é ANTIVÍRUS, NÃO DETECTA VÍRUS já instalados no PC
➣ Ajuda a bloquear a ENTRADA de vírus ou vermes (Worms)
➣Fiscal de ENTRADAS e SAÍDAS
-possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexões originadas de fora do computador do que para as conexões originadas de dentro do computador.
➣Decidi quais aplicativos podem ou não acessar a rede.
➣NÃO é monitor OU protetor de registro de sistema
➣ modo de segurança avançado do firewall : pode especificar precisamente quais aplicativos podem e não podem fazer acesso à rede, bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados.
➣ pode ser compartilhado (Q65201) (O_o) ????? (Não consigo imaginar um Firewall sendo compartilhado, mas ta nhe..)
- Existem dois tipos de firewall:
⇒ Firewall software (programa)
⇒ Firewall hardware (que é uma máquina programada para filtrar as entradas e saídas de uma rede)
- Qualquer equipamento pode ser compartilhado numa rede, e se eu tiver um firewall hardware também poderei compartilhá-lo (aliás o que é regra em redes empresariais) da mesma maneira que compartilho uma impressora, um cartão de memória, um HD, até um pendrive eu posso compartilhar.
-
Tá difícil pra todo mundo.
O richard rasmussen trocou de nome para Jayme Olveira e virou concurseiro.
Brincadeira jayme, seus comentários são show!
-
IPTables e Windows Firewall são exemplos de firewalls utilizados nas plataformas Linux e Windows, respectivamente. CORRETO (1)
Ambos os sistemas são capazes de gerenciar a filtragem de pacotes com estado (statefull) na entrada e na saída de rede CORRETO (2)
de fazer o nateamento de endereços CERTO e ERRADO, depende do sistema :) (3)
e de criar VPNs. ERRADO (4)
ERRADO
-
ERRADA
Não sei pra que tanta confusão, a justificativa da cespe resolve todos os mistérios:
"Os argumentos interpostos não se referem ao item em questão."
Agora simmm, quero ver quem vai ter dúvidas.
-
Quero um firewall desses para mim ............
-
Firewall apenas filtra.
-
Questão está correta até “...fazer o nateamento de
endereços”. Ao afirmar que o firewall é capaz de criar VPNs (Virtual
Private Networks) a assertiva torna-se incorreta. ESTRATÉGIA
-
O iptables é uma ferramenta usada para configurar o subsistema de processamento de pacotes presente no Linux, o Netfilter.
A função primária do iptables é fazer a análise do tráfego de redes recebido pelo computador, no qual é feita uma comparação com o conjunto de regras preestabelecidas nas configurações.
Ou seja, ele inspeciona todos os pacotes, verifica o enquadramento de cada um às regras e aplica uma determinada ação. O processamento dos pacotes é feito pelo iptables a partir de uma estrutura que contém suas camadas (tabelas) e cadeias (chains).
O iptables é formado pelos seguintes pacotes :
FONTES:
e-tinet.com
www.vivaolinux.com.br
-
Errado
Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática
Errado. Vamos por partes...
IPTables e Windows Firewall são exemplos de firewalls utilizados nas plataformas Linux e Windows, respectivamente. CORRETO (1)
Ambos os sistemas são capazes de gerenciar a filtragem de pacotes com estado (statefull) na entrada e na saída de rede CORRETO (2)
de fazer o nateamento de endereços CERTO e ERRADO, depende do sistema :) (3)
e de criar VPNs. ERRADO (4)
(1) É possível criar um firewall Windows baseado em regras IPTables
(2) Conforme o Jaime citou, o termo correto é stateful, mas desconsiderando o erro de grafia, até que passa...
(3) quem faz o 'nateamento' dos endereços é o serviço de roteamento. E quem faz o serviço de roteamento, não é o firewall, mas o RRAS (Remote and Router Access Service no Windows) ou IP Tables + IP Router (básico e avançado, no Linux). 'Nateamento' é a tradução dos endereços IP internos (como 192.168.0.0) para acessar a Internet com um IP válido. O IP Tables + IP Router fazem isto, mas o firewall do Windows...
(4) aqui está o 'grande erro' da questão, na minha opinião. A criação de VPNs poderá ser realizada via switches, via configuração OpenVPN no Linux, e até pelas Conexões de Rede do Windows. Como o Luís Claudio citou... firewall é firewall... E lá vem a Cespe querendo que o firewall seja antivírus, antispyware, serviço NAT, servidor VPN, etc. Basicamente, o servidor VPN é externo ao firewall.
-
Iptables é o nome da ferramenta da interface do usuário que permite a criação de regras de firewall e NATs.
O Windows Firewall é um componente do Microsoft Windows que oferece firewall e filtragem de pacotes e funções.
-
Acertei por conta do VPN no final kkkk. Será que isso cai novamente um dia ? poderia kkkkk
-
VPN'S Salvou hehe
-
Excelente comentário do Renato Mesquita:
IPTables não é um firewall, é uma ferramenta que permite a edição de tabelas de filtragem de pacote. Ele pode ser utilizado pra fabricar firewalls. Conhecimento bastante específico sobre Linux.
-
Essas questões de comparação, geralmente eu marco errado na dúvida.
Ou compara trocando os conceitos. Ou compara falando que um é melhor que o outro. Ou compara com termos que eu nao sei. Na maioria das vezes ta errado.
-
Firewall não faz criptografia, logo não faz VPN
-
O VPN no final deixa a questão errada.
-
IPTables e Windows Firewall são exemplos de firewalls utilizados nas plataformas Linux e Windows, respectivamente.(certo)
Ambos os sistemas são capazes de gerenciar a filtragem de pacotes com estado (statefull) na entrada e na saída de rede, de fazer o nateamento de endereços e de criar VPNs. (errado)
----------------------
1) O Windows Firewall é um firewall baseado em host, já o IPTables é um firewall com estado, ou seja, um firewall statefull. A afirmativa está errada quando fala ambos.
----------------------
2) Nateamento de endereços (NAT) é um recurso que permite converter endereços da rede interna em endereços da Internet, para permitir que vários computadores de uma rede interna acessem a internet utilizando um único IP válido. Trocando em miúdos: FIREWALL NÃO FAZ NATEAMENTO DE ENDEREÇOS
----------------------
3) A VPN é uma rede virtual privada e o que garante a segurança é a criptografia dos dados no tráfego. FIREWALL NÃO CRIPTOGRAFA A MENSAGEM
----------------------
*Tenha em mente que firewall é como um porteiro que só permite a entrada de pessoas autorizadas. Ele não faz nada além de receber uma lista de permissões (política de controle) e permitir ou negar o tráfego de dados, bloqueando as transmissões não permitidas.
- Não é antivírus
- Não analisa o conteúdo de mensagens de email
- Não criptografa mensagem
-
por favor. deixem em branco rss
-
FIREWALL não faz criptografia
FIREWALL não faz VPN
FIREWALL não faz nateamento (= recurso que permite converter endereços da rede interna em endereços da Internet, para permitir que vários computadores de uma rede interna acessem a internet utilizando um único IP válido).
-
"Noções de informática" dizia o edita, noções....
-
A questao explicou/definiu algo... método Nishimura nao deu certo nessa.
-
Ctrl+C do Prof. do QC:
'Nateamento' é a tradução dos endereços IP internos (como 192.168.0.0) para acessar a Internet com um IP válido. O IP Tables + IP Router fazem isto, mas o firewall do Windows...
-
Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.
OBS:
- Não é antivírus.
- Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mails.
- Não criptografa mensagem.
- Não cria VPN.
-
Firewall é um porteiro de festa. Só deixar passar quem estiver autorizado na sua lista de exceções. Ele não faz papel de anti-vírus. Bons estudos.
-
Ótimo comentário do professor!
-
- IPTables: roteamento de pacotes.
- Firewall: filtro de pacotes com base nas informações do cabeçalho (não filtra o conteúdo).
"O Stateful Packet Inspection (SPI), conhecido também como inspeção de dados, é uma poderosa arquitetura de firewall que examina os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede.
O preço elevado desta tecnologia poderá ser um fator contra mas se o seu principal objetivo é a segurança, então esta será a melhor solução. É uma tecnologia muito mais eficiente que as anteriores e com muitos menos necessidade de intervenção."
-
Gabarito: ERRADO
Apesar do sistema de firewall do Linux ser popularmente chamado de IPTables, o software que reside no kernel e realiza todas as funcionalidades de filtragem, NAT, etc é o NetFilter.
-
FIREWALL NÃO E VPN
-
Comparou errou..
-
firewal não faz nateamento
-
Firewall não faz nateamento e nem cria VPN´s.
-
Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.
O firewall ajuda a proteger contra worms e hackers.
Firewall NÃO faz: NATEAMENTO de endereços; cria VPN; analisa o conteúdo de mensagens de e-mails; criptografa mensagem; não é ANTIVÍRUS.
-
Cespe ta achando que sou professor de informatica?
-
ERRADO.
Firewall NÃO faz nateamento nem cria VPN.
-
Achei essa explicação!
"O iPtables não é essencialmente um firewall, mas um programa que, por meio de seus módulos, possibilita ao usuário configurar o kernel Linux e o conjunto de regras do filtro de pacotes — função típica do firewall."
Fonte: https://e-tinet.com/linux/firewall-iptables/
-
O iptables é um programa escrito em , utilizado como ferramenta que configura regras para o na tabela de , utilizando os módulos e do (versão 2.3.15 ou posteiro). As configurações de feitas ficarão guardadas no , logo serão perdidas quando o sistema for reiniciado. O iptables-save e iptables-restore ficam responsáveis por salvar as configurações e restaurá-las.
-
O NAT é um protocolo que permite uma rede de computadores ficar conectada
a internet usando um único IP real. Ele faz a tradução entre os IPs roteáveis
(externos) e IPs não roteáveis (Internos).
Uma VPN é uma ferramenta que garante a segurança do acesso remoto por
meio da criptografia. A VPN criptografa os dados trafegados num acesso remoto. É
comum em prova fazer referência a VPN como tunelamento ou acesso Tunelado.
Quando uso uma VPN é como se eu criasse um túnel por meio da Internet, porque,
devido à criptografia, as informações vão passar pela Rede Pública (Internet) sem
que ninguém de fora consiga visualizá-los.
IpTables são programas que permitem ao usuário programas as regras de
Firewall no Linux.
-
Tomei no statefull
-
acertei pq firewall não cria VPN´S. Se fosse para comparar IPTables com firewall tinha tomado kk
-
❌Gabarito Errado.
IPTables são programas que permitem ao usuário programar as regras de Firewall no Linux.
-
O firewall realiza filtragem dos pacotes de dados. Permitindo ou negando;
Eles NÃO criam VPNs.
-
Informática é vapo atrás de vapo. Oh moléstia.
-
VPNs NÃO papai.
-
Dúvida: Veja o que diz a questão "Ambos os sistemas são capazes de gerenciar a filtragem de pacotes com estado (statefull)..." No meu caderno de informática escrevi que existem dois tipos de firewalls: Um que Filtra pacotes e outro chamado statefull. Por isso marquei errado. Mas quando vim nos comentários percebi que estou errada. Alguém me ajuda? rsrsrs
-
Eles NÃO criam VPNs.
-
VPN negativo, Nateamento negativo.. Teria que ter um equipamento especifico para esse tipo de configuração,impossivel fazer pelos sistemas operacionais atraves do IPTables e Windows Firewall, ainda mais (stateful), não tem capacidade de filtragem nesse nível.
kk Cespe né, brinca com o candidato !!
ERRADA
-
O iptables não é essencialmente um firewall, mas um programa que, por meio de seus módulos, possibilita ao usuário configurar o kernel Linux e o conjunto de regras do filtro de pacotes — função típica do firewall.
-
O QUE O FIREWALL NÃO CONSEGUE FAZER:
❌ não estabelece política de comportamento;
❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);
❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;
❌ não faz varredura em anexo de e-mail;
❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;
❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs;
❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede; e
❌ não criptografa documentos.
[...]
Bons Estudos ❤
-
Firewall não faz quase nada. Se colocar que o firewall faz alguma coisa tem grandes chances de estar errado
-
vai nessa..
-
Gab. E
Resumo sobre firewall:
O que é firewall: um filtro de conexões da rede interna ou externa. Pode ser um equipamento (hardware) ou um programa (software) ou combinação.*
Firewall implementa uma política de controle de TRÁFEGO e não de comportamento.
O que ele faz: impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão. / - permite ou nega o acesso às portas TCP . / - pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta(roteamento). / Pode ajudar contra infestação de worms porque fecha as portas que eles utilizam para se reproduzir pela rede.
O que ele NÃO faz:
- NÃO analisa o conteúdo dos pacotes de dados/ NÃO é antivírus (cespe ama dizer que é!)/ NÃO é antispam/ NÃO é antispyware/ NÃO bloqueia anexos de e-mails/ NÃO criptografa mensagens de e-mail; Nenhum firewall cria VPNs; Não detecta sniffers
#4passos
-
Gabarito: Errado
Firewall não cria VPN, esse é maior erro da questão, o VPN é externo ao firewall.
-
gabarito errado !
indo direto no ponto !
O firewall realiza filtragem dos pacotes de dados. Permitindo ou negando;
Eles NÃO criam VPNs.
-
SIMPLES.... FIREWALL NÃO CRIA VPN.
-
Firewall não cria VPN.
-
IPTables não é um firewall, é uma ferramenta que permite a edição de tabelas de filtragem de pacote. Ele pode ser utilizado pra fabricar firewalls. Conhecimento bastante específico sobre Linux.
Errado
-
1) FIREWALL - Não cria VPN
2) IPTables - É uma ferramenta que edita tabela de filtragem de pacotes e PODE ser utilizado para fabricar firewall
-
Acrescentando:
Firewall não cria VPNs