SóProvas


ID
1043488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de noções de informática, julgue o  item a seguir.

Em computadores com sistema operacional Linux ou Windows, o aumento da memória virtual possibilita a redução do consumo de memória RAM em uso, o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador, uma quantidade maior de programas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Aumentar a memória virtual não reduz o consumo de memória RAM. A gente pode considerar o seguinte...

    Tudo que está sendo executado no computador, seja um programa ou até mesmo um arquivo aberto, é mantido na memória RAM. Só que, quando o usuário exagera e abre muitos programas ou arquivos ao mesmo tempo, a memória RAM não consegue mais dar conta de tanta coisa. É aí, e somente aí, que a Memória virtual entra em ação. Ou seja, ela é como uma reserva pra ser utilizada em último caso. Trata-se de uma solução emergencial, lenta, muuuuuito lenta, já que a Memória virtual é criada (usualmente) numa área do HD, o que significa que não terá o mesmo desempenho da RAM, que é muito rápida e só fica atrás das memórias cache e dos registradores em termos de velocidade.

    Portanto, mesmo que aumentemos a memória virtual, isso não vai afetar o consumo da memória RAM, já que os dados não são divididos entre as duas, exceto quando a memória RAM já tiver sido plenamente utilizada.
  • O uso de memoria virtual em nenhum momento melhora o desempenho do computador, apenas possibilidade que a CPU tenha memoria para trabalhar para que o computador não “trave”. No Windows 7 temos o recurso ReadyBoost que pode acelerar o computador, usando espaço de armazenamento na maioria das unidades Flash USB e cartões de memoria flash, ou seja em alguns Pen-Drivers este recurso não o recurso de memoria virtual.

    http://www.alissoncleiton.com.br/lerConteudo.php?news=197
  • Errado. A memória virtual é usada em apoio à memória RAM. Quando a memória RAM está ‘cheia’, a memória virtual é acionada.
    No Windows é o arquivo pagefile.sys. No Linux é a partição de troca (SWAP)
  • Em computadores com sistema operacional Linux ou Windows, o aumento da memória virtual possibilita a redução do consumo de memória RAM em uso, o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador, uma quantidade maior de programas.


     redução do consumo de memória RAM em uso --> FALSO. NA VERDADE, QD ESTA MEMÓRIA ESTÁ CHEIA, AI SIM, UTILIZA-SE A MEM VIRTUAL.

    o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador --> FALSO. ESTA MEMÓRIA É EXECUTADA SOMENTE DEPOIS DA MEM RAM SER TOTALMENTE OCUPADA.


  • A memória virtual é uma extensão da memória principal no disco rígido. 

  • A memória Virtual só é utilizada após a memória Ram estar toda cheia.

  • Prezados,
    O aumento da memória virtual ( memória ROM que é utilizada como RAM ) não reduz o consumo da memória RAM. 
    Devido a baixa velocidade da ROM , o sistema operacional sempre vai usar prioritariamente a RAM, e usar a ROM só quando não tiver mais RAM disponível.

    Portanto, questão errada.


  • Não necessariamente Márcio Canuto.

    Não "toda cheia" 100% da memória.

    Arquivos de dados muito grandes, que não seria interessante que ficassem armazenados na memória RAM,  devido a pouco espaço, ficam armazenados na memória virtual, onde os arquivos são acessados em quantidade menor diante aos que estão armazenados na memória RAM. por exemplo quando você converte arquivo de vídeo em um software que não bloqueio o arquivo para a edição por exemplo, este arquivo pesado vai para a memória virtual.(Os conversores de vídeo não trabalham desta maneira em sua maioria, isto é um exemplo).

     

    Se você usa o sistema Windows vá em gerenciador de tarefas, depois no guia memória e você verá que está utilizando bastante memória virtual neste momento mesmo sem ter sequer usado 90% da sua memória RAM. O erro da questão está em dizer "reduz o consumo de memória RAM". Recorre ao cnsumo de memória virtual, quando não há espaço na memória RAM para alocar uma quantidade específica de dados de uma aplicativo que não pode ser distribuído.

  • Simples, Windows NÃO executa programas em paralelo...

  • Quando a memória RAM está "SOCADA", a memória virtual é acionada memória lenta para o computador não travar.

  • O aumento da memória virtual ( memória ROM que é utilizada como RAM ) não reduz o consumo da memória RAM. 
    Devido a baixa velocidade da ROM , o sistema operacional sempre vai usar prioritariamente a RAM, e usar a ROM só quando não tiver mais RAM disponível.

    Portanto, questão errada.

    Autor:Leandro Rangel

  • Confundi memória RAM, ROM e Cache:

     

    Memória virtual é a ROM, que só é usada qdo a RAM estiver cheia.

    A ROM é apagada sempre que o PC é desligado.

     

    CACHE:

    Antes de falar sobre a memória cache é preciso entender o funcionamento básico do processador. A CPU (Central Processing Unit) trabalha diretamente com a memória RAM. Assim, todos os dados processados pelo chip são enviados pelos módulos de memória RAM.

    Acontece que a memória RAM é muito mais lenta do que o processador. Em outras palavras, ele processa dados mais rápido do que a memória RAM pode enviar. Isso resulta em longos períodos de ociosidade e, consequentemente, desperdício de capacidade do processador.

    Para resolver esse problema e fazer com que a CPU trabalhe com a força máxima possível, foi criada a memória cache. Ela é muito mais rápida que a memória RAM e tem a função de fornecer as informações mais cruciais para o processador.

    Isso evita que a unidade de busca do processador tenha que “visitar” várias vezes a memória RAM para buscar informações. Isso seria uma grande perda de tempo.

    Como visto, esse tipo de memória possui alta velocidade e tem por função armazenar dados e instruções que a CPU poderá precisar em breve. Ela possibilita que o processador trabalhe com toda a capacidade e tenha o mínimo de tempo ocioso possível.

    Cada fabricante utiliza a memória cache de uma forma diferente. Isso também pode variar de acordo com a microarquitetura usada no chip. No entanto, o padrão é que, quando a CPU precisa buscar a sua primeira instrução, ela terá de ir até a memória RAM, visto que a memória cache estará vazia.

  • GABARITO: ERRADO

    A memória virtual é um espaço de memória criado por software em unidades de disco para AUXILIAR nas tarefas realizadas pelo computador.

    A MEMÓRIA VIRTUAL AUXILIA NO TRABALHO DA MEMÓRIA RAM.

  • O comentário do usuário "Davi Luiz Gruhn" na data 31/07/2018 está COMPLETAMENTE ERRADO caros estudantes! Tomem cuidado com tal postura, pois é uma tática deslealcom aqueles que buscam completar as informações! Brasil acima tudo! Deus acima de todos!
  • Até aqui tem propaganda eleitoral!

  • EM MIUDOS A MEMÓRIA "RAM" SÓ SERÁ USADA EM ULTIMO CASO, GUANDO NÃO TIVER MAIS MEMÓRIA.

  • deveria ter a possibilidade de denunciar alguns comentários que são totalmente maldosos em suas respostas.
  • Gabarito: Errado

    Comentário: A memória virtual é um recurso que permite utilizar uma memória secundária de maneira similar a memória RAM, porém de maneira muito mais lenta. Só será utilizada quando a memória RAM estiver sobrecarregada.

  • PQP!!!!!!!!.....Quem odeia o CESPE deixa o seu like aqui.

  • memória virtual é importante porque, assim que o SO percebe que a memória RAM está sem espaço, ele passa a executar os programas nela (na memória virtual). Ou seja, a memória virtual pode ser considerada uma reserva da memória RAM. Dessa forma, ela estende a quantidade de memória disponível para dados temporários.

  • Inacreditável o comentário do David luis ghun, totalmente errado.
  • Errado. A memória virtual é usada em apoio à memória RAM. Quando a memória RAM está ‘cheia’, a memória virtual é acionada.

    No Windows é o arquivo pagefile.sys. No Linux é a partição de troca (SWAP)

  • para quem estuda direito, é só lembrar que a memória virtual é semelhante ao direito penal, ou seja, ultima ratio.

  • o computador só usará a memória virtual quando sua memória principal(RAM) estiver sobrecarregada. Aí ela usa a virtual de forma complementar.

  • Professor Victor Dalton, do direção cursos:

    A memória virtual não necessariamente aumenta a velocidade nem distribui melhor as funções. Exemplo: Em uma fábrica, se duas pessoas carregam uma caixa, ela se torna mais leve e eles a levam mais rapidamente. Porém, se no mesmo escritório um funcionário precisa elaborar um relatório, o outro que é chamado para ajudar não pode fazer muito mais do que ficar olhando e, assim, não há ganho de velocidade.

  • MEMÓRIA VIRTUAL É MEMÓRIA DE APOIO, OU MEMÓRIA COMPLEMENTAR. USADA, GERALMENTE, QUANDO A MEMÓRIA RAM ESTÁ SOBRECARREGADA. É UM DOS ÚLTIMOS RECURSOS.

  • Não há distribuição.

    Só é acionada, quando a RAM tá cheia.

  • APENAS SE UTILIZA A MEMÓRIA VIRTUAL QUANDO A RAM ESTIVER SOBRECARREGADA...

  • Em computadores com sistema operacional Linux ou Windows, o aumento da memória virtual possibilita a redução do consumo de memória RAM em uso, o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador, uma quantidade maior de programas.

    Nessa questão, a técnica do professor de informática, Nishimura, não funciona, ou seja, faz parte da exceção dos 5%.

  • Usou Memória Virtual? Deu ruim na RAM!

  • A memória virtual só é acionada após a sobrecarga na memória ram.