SóProvas


ID
1043497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     No dia 6 de junho, os protestos começaram no centro de São Paulo, com cerca de cento e cinquenta pessoas. As quatro manifestações seguintes atraíram a atenção nacional. No dia 17, manifestantes de outras capitais aderiram às manifestações. Também começam atos em Viçosa e Votuporanga. O dia 20 de junho foi o auge dos protestos. Logo depois, as autoridades começam a baixar as tarifas de transporte. Seis dias depois, as maiores manifestações se concentraram nas cidades que receberam jogos da Copa das Confederações, como Belo Horizonte.

                                                                  O Estado de S.Paulo, 30/6/2013, p. A10 (com adaptações).

Considerando o texto acima e a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o  item.

Ainda que as opiniões sobre as manifestações de junho de 2013, no Brasil, se distingam em vários aspectos, os analistas políticos convergem para o seguinte entendimento: essas manifestações populares em nada diferem dos movimentos das Diretas-Já e dos Caras-Pintadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

     Segundo os cientistas políticos, as manifestações populares que tomaram as cidades brasileiras em junho de 2013 não podem ser comparadas com outros movimentos políticos de nossa história recente, como as Diretas-Já (que mobilizou milhares de pessoas em prol da realização de eleições diretas para Presidente da República em 1984, com a consequente reabertura democrática após o regime militar) e os Caras-Pintadas (nome dado à massa de jovens que foram às ruas em 1992 exigir o impeachment do então Presidente Fernando Collor de Mello após a divulgação de diversos atos de corrupção). A principal diferença reside na ausência de um propósito específico nessas manifestações contemporâneas. Elas começaram como um ato contra o aumento das tarifas do transporte público e transbordaram como uma revolução contra todas as mazelas da população brasileira, como a falta de investimentos na educação e na saúde, a alta carga tributárias, os gastos com os eventos esportivos internacionais, a corrupção etc..
    http://www.estudeatualidades.com.br/2013/07/comentarios-a-prova-da-policia-federal/
  • Gabarito:E
    As manifestações ocorridas em junho de 2013 diferem se das demais por diversos motivos, entre eles estão: Transporte, educação, qualidade FIFA na saúde, basta a corrupção. Foi uma manifestação apartidaria, envolvimento participativo através de redes sociais, sem representantes nominalmente conhecido...
    Fonte: VerasNews

    Abraço,
    Jefferson Silva
  • Convergir é tender, dirigir-se,concorrer...Divergir é desviar, discordar...
  • Resposta: se diferem, basicamente, na forma como foram organizadas e no motivo de sua organização.

    Relembre:

    Uma onda gigante de protestos avança pelo país e ontem varreu pelo menos 10 capitais e algumas dezenas de cidades do interior. Nos bastidores políticos e dos próprios movimentos, era inevitável a comparação com os dois maiores movimentos populares ocorridos no país nos últimos 30 anos: o Diretas Já, que em 1983 e 1984 pedia eleições diretas no Brasil, e o dos caras-pintadas, que mobilizou os estudantes no decorrer de 1992 pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Desta vez, porém, os manifestantes, convocados 100% pelas redes sociais, não querem ir às urnas nem derrubar a presidente Dilma Rousseff. O estopim do momento são os reajustes da passagem de ônibus e os gastos excessivos com a Copa do Mundo e a Olimpíada.

  • Há várias diferenças entre os movimentos citados, de modo que a questão está errada. Os movimentos diretas já e caras pintadas tinham objetivos bastante específicos: eleições diretas para presidente e impeachment do ex-presidente Collor. Já os movimentos de junho, embora tenham tido como estopim um fato específico – aumento das tarifas de ônibus –, não tiveram uma demanda específica como sendo a principal. Foi um movimento apartidário que congregou insatisfações gerais com problemas no Brasil, como a corrupção, os gastos excessivos com a Copa do Mundo de 2014, dentre outros, e que não tinha liderança conhecida. Outra diferença foi a utilização de redes sociais para mobilizar as pessoas, o que obviamente não aconteceu nos outros dois movimento citados, que ocorreram em 1984 e 1992 respectivamente. 


    Resposta: Errado