SóProvas


ID
1043509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     No dia 6 de junho, os protestos começaram no centro de São Paulo, com cerca de cento e cinquenta pessoas. As quatro manifestações seguintes atraíram a atenção nacional. No dia 17, manifestantes de outras capitais aderiram às manifestações. Também começam atos em Viçosa e Votuporanga. O dia 20 de junho foi o auge dos protestos. Logo depois, as autoridades começam a baixar as tarifas de transporte. Seis dias depois, as maiores manifestações se concentraram nas cidades que receberam jogos da Copa das Confederações, como Belo Horizonte. 

                                                                  O Estado de S.Paulo, 30/6/2013, p. A10 (com adaptações).

Considerando o texto acima e a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o  item.


A condenação dos gastos feitos pelo Brasil para sediar duas grandes competições promovidas pela FIFA, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, tornou-se bandeira presente em muitas das manifestações a que o texto alude, algumas das quais transformadas em atos de violência e vandalismo.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Considerando as necessidades mais prementes da população, os manifestantes entenderam que os investimentos públicos destinados às obras ligadas à Copa do Mundo são desproporcionais e demonstram um foco da corrupção instalada nos altos Poderes da República. Infelizmente, tais insurreições populares foram acompanhadas de atos de vandalismo e depredação sem qualquer justificativa, o que levou a um decréscimo no apoio e no reconhecimento das razões dos manifestantes por significativa parcela dos cidadãos.

    http://www.estudeatualidades.com.br/2013/07/comentarios-a-prova-da-policia-federal/
  • correta, porem o que eles fizeram foi aproveitar o momento de visibilidade que os acontecimentos lhe dariam por isso que teve essas manifestações. mas se você parar pra pensar porque que o povo não protestou logo no começo quando estavam decidindo fazerem esses eventos, pois reclamar das coisas agora é só um atraso ja ta quase tudo feito aí com nosso dinheiro porque  protestar por saúde educação e etc... , toda hora é o momento pois o que muda é só o governo e não as atitudes deles.