-
Item Errado!
A questão erra ao incluir a Comunicação Administrativa, que não faz parte da comunicação integrada.
A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).
É um trabalho em conjunto da assessoria de imprensa, do departamento de publicidade, do Marketing, da comunicação interna, etc.
Bom estudo :)
-
Na verdade, eu acho que a questão erra quando afirma que a comunicação integrada é um dos gêneros da comunicação organizacional. Sendo que na verdade é o contrário.
-
Na verdade, a comunicação integrada não é um dos gêneros da com. organizacional.
A CI engloba um composto de comunicação que se desdobra na comunicação organizacional. Esta, por sua vez, se divide em subáreas: comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação interna e comunicação administrativa.
Portanto, a questão também erra ao não citar a com. mercadológica.
Bons estudos!
-
"Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação institucional".
(Margarida Kunsch, Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada)
-
A questão está errada, não por incluir a comunicação administrativa como parte da Comunicação Integrada pois, como alguns colegas já colocaram, está correto.
A questão erra ao considerar a Comunicação Institucional como parte da Com. Integrada. Porém, Comunicação Organizacional, Institucional e Corporativa são conceitos análogos. Logo, é a Comunicação Integrada que faz parte da Institucional, não o contrário.
-
Segundo Kunsch (Planejamento das Relações Públicas - comunicação Integrada - 1997) A Comunicação Organizacional está dentro da Comunicação Integrada e não o contrário.
-
A "Comunicação Organizacional Integrada" é constituída pelos segmentos:
1) Comunicação Administrativa: processada dentro da organização, viabiliza o sistema organizacional e comunicacional. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas em relação a diversos públicos.
2) Comunicação Interna: sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento. Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de
informações e de experiências e à participação de todos os níveis.
3) Endomarketing: consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes.
4) Comunicação Institucional: difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e praticas de uma organização. Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização. Está relacionada com prestígio e reconhecimento social.
5) Comunicação Mercadológica: compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.
Fonte: Margarida Kunsch (ECA/USP)
-
Errada.
Resumindo: comunicação integrada não é "gênero", mas sim uma "característica" da comunicação organizacional dentro de um planejamento estratégico.
-
A questão fez uma salada aí para confundir.
Margarida Kunsh
Comunicação Integrada =
1-Comunicação Institucional;
2-Comunicação Interna;
3-Comunicação Mercadológica;
4-Comunicação Administrativa.