SóProvas


ID
1048495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens de 67 a 72, relativos a impactos no patrimônio de uma companhia aberta.

Uma empresa que fabrique e venda eletrodomésticos com garantia contra prováveis defeitos, se julgar provável que tais defeitos venham a ocorrer em alguns itens, deve registrar uma provisão para garantias, a qual, simultaneamente, reduzirá o resultado da empresa e aumentará o valor dos seus passivos exigíveis.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade seria uma conta de passivo mesmo,segundo entendimento do cpc a palavra provisão agora só é usada para o passivo sendo que no ativo se usa perdas estimadas.Consoante a isso essa provisão se caracteriza como uma perda provavel e uma obrigação para a empresa portanto será registrada no passivo como provisão para garantia.

  • CPC 25:

    (a) provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação;

  • Para visualizarmos os lançamentos, ficaria assim:

    D - Despesas com provisão para garantia (D-resultado)

    C - Provisão para garantia (PC)


    Se houvesse necessidade de reparos, se acionassem a garantia:

    D - Provisão para garantia (PC)

    C - Desembolso de caixa ou baixa do ativo (AC)

  • CPC 25 

    Exemplo 1 – Garantia


    Um fabricante dá garantias no momento da venda para os compradores do seu produto. De acordo com os termos do contrato de venda, o fabricante compromete a consertar, por reparo ou substituição, defeitos de produtos que se tornarem aparentes dentro de três anos desde a data da venda. De acordo com a experiência passada, é provável (ou seja, mais provável que sim do que não) que haverá algumas reclamações dentro das garantias


    Obrigação presente como resultado de evento passado que gera obrigação – O evento que gera a obrigação é a venda do produto com a garantia, o que dá origem a uma obrigação legal. 


    Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação – Provável para as garantias como um todo 


    Conclusão – A provisão é reconhecida pela melhor estimativa dos custos para consertos de produtos com garantia vendidos antes da data do balanço


    Quando há várias obrigações semelhantes (por exemplo, garantias sobre produtos ou contratos semelhantes), a avaliação da probabilidade de que uma saída de recursos será exigida na liquidação deverá considerar o tipo de obrigação como um todo. Embora possa ser pequena a probabilidade de uma saída de recursos para qualquer item isoladamente, pode ser provável que alguma saída de recursos ocorra para o tipo de obrigação. Se esse for o caso, uma provisão é reconhecida (se os outros critérios para reconhecimento forem atendidos).  


    Registro(Constituição) de Provisão:

    C - Provisão (Aumenta passivo)

    D - Despesa (Reduz resultado)


    Gab: C

  • Se PROVAVELMENTE requerer saída de recursos, deverá a provisão ser  RECONHECIDA e DIVULGADA em nota explicativa.

    D – Despesa com provisão (Diminuição do Resultado)
    C – Provisão para Garantias (Aumento do Passivo)

  • RESPOSTA C

    D - Constituição de Provisão para Garantia de Produtos (Conta de Resultado)

    C - Provisão para Garantia de Produtos (Passivo Circulante)

    Prova: CFC - 2013 - CFC - Bacharel em Ciências Contábeis - 1º Exame [...] Uma sociedade empresária reconhece uma provisão para garantias concedidas aos clientes, no mesmo período em que são registradas as vendas. Apesar de não ser possível prever o valor exato a ser gasto no futuro, com cada cliente, a provisão é constituída e o valor da provisão é calculado com base nas melhores estimativas disponíveis, e em bases confiáveis.

    #SEFAZ-AL

  • Probabilidade de saída de recursos

    Provável - Reconhece-se uma provisão

    Possível - Passivo contingente divulgado

    Remota -Passivo contingente não divulgado

  • Certo

    CPC 25

    D - Despesa

    C - Provisão

  • A questão está certa! Pois, no momento do registro da provisão para garantias, há o reconhecimento de uma perda (pois ela foi considerada provável). Tal fato impacta negativamente o resultado do exercício por se tratar de uma despesa, além de aumentar o valor do passivo exigível, pois será reconhecida uma obrigação.

    Prof. Gilson Nogueira.

  • No momento da constituição da provisão:

    Há o reconhecimento de uma perda;

    O fato impacta negativamente o resultado do exercício;

    AUMENTA o valor do passivo exigível, pois será reconhecida uma obrigação.

    PORTANTO, GABARITO CORRETO.

  • Outra semelhante:

    (CESPE/2016) Caso determinada sociedade empresária estime uma provisão, em virtude de garantia oferecida por problema no funcionamento inadequado de produto vendido, essa sociedade deverá reconhecer um passivo e uma despesa no momento da venda, pelo valor estimado. (C)

    No momento da venda:

    D - Despesa com provisão (reconhecimento despesa)

    C - Provisão para garantias (reconhecimento passivo)

  • Correto.

    As provisões (que são as contas de passivo cujo reconhecimento é provável) devem ser contabilizadas no passivo tendo como contrapartida uma conta de resultado (despesa, no caso). Caso seja necessário o desembolso no futuro, credita-se as contas dos disponíveis(caixa e BCM) e debita-se a provisão.

  • Alguém sabe me falar onde no CPC 25 fala que a contrapartida do Crédito no Passivo vai ser uma despesa?

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  CPC 25 / Prof. Gilmar Possati

    No momento da constituição da PROVISÃO para garantias, há o reconhecimento de uma perda (pois ela foi considerada provável). Tal fato impacta negativamente o resultado do exercício, além de aumentar o valor do passivo exigível, pois será reconhecida uma obrigação.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Segundo o CPC 25, Ativo Contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos  não  totalmente  sob  controle  da  entidade.  Referida  Norma  estabelece  que  os  ativos contingentes não devem ser contabilizados (reconhecidos nas demonstrações contábeis), uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado. 

    ===

    Q335545 As provisões são obrigações presentes que devem ser reconhecidas como passivos, desde que se possa fazer uma estimativa razoável do seu valor. Os passivos contingentes, no entanto, por representarem obrigações possíveis ou obrigações que não atendem aos critérios de reconhecimento estabelecidos pelo CPC, não são reconhecidos como passivos na contabilidade. (CERTO)

    ===

    Reversão de provisão

    Quando há uma reversão de provisão temos o reconhecimento de uma receita (crédito em conta de resultado) e a baixa da provisão anteriormente constituída (débito em conta do passivo). 

  • CERTO

    Conceito de Provisão = são OBRIGAÇÕES(passivo) presentes, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos, e que possuem prazo ou valor incerto.

    ______________________________

    Qualquer Provisão REDUZIRÁ o P.L 

    CONTABILIZAÇÃO DE PROVISÃO:

    D - DESPESA COM PROVISÃO (despesa)

    C - PROVISÃO (passivo exigível)