- 
                                Antes do empenho tem-se a fixação.....e já ocorre a variação.
                            
- 
                                Gabarito: Errado Reconhecimento das variações patrimoniais: A contabilidade aplicada ao setor público é um dos ramos da ciência contábil, e, como qualquer ramo  dessa  ciência,  deve  observar  os  princípios  de  contabilidade  da  competência  e oportunidade, além dos demais princípios. O  princípio  da  competência  estabelece  que  as  receitas  e despesas  deverão  ser  incluídas  na apuração  do  resultado  do  período  em  que  ocorrerem,  independentemente  do  recebimento  ou pagamento,  e  o  princípio  da  oportunidade  dispõe  que  os  registros  no  patrimônio  e  das  suas mutações devem ocorrer de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Assim, segundo os princípios contábeis, a variação patrimonial aumentativa deve ser registrada no  momento  da  ocorrência  do  seu  fato  gerador,  independentemente  de  recebimento,  e, analogamente, a variação patrimonial diminutiva deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do pagamento e da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.  Fonte: MCASP Volume II - 5ª edição
- 
                                O reconhecimento da variação patrimonial pode ocorrer em três momentos: para a variação patrimonial aumentativa, antes, depois ou no momento da arrecadação da receita orçamentária e para a variação patrimonial diminutiva, antes, depois ou no  momento da liquidação da despesa orçamentária, conforme os exemplos abaixo:  
 FONTE: MCASP PARTE II, pág. 27  
 
 OBS: o manual colocou vários exemplos sobre a citação acima. Não os colei aqui, por questão de espaço, mas quem quiser aprofundar os estudos basta consultar o MCASP, procedimentos patrimoniais, da pág. 27 em diante. 
- 
                                Acredito que a variação patrimonial diminutiva não poder ser reconhecida só antes do empenho, já que este é o fato gerador da despesa orçamentária. Se for empenhada e não liquidada, a despesa ainda assim é reconhecida e pode passar para o exercício seguinte como restos a pagar não processados. Se ela nem chegar a ser empenhada, é cancelada e não passa para o exercício seguinte. 
- 
                                As normas contábeis preveem sim... por exemplo a depreciação, é vpd e não precisa de empenho, pois não envolve conta financeira. 
- 
                                Exemplo  de reconhecimento de  variação patrimonial diminutiva antes do empenho e liquidação:   O Provvisionamento do 13º salário e das férias deve ocorrer a cada mês trabalhado. assim, a variação patrimonial diminutiva deve ser reconhecida mensalmete. o empenho, a liquidação e o pagamento da despesa orçamentária só ocontecerão( de praxe ) no mês do pagamento.   Fonte: Carvalho, Desusvaldo. Manual de contabilidade pública.-2.ed.- Rio de janeiro: Elsevier,2014. 
- 
                                Um exemplo, conforme MCASP 2017:   Reconhecimento da VPD antes da ocorrência da liquidação da despesa orçamentária   O 13° salário, a ser pago no final do ano, deve ser reconhecido a cada mês trabalhado, ou seja, uma variação patrimonial diminutiva deve ser reconhecida mensalmente, mas o empenho, liquidação e pagamento da despesa orçamentária só acontecerá no mês do pagamento:   D 3.1.1.1.x.xx.xx Remuneração a Pessoal Ativo Civil – Abrangidos pelo RPPS - Variação Patrimônial Diminutiva
 C 2.1.1.1.1.xx.xx Pessoal a Pagar – 13º Salário (P) - Ativo
   No mês do pagamento, então, haverá o registro da despesa orçamentária.   a. No empenho da dotação orçamentária:   D 2.1.1.1.1.xx.xx Pessoal a Pagar – 13º Salário - Passivo e Patrimônio Líquido
 C 2.1.1.1.1.xx.xx Pessoal a Pagar – 13º Salário - Passivo e Patrimônio Líquido
   c. Na saída do recurso financeiro:   D 2.1.1.1.1.xx.xx Pessoal a Pagar – 13º Salário - Passivo e Patrimônio Líquido
 C 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional - Ativo