SóProvas


ID
1049416
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O feriado estadual de 3 de outubro no Rio Grande do Norte corresponde à data

Alternativas
Comentários
  • Letra A,  resposta correta  referente ao massacre  de  fieis católicos em  uruaçu, comunidade de São Gonçalo do Amarantes.

  • http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/10/conheca-historia-dos-martires-de-cunhau-e-uruacu-no-rn.html

  • Atenção ao detalhe da questão: A letra A só está correta porque a questão faz referência a data, 03 de outubro, que foi exatamente a data massacre de Uruaçu, 03 de outubro de 1645. Mas se a questão perguntasse a que o feriado faz referência, a questão estaria anulada, pois teríamos a opção A e C, como podemos ver na lei, pois trata-se de memória aos dois martírios, Uruaçu e Cunhau.

    LEI Nº. 8.913, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2006

    Declara Feriado Estadual o Dia 03 de Outubro, Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

    A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º. É declarado feriado estadual o dia 03 de outubro, para culto público e oficial dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

    Art. 2°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

     

  • Gab. "A". Sob o comando deJacob Rabbi e um grupo de índios janduís e potiguares, além de soldados holandeses, chegaram ao engenho Cunhaú, atual município de Canguaretama, em 15 de julho de 1645. Ele se apresentou como emissário do Supremo Conselho Holandês de Recife e convocou a população para uma reunião, após a missa do dia seguinte, dia 16, um domingo, na capela de Nossa Senhora das Candeias. Conhecido dos moradores de Cunhaú, Rabbi era sinônimo de ódio e destruição por onde passava, provocando temores dos moradores.

    Rabi conduziu para o Castelo de Keulen(como foi chamada a Fortaleza dos Reis Magos na ADM dos Holandeses) cinco reféns, Estevão Machado de Miranda, Francisco Mendes Pereira, Vicente de Souza Pereira, João da Silveira e Simão Correia. Em Keulen estavam presos Antônio Vilela Cid, seu filho Antônio Vilela, o Moço, e João Lustau Navarro. E refugiados, temendo a indiada feroz, encontravam-se o Padre Ambrósio Francisco Ferro, vigário de Natal, Francisco de Bastos, José do Porto (tinha um porto de pesca no rio Ceará-Mirim) e Diogo Pereira. Era o 1o de outubro. No dia 2 chegou o conselheiro Adriaen Bullestraeten. Na manhã de 3 de outubro de 1645 foram esses doze homens levados Potengi acima, até Uruaçu. Viram logo duzentos indígenas e Antônio Paraupaba escaramuçando num cavalo alegremente. Desceram todos e foram mortos, com refinamentos de tortura.

  • O massacre de uruaçu ocorreu no dia 03 de outubro de 1645. 

    Letra "a".

  • 16 de julho: massacre de Cunhaú.

    3 de outubro: massacre de Uruaçu.