SóProvas



Prova FCC - 2013 - AL-RN - Analista Legislativo - Engenharia Civil


ID
349785
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português

Atenção: O texto abaixo refere-se a questão.

Código é poesia

     A expressão, usada como slogan pela plataforma Wordpress, é controversa. Comparar a nobre arte poética com a técnica da programação parece sacrilégio.
      Código é frio e calculado, precisa ser objetivo, não pode dar margem a interpretações. O que isso tem em comum com a artesania de palavras que compõe um verso?
       A relação entre as duas áreas tem origens medievais. Até o século 12 não se calculava com números na Europa. Para isso existiam os ábacos. Derivados do sistema romano, números eram apenas um tipo de letra usada para registrar quantias.
   Entre as muitas invenções estão a Álgebra e os Algoritmos que, com equações algébricas, usam expressões para realizar operações. Também sintéticas, essas frases em línguas estranhas (SQL, JavaScript, HTML) têm sintaxe, ortografia e métricas precisas.
       A semelhança entre código e poesia vai além de sintaxe e frases curtas. Ambas têm propósito, sentido e estrutura. Por motivos diferentes, precisam ser elegantes e concisas.
      Bom código, como boa poesia, não "acontece" naturalmente, nem pode ser gerado a partir de dicionários de rimas. Demanda disciplina, talento e trabalho duro. Algoritmos bem desenvolvidos, como poesias bem escritas, seguem fluxos naturais de ideias. Tudo neles parece estar no lugar correto, nada pode ser removido, cada linha emenda naturalmente na próxima.
     O fluxo de operações não é determinado pela estrutura gramatical, mas pela forma com que cada ideia se conecta à seguinte, complementando a anterior. Linhas de código, como versos, fazem referências cruzadas, em que cada parte amplifica e sintetiza o que a antecedeu.
     Muitos preguiçosos autointitulados poetas apenas por serem capazes de rimar as palavras no fim de duas linhas se espantam porque ninguém suporta lê-los ou ouvi-los. Dodecassílabos, alexandrinos, heroicos ou redondilhas, poemas precisam de estrutura. Como eles, os novos programas computacionais e sonetos algorítmicos demandam estruturas e métodos para serem devidamente apreciados.
     Programar websites e aplicativos é complexo, mas não é impossível, nem restrito a mentes brilhantes e especiais. Da mesma forma que todos podem escrever, todos podem programar. Com engenho e arte, novos talentos podem fazer o que Chico, Caetano e Gil fizeram com os versos da nossa música. Mas só se poderá cultivá-los quando o preconceito que se tem com relação aos desenvolvedores for substituído pela admiração que temos por quem garimpa a beleza oculta na última flor do Lácio.

(Adaptado do texto de Luli Radfahrer, Folha de S. Paulo, Folha Tec, 29/07/2013)

A frase que se encontra na voz passiva analítica é:

Alternativas
Comentários
  • VOZ PASSIVA ANALÍTICA: Suj. paciente ( o fluxo de operações ) + Verb. aux. ser/estar ( é ) + Verb. principal no particípio ( determinado ) + agente da passiva ( pela estrutura gramatical )

  • Nem mesmo a estrutura gramatical determina o fluxo de operações. (voz ativa)

    O fluxo de operações não é determinado nem mesmo pela estrutura gramatical. (voz passiva analítica)

    Determina-se o fluxo de operações. (voz passiva sintética)


  • A VOZ PASSIVA ANALÍTICA SEMPRE DEVE:

    1º TER UM VERBO TRANSITIVO DIRETO OU TRANSITIVO DIRETO INDIRETO

    2º TER UM VERBO OU O ÚLTIMO VERBO DA LOCUÇÃO VERBAL NO PARTICÍPIO

    3º TER 1 ELEMENTO VERBAL A MAIS NA VOZ PASSIVA DO QUE NA VOZ ATIVA (GERALMENTE O VERBO 'SER' DEVIDAMENTE FLEXIONADO)

    4º O SUJEITO ESTAR SOFRENDO A AÇÃO (POIS É VOZ PASSIVA)

    LOGO:

    A - Um bom código como uma boa poesia demandam disciplina, talento e trabalho duro.

    B -  Até o século 12, não se calculava com números na Europa, mas existiam os ábacos.

    C - O fluxo de operações não é determinado nem mesmo pela estrutura gramatical.

    VOZ ATIVA: A estrutura gramatical não determina nem mesmo o fluxo de operações.

    quem é que ''não determina nem mesmo o fluxo de operações''? A ESTRUTURA GRAMATICAL - sujeito da voz ativa

    ''a estrutura gramatical não determina nem mesmo'' o quê? O FLUXO DE OPERAÇÕES - objeto direto da voz ativa

    percebam que O FLUXO DE OPERAÇÕES na voz ativa é objeto direito, mas na voz passiva é sujeito passivo.

    A ESTRUTURA GRAMATICAL é sujeito na voz ativa e agente da passiva na voz passiva.

    D - A expressão que se usa como slogan pela plataforma Wordpress é controversa.

    E - Muitos preguiçosos autointitulados poetas se espantam, pois ninguém suporta lê-los.

    FÁCIL NÉ?

  • Voz passiva analítica – é formada com o auxílio de um verbo auxiliar conjugado seguido de um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto no particípio.

    A letra C é a resposta

    Voz passiva sintética – é formada com verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto na 3ª pessoa do singular ou do plural (conforme o sujeito paciente seja singular, plural ou composto) mais o pronome apassivador se.


  • Complementando:

    O fluxo de operações não é determinado nem mesmo pela estrutura gramatical.

    é = ser

    determinado = particípio 


  • Gabarito letra “C”


    O fluxo de operações não é determinado nem mesmo pela estrutura gramatical.

    Sujeito                                    Locução Verbal                                     Agente da Passiva 


    O agente da passiva (ex-sujeito), normalmente introduzido com Por /Pelo, pratica a ação verbal que o sujeito sofre. Na resposta é possível notar que “o fluxo de operações” é determinado ou não pela estrutura gramatical.


  •  O fluxo de operações não é determinado nem mesmo pela estrutura gramatical. (voz passiva analítica - sofrendo a ação)

    A estrutura gramatical não determina o fluxo de operações. (voz ativa - pratica a ação)

    verbos auxiliares ser e ter são característicos da voz passiva + verbo no particípio.


    Por isso a correta é a letra C

  • A voz passiva analítica é composta pelo verbo SER+ partícipio  do verbo principal
    ''o fluxo de operações não é determinado''...
    é= verbo ser
    determinado= particípio do verbo principal

  • Verbo ser + particípio

      é determinado

  • o fluxo de operações  sofre a ação de não ser determinado pela estrutura gramatical. voz PASSIVA ANALÍTICA É ISSO! O PACIENTE VIRA SUJEITO!

  •  c)

    Voz passiva analitica é uso de verbo auxiliar mais verbo principal no participio: ser enganado, ser saturado, ser determinado etc

    Voz passiva sintética é o uso de -se as em vendem-se casas (casas sao vendidas), necessitam-se pedreiros (pedreiros sao necessitados) etc

  • IMPORTANTXE!

    V.P ANALÍTICA: SUJ + LOCUÇÃO DA PASSIVA (ser/estar)+ participio.

    V.P SINTETICA: VDT/VDTI + SE (particula apassivadora)+ SUJEITO.

    OBS -> PRESERVAR SEMPRE O TEMPO VERBAL!

    NÃO admite voz passiva:

    VERBO DE LIGAÇÃO

    VERBOS INTRASITIVOS

    VERBO TRANSITIVO INDIRETO

    VERBOS IMPESSOAIS.

  • O fluxo de operações não é determinado nem mesmo pela estrutura gramatical.

  • voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador).

    voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).


ID
349786
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: O texto abaixo refere-se a questão.

      Quando os jornalistas são questionados, eles respondem de fato: “nenhuma pressão é feita sobre mim, escrevo o que quero”. E isso é verdade. Apenas deveríamos acrescentar que, se eles assumissem posições contrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais. Não se trata de uma regra absoluta, é claro. Eu mesmo sou publicado na mídia norte-americana. Os Estados Unidos não são um país totalitário. (...) Com certo exagero, nos países totalitários, o Estado decide a linha a ser seguida e todos se devem conformar. As sociedades democráticas funcionam de outra forma: a linha jamais é anunciada como tal; ela é subliminar. Realizamos, de certa forma, uma “lavagem cerebral em liberdade”. Na grande mídia, mesmo os debates mais apaixonados se situam na esfera dos parâmetros implicitamente consentidos – o que mantém na marginalidade muitos pontos de vista contrários. 

(Adaptado de: Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007 − texto de entrevista com Noam Chomsky)

É correto afirmar que Chomsky considera que a mídia não é totalmente livre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    O texto deixa claro que há uma certa liberdade para se escrever, contanto que seja dentro de padrões consentidos, ou seja, que não se destoam do discurso politicamente correto (e aceitável) das sociedades democráticas:

    As sociedades democráticas funcionam de outra forma: a linha jamais é anunciada como tal; ela é subliminar. Subliminar porquanto não é explícita, mas pode ser entendido nas entrelinhas.

    Bons estudos!


ID
349788
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a regência nominal e verbal em:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Verbo pronominal: há verbos que passam a ter uma nova regência quando usados com o pronome átono.

    Ex: Lembrar algo e Lembrar-se de algo.

  • A) aspirara àquele cargo

    B) CORRETA

    C) informa-lhe os códigos

    D) insentou-lhe a culpa ( não estou certo de q seja esse o erro )

    E) relação a que profissão deveria seguir

  • Pessoal, uma dúvida... o gabarito da questão é letra "B", mas a crase antes de "suas"  não torna a alternativa errada? (... não lhe fora devido às suas condições de saúde). Se alguém souber explicar agradeço.

    P.S: qual seria o erro da letra D, tinha marcado essa como correta.

    Bons estudos!

  • a) aspirar no sentido de desejar/almejar é VTI  logo pede a preposição a. Ficaria: aspirar àquele cargo.

    b) correta !

    c) Quem informa, informa alguém De alguma coisa. Logo, Teria sido necessário informá-lo dos códigos

    d) mesma linha de raciocínio. O juiz isentou alguém De alguma coisa. Logo, isentou-o da culpa

    e) Quem tem dúvida tem dúvida de alguma coisa. Logo, tivera muitas dúvidas em relação A alguma coisa. Logo, em relação a que profissão deveria seguir.

    Quem gosta, gosta De algo. Logo, gostaria mesmo De ser um programador 


    =)

  • Respondendo a Marila...

    A alternativa B traz uma hipótese em que a crase é facultativa, visto que aparece antes de pronome possessivo feminino, por isso, CUIDADO!

    Já a incorreção da alternativa D consiste no fato de ter sido utilizado dois objetos iguais para o verbo isentar. Assim a oração ficaria correta se escrita da seguinte forma: "O juiz isentou-o da culpa..." ou "O juiz isentou-lhe a culpa...".

    DICA MUITO IMPORTANTE: UM MESMO VERBO NÃO PODE TER DOIS OBJETOS IGUAIS. SÓ PODERÁ TER: 

    UM OBJETO DIRETO;

    UM OBJETO INDIRETO; ou

    UM OBJETO DIRETO E UM OBJETO INDIRETO.

    Espero ter contribuído! 

    Bons estudos.

  • Pessoal, para teve dúvida, como eu, quanto ao erro da C, segue explicação:


     Trata-se de um transitivo direto e indireto, um verbo que admite dois complementos, um de assunto (a informação) e outro de destinatário da ação. 

    A maioria dos verbos que admitem dois objetos, sendo um de destinatário da ação, segue o modelo do verbo "dizer": dizer algo a alguém. O verbo "informar" admite duas construções: uma delas é idêntica à do verbo dizer, portanto "informar algo a alguém" (a informação no objeto direto, o destinatário no indireto), a outra apresenta no objeto direto a pessoa a quem se destina a informação (informar alguém) e no objeto indireto o assunto informado (informar de ou sobre algo).

    Em suma: informar algo a alguém ou informar alguém de ou sobre algo. Essas são as duas possibilidades de construção do verbo "informar". No caso em questão, o objeto direto é a pessoa ("informá-lo"), logo a informação está no indireto, que requer a preposição inicial ("de que a apuração seguirá..."). 

    Caso se optasse pela outra construção, teríamos "para informar-lhes (objeto indireto) que a apuração seguirá (objeto direto, sem preposição)...". 

    Em resumo: são corretas as seguintes construções: "para informá-los de que" ou "para informar-lhes que". 

    FONTE: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/informa-los-que-ou-informa-los-de-que.jhtm

  • GABARITO: B

    a) O velho jornalista sempre aspirara àquele cargo, pois tinha... (quem aspira, aspira a+aquele) no sentido de almejar é VTI

    b) Lembrou-se de que o amigo gostaria de ter realizado a nova programação, mas isso não lhe fora possível devido às suas condições de saúde (lembrar-se = VTI; gostar = VTI; o que não é possível, não é possível a alguém = VTI; devido exige preposição "a")

    c) Teria sido necessário informar-lhe os códigos de programação e as... (quem informa, informa alguma coisa "os códigos..." a alguém "lhe")

    d) O juiz isentou-o da culpa... (quem isenta, isenta alguém "o" de alguma coisa "da culpa")

    e) Tivera muitas dúvidas em relação a que profissão deveria seguir... (em relação exige a preposição "a")

  • GABARITO: B

    a) O velho jornalista sempre aspirara àquele cargo, pois tinha... (quem aspira, aspira a+aquele) no sentido de almejar é VTI

    b) Lembrou-se de que o amigo gostaria de ter realizado a nova programação,
    mas isso não lhe fora possível devido às suas condições de saúde (lembrar-se = VTI; gostar = VTI; o que não é possível, não é possível a alguém = VTI; devido exige preposição "a")

    c) Teria sido necessário informar-lhe os códigos de programação e as... (quem informa, informa alguma coisa "os códigos..." a alguém "lhe")

    d) O juiz isentou-o da culpa... (quem isenta, isenta alguém "o" de alguma coisa "da culpa")

    e) Tivera muitas dúvidas em relação a que profissão deveria seguir... (em relação exige a preposição "a")

  • uma pequena correção ao comentário de Leticia Mozer...

    na alternativa b (correta) a crase seria facultativa se o pronome possessivo feminino suas estivesse no singular, neste caso, no plural, a crase se torna obrigatória.

  • Na realidade, o verbo informar é bitransitivo, ou seja, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

    A letra D deveria ser: "...informá-lo dos códigos..." ou "...informar-lhe os códigos...".

    Obs.: Quando a coisa estiver preposicionada, poderemos usar a preposição sobre.

  • O "lhe" só pode ser aplicado para substituir objetos indiretos. ex: Devo obedecer-lhe. (quem obedece, obedece a alguém)


  • .

    Na letra D quem é que isentou?o juiz,o juiz isentou quem?ele(representado pelo O que no caso  é VTD e não o Lhe que a assertiva trouxe,o lhe deve ser usado para objeto indireto)o juiz isentou ele de quê?da culpa,o que torna a letra D errada é o pronome aplicado incorretamente

  • a) O velho jornalista sempre aspirara (sentido de almejar = VTI = pede "a") ao/àquele cargo, pois tinha de objetivo poder reestruturar a redação dos jornais impresso e on-line.

    b) Lembrou-se de que o amigo gostaria de ter realizado a nova programação, mas isso não lhe fora possível devido às suas condições de saúde.c) Teria sido necessário informar(VTDI)-lhe(OI) os códigos de programação(OD) e as regras (OD) que regem o uso das rimas em língua portuguesa.

    d) O juiz isentou(VTDI)-lhe(OI) a culpa (OD), uma vez que se constatou que ele não tivera participação nos acontecimentos daquela tarde esportiva.

    e) Tivera muitas dúvidas em relação que profissão deveria seguir, mas descobriu, ao conhecer as linguagens JAVA e HTML, que gostaria(VTI) mesmo de ser um programador(OI).FORÇA E FÉ!!!

  • E essa crase na letra B???????  devido às suas........

  • Gabarito letra B

    A crase ás suas está correta pois quando ela vier antes de pronome possessivo adjetivo é facultativa.

    Sendo assim poderia tanto ser "ás suas" quanto "as suas"

  • Complementando o comentário da Vitória abaixo... também está correta a crase porque o termo devido exige a complementação com a preposição "a"

  • Lembrou-se de que o amigo gostaria de ter realizado a nova programação, mas isso não lhe fora possível devido às suas condições de saúde.

    Esta regra é bem peculiar. Caso não houvesse o pronome pronominal se, a frase correta seria: Lembrou que o amigo gostaria de ter realizado...

  •  a)O velho jornalista sempre aspirara àquele cargo, pois tinha como objetivo poder reestruturar a redação dos jornais impressoson-line.

     b)Lembrou-se de que o amigo gostaria de ter realizado a nova programação, mas isso não lhe fora possível devido às suas condições de saúde. correto

     c)Teria sido necessário informá-lo dos códigos de programação e das regras que regem o uso das rimas em língua portuguesa.

     d)O juiz isentou-o da culpa, uma vez que se constatou que ele não tivera participação nos acontecimentos daquela tarde esportiva.

     e)Tivera muitas dúvidas em relação à profissão que deveria seguir, mas descobriu, ao conhecer as linguagens JAVA e HTML, que gostaria mesmo ser um programador.

  • muito bom

  • Apenas complementando:

     

    a) O velho jornalista sempre aspirara aquele cargo, pois tinha de objetivo poder reestruturar a redação dos jornais impresso e on-line.

    Quem aspira(alcançar um objetivo), aspira a alguma coisa/algo--> A+A - àquele

     

    b) Correta. Lembrou-se de que o amigo gostaria de ter realizado a nova programação, mas isso não lhe fora possível devido às suas condições de saúde.

     

     c)Teria sido necessário informar-lhe dos códigos de programação e das regras que regem o uso das rimas em língua portuguesa.

    Quem informa informa alguem de alguma coisa. --> informá-lo dos codigos...

     

    d) O juiz isentou-lhe da culpa, uma vez que se constatou que ele não tivera participação nos acontecimentos daquela tarde esportiva.

    Quem isenta, isente alguem de alguma coisa --> insentou-o da culpa

     

    e)Tivera muitas dúvidas em relação que profissão deveria seguir, mas descobriu, ao conhecer as linguagens JAVA e HTML, que gostaria mesmo ser um programador.

    Em relação a alguem/alguma coisa --> a que

    Quem gostaria gostaria de alguma coisa --> Gostaria mesmo de ser um....

  • gb b

    pmgoo

  • gb b

    pmgoo

  • a) O velho jornalista sempre aspirava àquele cargo [aspirar no sentido de almejar - VTI]

    b) Gabarito

    c) informar você dos códigos [informá-lo dos códigos]

    d) O juiz isentou você da culpa [O juiz isentou-o da culpa]

    e) em relação a que profissão


ID
349789
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sinal da crase está corretamente empregado em:

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde!

    Alguém sabe dizer por que a resposta não pode ser a letra B.


  •    No caso da letra B, o substantivo terra no sentido de terra firme quando não está em oposição tem que usar crase. Os passageiros só desceram à (para a ) terra às 6h30min. Sem crase fica sem sentido porque os passageiros descem a terra que está dentro do avião.

      Aceito sugestões e críticas.

  • Na letra c a distância de 900 m está especificada? Ao meu ver está, então deveria ter crase. Não entendi a resposta.

  • Suely, a letra "B" está incorreta pois o verbo "visitar" é VTD (quem visita, visita algo ou alguém). Portanto não há crase nesse caso, já que o verbo não pede a preposição "a".

    Vale ressaltar que, se o verbo fosse VTI ou VTDI e pedisse e preposição "a", a crase estaria correta, já que o substantivo "terra" está especificado (caso especial de crase: para os substantivos casa, terra e distância, só pode ocorrer crase se estiverem especificados). 

     O correto seria: ... pois iriam visitar a terra de seus antepassados."

  • Por que a letra E está errada??? alguem poderia explicar

  • A meu ver, a letra "e" está errada porque:

    Quando a distância não está determinada, o "a" da locução "a distância" não leva acento grave.

    Compare:

    Distância indeterminada (sem crase)

    Ele observou tudo A DISTÂNCIA.

    Sempre acompanho os jogos do meu time, mesmo A DISTÂNCIA. -


    See more at: http://www.portuguesnarede.com/2013/03/crase-curso-distancia-ou-distancia.html#sthash.1G3ivG37.dpuf


  • GABARITO: LETRA C

    Analisando as erradas:

    a) o verbo dirigir exige a preposição "A"  e o substantivo casa está especificado, logo a crase é obrigatória;

    b) Embora o substantivo terra esteja especificado não ocorre o uso da crase, pois o verbo visitar é VTD e, consequentemente não é regido pela preposição "A";

    d) Em se tratando de pronomes de tratamento, só é admitida a crase em relação à Senhora, senhorita, dona e madame, pois estes são exclusivos de mulheres e, dessa forma, admitem o artigo "A". O pronome "Excelência" não admite a crase, pois é um pronome, digamos "UNISSEX", não admitindo definir ou não a presença do artigo "A".

    e) Como o substantivo casa não está especificado, não se admite o uso da crase.

  • Neto Oliveira, acredito que porque em "começara a 900 m do desembarque." , o verbo começara não exige preposição. A regra da distância só se utiliza quando a palavra distância estiver expressa.


    É isso produção?

  • TERRA TEM Q ESTAR RELACIONADA A PLANETA ! SE FOR NO SENTIDO DE CHÃO FIRME N USA CRASE !


  • quanto ao comentário de que a palavra terra em sentido de chão firme não admite crase, é apenas parcialmente verdadeira, pois se o termo em questão estiver determinado, admite, sim, a crase. Por exemplo: 

    voltou à terra procurada_

    voltou a terra.

    No caso da questão, o uso equivocado da case deu-se porque se tratava apenas de artigo e não da fusão artigo + preposição, já que o verbo visitar não pede preposição ( é transitivo direto) quem visita visita ALGUÉM E NÃO A alguém:

    visitou a terra de seus antepassados.SE FOSSE VOLTOU À TERRA DE SEUS ANTEPASSADOS, TERIA CRASE. 

    ( VOLTAR A ALGUM LUGAR OU DE ALGUM LUGAR)


  •  na letra c) a 900 metros .... metros é substantivo masculino, não exige artigo feminino 'A', o 'A' é apenas preposição.

  • alguém

     poderia me explicar pq a letra A nao esta correta? qual o erro?

  • Milena, 

    Acredito que o erro da letra a é o seguinte: usa-se crase antes da palavra 'casa' se ela estiver determinada

    Por exemplo: "Voltamos a antiga casa um dia desses"  NÃO TEM CRASE, mas em "Voltamos à antiga casa de nossos pais um dia desses" TEM CRASE, pois está determinando o substantivo casa. 

    Assim sendo, no trecho "... iriam dirigir-se a casa da família'  acredito que esse 'da família' determina a palavra casa, e portanto caberia a crase.

    'chegando à cidade de seus avós' (quem chega chega a algum lugar + a cidade de seus avós)
    'voltariam a casa à noitinha' (ocorre crase em locuções adverbiais e prepositivas formada por substantivo feminino)


    Só acho que a questão é meio chatinha pois ele pergunta onde o sinal de crase está CORRETAMENTE EMPREGADO, dá a entender que deveríamos analisar só onde aparece a crase e não onde está faltando. 


  • b) O avião chegou a Roma às 6h00, mas os passageiros só desceram a terra às 6h30min. Alguns continuariam a viagem, pois iriam visitar à terra de seus antepassados.

    a Roma = correto. Quem vai a e volta da, crase há, quem vai a e volta de, crase pra quê? 
    às 6h00 = correto. em hora demarcada, crase obrigatória
    a terra = correto. Na palavra terra em oposição a bordo a crase é proibida.
    a viagem = correto. O verbo continuar pode ser (VL, VI, VTD), não exige preposição 
    à terra= ERRADO. Apesar de estar especificando a terra, o verbo VISITAR é VTD e não exige preposição.


    c) Deviam embarcar às 21h00, mas estavam atrasados por causa de um congestionamento que começara a 900 m do desembarque. Assim, chegados à distância de 100 m desse local, seguiram a pé para não perderem a viagem.

    às 21h00 = correto. Hora demarcada
    a 900 m = correto. Antes de numeral, crase nem a pau.
    à distância de 100 m  = correto. Nas palavras CASA e DISTÂNCIA a crase é proibida, mas se estiverem especificadas, a crase é obrigatória.
    a pé = correto. Não há crase ante de palavra masculina, exceto com os termos "à moda de", à maneira de"
    a viagem = correto. O verbo perder é VTD e não exige preposição.

  • Concordo com o George Bezerra.

    Parabéns pelo seu comentário.

  • a) Chegando à cidade de seus avós, iriam dirigir-se a casa da família. A tarde fariam um passeio pela cidade e voltariam a casa à noitinha. ERRADA

    Chegar, nesse caso, é verbo intransitivo, logo, não há preposição, sendo assim, não há crase. O correto seria: chegando a cidade de seus avós;


    b) O avião chegou a Roma às 6h00, mas os passageiros só desceram a terra às 6h30min. Alguns continuariam a viagem, pois iriam visitar à terra de seus antepassados. ERRADA

    Visitar é verbo transitivo direto, portanto, não pede preposição, logo, não há crase. O correto seria: Alguns continuariam a viagem, pois iriam visitar a terra de seus antepassados;


    c) Deviam embarcar às 21h00, mas estavam atrasados por causa de um congestionamento que começara a 900 m do desembarque. Assim, chegados à distância de 100 m desse local, seguiram a pé para não perderem a viagem. CORRETA

    Quando determinada a distância, deverá ser utilizada a crase;


    d) Uma carta dirigida à Sua Excelência, o juiz da comarca, foi entregue à secretária, pois havia vários lugares a conhecer e pessoas à visitar. ERRADA

    Antes de verbo não vai crase, portanto, o correto seria: pois havia vários lugares a conhecer e pessoas a visitar;


    e) Terminada a viagem, todos chegariam à casa satisfeitos, após terem ido às compras para presentear seus familiares que os aguardavam à distância, em seus países. ERRADA

    Mesma regra da letra A. Chegar, nesse caso, é verbo intransitivo, logo, não há preposição. Sendo assim, não há crase. O correto seria: todos chegariam a casa satisfeitos. E também, a distância não está determinada, portanto, não vai crase.


  • A meu ver o erro da letra E está apenas no "à distância", visto que esta distância não foi determinada. Mas fiquei com dúvida no trecho "chegariam à casa". Para mim a crase aí é facultativa, pois quem chega, chega a algum lugar. Este lugar pode ser "casa" ou "a casa", portanto a crase seria facultativa. Alguém pode me explicar se realmente é facultativa?

  • Resposta: Letra C.

    Na alternativa de letra "a", a palavra Casa não é antecedida por preposição + artigo que resultaria na crase (à), mas se a casa estivesse especificada(ex. vou à casa mais bela do mundo ou  fui à casa dos meus sonhos) haveria crase, mas como é apenas uma casa e não a casa é sem crase. Outro fato que  pudesse gera dúvidas seria a ideia de que a especificação da casa esteja subentendida( trazendo a especificação do início da frase), mas a regra diz que precisa estar especificada, subentender não é a mesma coisa, ou seja, a especificação no contexto da frase.

    O MESMO ocorre com as palavras terra e distância(quando estiverem especificadas ocorre a crase).

  • Na minha opinião na letra E não há crase "chegaram a casa satisfeitos" pois a casa não está sendo especificada

  • Sabemos que a CRASE é a fusão do artigo feminino “a”, ou seja, manifesta-se sempre nas palavras que o admitem, mais a preposição “a”, isto é, se o termo regente (o nome ou o verbo) exige complemento preposicionado. Tal fusão pode também se dar com os pronomes demonstrativos “aquele(s)”, “aquela(s)” e “aquilo”. 

    Em termos gerais, recomenda-se utilizar crase antes das locuções femininas, sejam essas prepositivas (à espera de...), conjuntivas (à proporção que, à medida que...) ou adverbiais (às vezes, à noite...). Assim sendo, integrando essas últimas está a indicação de horas, representadas por: 

    Saímos às 20h;

    Chegamos às 2h;

    Ela viajará às 19h50, entre outros exemplos. 

    Constatamos, portanto, que se trata da indicação exata das horas. Nesse caso, recomenda-se o uso da preposição “a”. 

    Contudo, há que ressaltar que nem sempre esse uso (o da preposição “a”) é frequente, pois pode ocorrer o uso de outra preposição, tais como as demontradas nos exemplos subsequentes: 

    Eles chegaram após as 18h30. 

    Estamos aqui desde as 20h.

    A companhia energética avisa que faltará energia entre as 12h e as 14h.

    A conferência está marcada para as 15h.

    Mediante tal ocorrência (uma vez que as preposições se encontram demarcadas), o emprego da crase é desnecessário.

    Fonte:http://www.portugues.com.br/gramatica/o-uso-crase-na-indicacao-horas-dicas-relevantes.html

  • Por que a letra C está certa?

    1ºA hora está determinada;

    2ºCrase diante de distância especificada é obrigatória;

    3ºCrase diante de distância especificada é obrigatória.

  • Um macete para se lembrar do uso da crase quanto a lugares:

    "Se vou à e volto da, crase há!

    Se vou a e volto de, crase pra quê?!"

    Ex.:

    Volto de Roma --> Vou a Roma (volto de, crase pra quê?!)

    Volto da Itália --> Vou à Itália (volto da, crase há!!!).

  • Usa-se crase antes de horas exatas e não cheias  (21:00) nesse caso a letra C não pode estar correta. Ao meu ver, a alternativa A seria correta pois a palavra noite apenas está no diminutivo.

  • C esta correta porquê:
     Usa-se a crase diante das palavras: TERRA, DISTÂNCIA, CASA - quando estas forem determinadas. 

    Usa-se a crase quando for horário exato , nao importa se é 21h, se é 21:01 ou se é 21:35:21 , todas são precisas. 
    agora se nao é preciso, nao vai crase exemplo:
    "Estarei no clube entre as 9h e as 11h."
    "Estamos aqui desde as 20h."


  • Pé é masculino - o pé

  • Fiquei na dúvida entre a letra B e C. Valeu pelo comentário, João Marcos. Ajudou muito! :)

  • Para quem nao tem acesso ao vídeo de correçao dos professores do site, aqui vai:

     

     

    a) Chegando à cidade de seus avós, iriam dirigir-se a casa da família. A tarde fariam um passeio pela cidade e voltariam a casa à noitinha.

     

     a) Chegando à (quem chega, chega a algum lugar) cidade (substantivo feminino, pede artigo definido "a") de seus avós, iriam dirigir-se à (quem digire-se, dirige-se a algum lugar, no sentido de conduzir-se a) casa (substantivo feminino definido - "da família", pede artigo definido "a") da família. À tarde (locuçao feminina indicando tempo) fariam um passeio pela cidade e voltariam (quem volta, volta a algum lugar) a casa (substantivo feminino indefinido, nao pede artigo definido "a") à noitinha. (locuçao feminina indicando tempo)

     

     

     b) O avião chegou a Roma às 6h00, mas os passageiros só desceram a terra às 6h30min. Alguns continuariam a viagem, pois iriam visitar à terra de seus antepassados.

     

     b) O avião chegou a ( quem chega, chega a algum lugar) Roma (substantivo feminino que nao pede artigo definido "a") às (locuçao adverbial de tempo com núcleo feminino) 6h00, mas os passageiros só desceram a (quem desce, desce de/para algum lugar, desce a) terra (substantivo feminino indeterminado - opoe-se a palavra " bordo", entao nao há crase) às (locuçao feminina indicando tempo) 6h30min. Alguns continuariam (quem continua, continua algo ou alguma coisa, VTD) a viagem (substantivo feminino precedido de artigo definido "a"), pois iriam visitar (quem visita, visita alguém, VTD) a terra (substantivo femino definido "terra de seus antepassados", precedido de artigo definido "a") de seus antepassados.

     

     

    d) Uma carta dirigida à Sua Excelência, o juiz da comarca, foi entregue à secretária, pois havia vários lugares a conhecer e pessoas à visitar.

     

    d) Uma carta dirigida (quem envia, envia algo ou alguma coisa a alguém) à Sua Excelência  (pronome de tratamento antecedido por pronome possessivo é facultativo o acompanhamento do artigo definido "a"), o juiz da comarca, foi entregue (quem entrega, entrega algo ou alguma coisa a alguém) à secretária (substantivo feminino pede artigo definido "a"), pois havia vários lugares a conhecer e pessoas a (antes de verbo nao há crase) visitar.

     

     

     e) Terminada a viagem, todos chegariam à casa satisfeitos, após terem ido às compras para presentear seus familiares que os aguardavam à distância, em seus países.

     

     e) Terminada (quem termina, termina algo ou alguma coisa) a viagem (substantivo feminino antecedido de artigo definido "a"), todos chegariam (quem chega, chega a algum lugar) a casa (substantivo feminino indefinido, nao pede artigo definido "a") satisfeitos, após terem ido (quem vai, vai a algum lugar, ir aàs compras (substantivo feminino pede artigo definido"a") para presentear seus familiares que os aguardavam (= ficar ou estar à espera dea distância (substantivo feminino indefinido, nao pede artigo definido "a"), em seus países.

     

     

     

  • Tem gente querendo ajudar, mas estao dando explicaçoes erradas...

     

    c) Deviam embarcar às 21h00 (locuçao feminina indicadora de tempo), mas estavam atrasados por causa de um congestionamento que começara (= dar início aa 900 m (numeral masculino) do desembarque. Assim, chegados (quem chega, chega a algum lugar) à distância (substantivo feminino definido " distância de 100 m", entao pede artigo definido "a") de 100 m desse local, seguiram (= locomover-se, andando; dirigir-se a)  a pé (substantivo masculino) para não perderem (quem perde, perde algo ou alguma coisa V.T.D., nao pede preposiçao "a") a viagem (substantivo feminino antecedido do artigo definido "a") . GABARITO!

  • c)

    A distância nao leva crase, a menos que seja especificada. Compare:

    Ele faz estudos a distância. 

    Ele faz exercicios à distãncia de 100 m do parque.

  •  A) Chegando à cidade de seus avós, iriam dirigir-se a casa da família. A tarde fariam um passeio pela cidade e voltariam a casa à noitinha.

    DIRIGIR = VTI + CASA ESPECIFICADA 

     

     b) O avião chegou a Roma às 6h00, mas os passageiros só desceram a terra às 6h30min. Alguns continuariam a viagem, pois iriam visitar à terra de seus antepassados.

    CRASE ANTES DA PALAVRA CRASE DEVE TER UM ESPECIFICADOR .

     

     c) Deviam embarcar às 21h00, mas estavam atrasados por causa de um congestionamento que começara a 900 m do desembarque. Assim, chegados à distância de 100 m desse local, seguiram a pé para não perderem a viagem.

     

     d) Uma carta dirigida à Sua Excelência, o juiz da comarca, foi entregue à secretária, pois havia vários lugares a conhecer e pessoas à visitar.

    NÃO USA CRASE ANTES DE VERBO

     

     e) Terminada a viagem, todos chegariam à casa satisfeitos, após terem ido às compras para presentear seus familiares que os aguardavam à distância, em seus países.

     CRASE ANTES DA PALAVRA CRASE DEVE TER UM ESPECIFICADOR

  • A terra de seus antepassados......terra não esta especificada??

  • Renato Vieira, veja o comentário do Julio Cesar, nesta parte, que responderá sua dúvida:

    Embora o substantivo terra esteja especificado, não ocorre o uso da crase, pois o verbo visitar é VTD e, consequentemente não é regido pela preposição "A";

  • Distancia determinada precisa de crase e no "gabarito" está determinada e sem crase.

  • no gabarito está correto.. ele diz "a 900m" e não "à distância de 900m"..

  • Acertei esse inferno... Como eu odeio portugues.... 

    Estudando essa porcaria eu queria entender, como enfermeiro no que eu vou usar esse inferno....

    Boa sorte a todos! 

  • Noooosssssa, que questão hard vei, acertei num detalhe.

  • da pra acertar, mas perde umas meia hora analisando uma bagaça dessa ¬¬

  • Questão boa!!!!!!!


ID
349790
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A pontuação está correta em:

Alternativas
Comentários
  • UFA! Que questão longa!


    As velhas regrinhas: não separa sujeito de predicado e verbo de seu complemento.


    " O inesperado precisa de uma longa preparação!"

  • A letra "a" é a que está menos incorreta ao meu ver. Mas ainda tem um erro gritante: letra minúscula depois do ponto de exclamação?

    "! deem..."

  • Alguns erros:

    b)...à notícia,de...(vírgula separando termo regente do seu complemento nominal) Jamais separar tais termos!


    c)...os parlamentares,cancelaram...(vírgula separando sujeito do verbo) Jamais separar sujeito do verbo!


    d)...se refere,à notícia...(vírgula separando verbo do seu complemento) Jamais separar verbo do seu complemento!


    e)...cancelaram,seu encontro...(vírgula separando verbo do seu complemento) Jamais separar verbo do seu complemento!


    Alternativa: a)

  • Galera de boa.. Desculpem, mas da para matar a questão só observando o termo destacado:

    O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública que assim se pronunciou: 
    – Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 


  • Gabarito:Letra A

    A vírgula entre os termos não torna o período errado pois transforma a oração em subordinada restritiva explicativa, que é aquela que sempre vem separada por vírgulas.

  • Há um erro na alternativa A: como pode uma oração começar com letra minúscula?

    – Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para a...

    Porém, a pontuação está correta. O que está errado é a ortografia, e não é isso que está sendo solicitado no enunciado.

  • Opção certa é A.


    O primeiro par de vírgula isola uma oração subordinada adjetiva explicativa. As últimas vírgulas são usadas para separar termos da mesma função sintática. e.g.: Tivera pai, mãe, marido, dois filhos etc ( LISPECTOR, Clarice)

  • Errei pq achei que o deem depois da exclamação estava com letra minúscula... putz... 

  • gabaritei

     

  • a.

    As virgulas estao isolando oração subordinada adjetiva explicativa porque descreve o sujeito da oração principal. Outra indicação é a presença do pronome relativo "que", o qual indica existência da oração subordinada, e a obrigação de usar virgulas para demarcar o segmento oracional.

  • QUANTO AO QUE SE PEDE - GABARITO A

     

    Só abrindo um parenteses :

    Não teria um erro na assertiva "A" ? no trecho :[...]devido a hospitais sem leitos, sem médicos.[...] (não seria "DEVIDO AOS HOSPITAIS" ?)

     

    ALGUÉM?


ID
349791
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O uso correto da concordância nominal e verbal está em:

Alternativas
Comentários
  • e) Eu mesma, na qualidade de defensora do meu cargo de programador... o correto não seria: na qualidade de defensora do meu cargo de programadora? Alguém pode tirar minha duvida? 

  •  "cargo de programador". =D

  • Letra E???? Não entendi...

  • Bom, eu resolvi essa questão tirando "na qualidade de defensora do meu cargo de programador" da frase

    ficando "eu mesma, busco criatividade", não daria pra ficar "eu mesma, busca criatividade"... sendo um raciocínio errado ou não... deu certo

  • Tenho a mesma dúvida do Renato... não seria programadora? tipo: cargo de professor, professora...


    Qual o erro da letra D?


  • Questão correta: (letra E)

     

    Eu mesma, na qualidade de defensora do meu cargo de programador, busco criatividade. (CORRETO)

     

    Eu mesma, na qualidade de defensora do meu cargo de programadora, busco criatividade. (INCORRETO)

     

    Não existe, na Língua Portuguesa, a variação de gênero do substantivo em destaque, qual seja: "programador". Logo, a questão tomou esta regra como elemento para induzir os candidatos ao erro de concordância nominal, visto que, na linguagem coloquial, existe, sim, a flexão de gênero do substantivo outrora referido.

     

    Fonte para consulta: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=programador

  • Na letra D, o correto seria havia horas.

    ;)

  • Pessoal, na verdade o cargo é de programador. Por exemplo: não existe o cargo de DELEGADA, mas sim DELEGADO. No entanto, a profissinoal pode ser chamada de DELEGADA, mas seu cargo, a nomenclatura, será DELEGADO DE POLÍCIA. Percebe-se isso na própria carteira funcional das Delegadas, e até mesmo nos distintivos.

  • A presidenta Dilma vai recorrer dessa questão.

  • Muito capciosa esta questão. Realmente muito capciosa!

  • Qual o erro da letra "a"? Pelo que eu saiba o verbo "ser" pode concordar com o sujeito ou com o predicativo...


    Aliás,  é impressão minha ou não há professor de português aqui no QC?

  • Pessoal, o professor postou a análise da questão que está excelente e acredito que deva sanar todas as dúvidas!!Bons estudos!!!

  • LETRA A: ERRADA.


    Na letra A temos "as grandes emoção e as lágrimas": concordância IMPOSSÍVEL.


    Por CURIOSIDADE: se a frase fosse "as grandes emoção e lágrima", então a concordância teria sido respeitada!


  • Erros:

    a) grandes emoção

    b) haviam

    c) monstros

    d) haviam

  • MONSTRO é um substantivo no papel de adjetivo. Quando isso acontece, a palavra torna-se invariável (=não tem feminino nem plural): “venda MONSTRO” e “engarrafamentos MONSTRO”.

  • e)

    O cargo é que é de programador. O complemento nominal concorda com seu sintagma, independente da relação que ele tenha com o sujeito ou objeto da oração. 

    Verbo haver é impessoal quando no sentido de existir. Nao usa forma plural. Mesma coisa quando tiver sentido de tempo passado (quando puder ser substituido por "fazer")

  • E a frase: "a surpresa é os prêmios". Prêmios não seria o  sujeito e a supresa seria o predicativo? assim o verbo tem que concordar com o sujeito: a supresa são os prêmios ?

  • Sempre é bom lembrar que o verbo “haver”, quando empregado no sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal. Isso quer dizer que deve ser conjugado apenas na terceira pessoa do singular, qualquer que seja o tempo (há, houve, havia, houvera, houver, houvesse etc.).

     

    fonte:

    https://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/havia-ou-haviam.jhtm

  • Com um sujeito singular que se refira a coisas e um predicativo do sujeito no plural, devendo o verbo ser escrito também no plural.

    Minha vida foram só desilusões.

    Minha felicidade são as brincadeiras e aconchegos de meus filhos.

     a) A surpresa são os prêmios e era preciso a coragem para descartar as grandes emoção e as lágrimas.

    https://www.normaculta.com.br/concordancia-verbal-com-o-verbo-ser/

     

     

  • a] grandes emoções

    b] havia muitas estruturas | existiam muitas estruturas

    c] Aos poetas, foi-lhes

    d] pontuação errada

    e] gabarito


ID
349792
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: O texto abaixo refere-se a questão.

    “Amazônia", neste início de milênio, é uma das palavras mais bem ou mal ditas no planeta Terra. Sobre ela pesam afirmações como "pulmão do mundo", "floresta tropical de maior biodiversidade do planeta", "inferno verde", "na Amazônia está quase um terço da água doce do mundo" etc. São razões suficientes para que se voltem, para essa região, olhares, radares, cobiças e preocupações de povos, países, organizações mundiais, empresas e cientistas. A Amazônia é tema indispensável desde as casernas mais nacionalistas até os pesquisadores mais preocupados com o futuro do nosso planeta, que ainda tem uma escora nessa região. Diz-se até que o futuro terá que passar necessariamente pela Amazônia.
   Hoje, o avanço capitalista sobre a Amazônia é como uma fera, quase indomável. Motosserras e tratores fazem parte de programas oficiais de devastação. As grandes serrarias, que já exauriram o potencial madeireiro em outras regiões do mundo, agora seguem resolutas em direção à Amazônia, vestidas em peles de cordeiro, com o discurso da "exploração/devastação sustentável", ostentando diplomas de "certificação verde" e com projetos de "autossustentabilidade" na Amazônia. Quem vivenciou a devastação em décadas passadas tem razões de sobra para prever novas catástrofes ambientais.

(Texto adaptado de: Egon Heck, Francisco Loebens e Priscila D. Carvalho. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/ v19n53/24091.pdf) 

De acordo com o texto, a Amazônia é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    O autor, notadamente no último parágrafo, apresenta um tom (ácido) de desconfiança e de descrédito em relação à atuação de supostos movimentos de exploração da região de forma sustentável e responsável:


    As grandes serrarias (...)  agora seguem resolutas em direção à Amazônia, vestidas em peles de cordeiro, com o discurso da "exploração/devastação sustentável"

    Bons estudos!


ID
349794
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português

Atenção: O texto abaixo refere-se a questão.

    “Amazônia", neste início de milênio, é uma das palavras mais bem ou mal ditas no planeta Terra. Sobre ela pesam afirmações como "pulmão do mundo", "floresta tropical de maior biodiversidade do planeta", "inferno verde", "na Amazônia está quase um terço da água doce do mundo" etc. São razões suficientes para que se voltem, para essa região, olhares, radares, cobiças e preocupações de povos, países, organizações mundiais, empresas e cientistas. A Amazônia é tema indispensável desde as casernas mais nacionalistas até os pesquisadores mais preocupados com o futuro do nosso planeta, que ainda tem uma escora nessa região. Diz-se até que o futuro terá que passar necessariamente pela Amazônia.
   Hoje, o avanço capitalista sobre a Amazônia é como uma fera, quase indomável. Motosserras e tratores fazem parte de programas oficiais de devastação. As grandes serrarias, que já exauriram o potencial madeireiro em outras regiões do mundo, agora seguem resolutas em direção à Amazônia, vestidas em peles de cordeiro, com o discurso da "exploração/devastação sustentável", ostentando diplomas de "certificação verde" e com projetos de "autossustentabilidade" na Amazônia. Quem vivenciou a devastação em décadas passadas tem razões de sobra para prever novas catástrofes ambientais.

(Texto adaptado de: Egon Heck, Francisco Loebens e Priscila D. Carvalho. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/ v19n53/24091.pdf) 

As grandes serrarias, que já exauriram o potencial madeireiro em outras regiões do mundo, agora seguem resolutas em direção à Amazônia, vestidas em peles de cordeiro.

O trecho reescrito, sem prejuízo do sentido e da correção, está em:

Alternativas
Comentários
  • É inegável que essa questão merece ser anulada.

    Veja que o comando solicita uma alternativa correta que MANTENHA O SENTIDO:

    As grandes serrarias, que já exauriram o potencial madeireiro em outras regiões do mundo, agora seguem resolutas em direção à Amazônia, vestidas em peles de cordeiro. 

    OBS: Trata-se de uma oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA, tendo em vista a vírgula separa a oração.

    Já na alternativa dada como correta, a oração passa sentido de RESTRIÇÃO, já que não há vírgulas intercalando a oração subordinada.

    d) Vestidas em pele de cordeiro, as grandes serrarias que já esgotaram as possibilidades de extração madeireira em outras regiões do mundo, voltam-se, agora, firmemente para o potencial da Amazônia.

    CONCORDAM?

  • Demorei muito a responder esta questão justamente por isto! A letra D, mesmo sendo a alternativa menos errada, muda o sentido da frase original (explicativa) para um sentido de restrição.

  • Rômulo, além desse erro, a alternativa separa o sujeito do complemento com vírgula. Dois erros.

    Vestidas em pele de cordeiro, as grandes serrarias que já esgotaram as possibilidades de extração madeireira em outras regiões do mundo (sujeito), (VÍRGULA) voltam-se, agora, firmemente para o potencial da Amazônia (COMPLEMENTO).

  • Indiquem para comentário!

  • Também vi erro em todas as opções, mas só consegui ver sentido no gabarito quando analisei apenas pela semântica: 

     

    a) As grandes serrarias, que já se fartaram do potencial madeireiro em outras regiões do mundo, agora, vestidas em peles de cordeiro, observam com cuidado as potencialidades resolutas da Amazônia.

     b) As grandes serrarias, que já se fartaram do potencial madeireiro em outras regiões do mundo, neste momento, vestidas em peles de cordeiro, resolveram considerar cuidadosamente o potencial da Amazônia.

     c) Vestidas em peles de cordeiro, as grandes serrarias, que já extraíram o potencial madeireiro de outras regiões da Amazônia, agora resolveram observar com mais cuidado suas potencialidades.

     d) Vestidas em pele de cordeiro, as grandes serrarias que já esgotaram as possibilidades de extração madeireira em outras regiões do mundo, voltam-se, agora, firmemente para o potencial da Amazônia. (o único que expressa ideia semelhante à original, de seguir resoluto em direção à Amazônia)

     e) Vestidas em peles de cordeiro, as grandes serrarias, que já extraíram o potencial madeireiro de outras regiões, seguem, com determinação, agora que resolveram voltar com mais cuidado a Amazônia.

  • gabarito é d, mas ha "prejuízo do sentido" ao rescreever

    "As grandes serrarias, que já exauriram o potencial madeireiro"

    assim:

    "as grandes serrarias que já esgotaram as possibilidades"


ID
349795
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase correta quanto à concordância nominal e verbal está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Certa

    b) Houve militares

    c) Ao meio dia e meia

    d) Já faz

    e) Têm razões

  • Caros, para melhor elucidação desta questão. Apresento-lhes o erro e a regra respectiva. Senão vejamos:


    A)  CORRETA: Ostentando diplomas de “certificação verde”, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada.


    B)  ERRADA: No passado, houveram (HOUVE) muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica. REGRA: O VERBO HAVER É IMPESSOAL QUANDO SIGNIFICA EXISTIR.


    C)  ERRADA: Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não vão existir novos conflitos. REGRA: a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.


    D)  ERRADA: Já faziam (JÁ FAZIA) vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis. REGRA: O VERBO FAZER PODE TER UM SENTIDO TEMPORAL, TORNANDO-SE NUM VERBO IMPESSOAL, APENAS É USADA A 3.ª PESSOA DO SINGULAR.


    E)  ERRADA: Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas tem (têm) razões para prever novas catástrofes ambientais. REGRA: TEM DEVE CONCORDAR COM O SUJEITO: AQUELES. ASSIM, O VERBO TER NA 3° PESSOA DO PLURAL TEM SUA CONJUGAÇÃO TÊM.



    O sucesso é uma consequência e não um objetivo.

    Gustave Flaubert

  • Na letra c) ....que não vão existir novos conflitos. O certo seria, ..... que não vá existir novos conflitos.

  • b) houveram - houve

    c) para que nao vao exisistir - para que nao existam novos

    d) Ja faziam - ja fazia

    e) tem - têm

  • Corrijam-me se eu estiver equivocada mas a palavra "meio" na letra "A" por ser advérbio é invariável. Dentre outros, por isso a frase está correta.

    Bons estudos!!
  • Em relação a letra C

    Meio-dia e meio ou meio-dia e meia?

    A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.

    A palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino: uma hora, meia hora.

    Esta dúvida surge porque é feita, erradamente, concordância com a palavra dia em vez da palavra hora. Sempre que fracionamos a hora, utilizamos a palavra meia, no feminino, como em sete e meia, onze e meia, cinco e meia. Assim, o correto também será meio-dia e meia, uma vez que a palavra hora se encontra subentendida: meio-dia e meia hora.

    Exemplos:

    Eu e meu irmão estaremos no portão da escola ao meio-dia e meia.
    Sairei do trabalho ao meio-dia e meia.


    " A humildade é a única base sólida de todas as virtudes. Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros."

    Confúcio

  • Havia muitos gays na parada gay

    Fazia muitos anos que nao te vejo


  • O certo é "FAZ" ou "FAZIA" ?  ou ambos estão certos? 

  • a) Ostentando diplomas de “certificação verde”, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada.

    b) No passado, houveram muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica. HOUVE= EXISTIR = FICA SEMPRE NA 3º P DO SINGULAR

    c) Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não vão existir novos conflitos. MEIA

    d) Já faziam vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis. FAZIA= TEMPO DECORRIDO FICA SEMPRE NA 3ºP DO SINGULAR

    e)Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas tem razões para prever novas catástrofes ambientais. TÊM = conocrdando com aqueles

  • correções:

     a)Ostentando diplomas de “certificação verde”, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada. correto

     b)No passado, houve muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica.

     c)Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não ocorram novos conflitos.

     d)Já fazia vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis.

     e)Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas têm razões para prever novas catástrofes ambientais.

  • a) gabarito

    b) Verbo HAVER no sentido de EXISTIR-ACONTECER-OCORRER é invariável e impessoal

    c) Meio dia e MEIA | para que não EXISTAM novos conflitos.

    d) Verbo FAZER indicando tempo é invariável

    e) TÊM


ID
349796
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase corretamente escrita, de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa, é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    a) Neste início de século, as atividades extrativistas podem ser ainda adequadas à sobrevivência dos povos da floresta, desde que eles respeitem a sua biodiversidade, sem exaurirem seu potencial. (correto, com atenção ao termo exaurirem, que está corretamente flexionado). 

    b) Nos dias de hoje, as atividades de estração (extração) tanto da madeira quanto dos minérios deve ser efetuada com extrema cautela para que as novas gerações não sejam privadas das riquezas da floresta.

    c) Na atualidade, as políticas governamentais tem (têm) se voltado para a atualização de técnicas de exploração que respeitam os biomas; assim, as futuras gerações poderão desfrutar das benesses da floresta.

    d) No momento atual, quando todos os olhares do mundo se voltam a floresta amazônica, pode-se ter certeza de que as futuras gerações poderão de (de??, o correto seria se) usufruir das benesses desse “pulmão do mundo”.

    e) Nestes dias tão conturbados, vários países voltam seus olhares cobiçosos a floresta amazônica, mas é inegável que ela pertence as nações em cujo território ela se encontra encravada (cravada, ao invés de encravada).


    espero ter ajudado..

  • Eu acredito que o problema da letra "e" é a falta de crase. Vejamos: 

    Nestes dias tão conturbados, vários países voltam seus olhares cobiçosos a floresta amazônica, mas é inegável que ela pertence as nações em cujo território ela se encontra encravada.

  • D) ERRADA

    Acredito que o verbo ''poderão" é INTRANSITIVO e nesse caso não teria complemento.
    (poderão usufruir das.......)
  • b)[..] as atividades de estração(extração)[...] devem ser efetuadas. acredito que tenha esse erro de concordância também.

  • Neste início de século, as atividades extrativistas podem ser ainda adequadas à sobrevivência dos povos da floresta, desde que eles respeitem a sua biodiversidade, sem exaurirem seu potencial.

    O "eles" não deveria concordar com "as atividades extrativistas"?

  • Compartilho opinião com o Gustavo.

  • Acertei esta questão, mas fiquei em dúvida na letra A quanto a vírgula empregada após a palavra "biodiversidade"...e na letra E, o pronome relativo "EM cujo", existe esta preposição EM?

  • Concordo com o Gustavo!

  • Achei que o pronome "eles" se relacionasse à "atividades extrativistas". :(

  • Para mim, a letra A é a menos estranha. Aprendi isso na questões da FCC, sempre tem essas de precisar marcar a menos errada.

  • a) ERRADO. Neste início de século, as atividades extrativistas podem ser ainda adequadas à sobrevivência dos povos da floresta, desde que eles respeitem a sua biodiversidade, sem exaurirem seu potencial.

     

    b) ERRADO. Nos dias de hoje, as atividades de extração tanto da madeira quanto dos minérios devem ser efetuadas com extrema cautela para que as novas gerações não sejam privadas das riquezas da floresta.

     

    c) ERRADO. Na atualidade, as políticas governamentais têm se voltado para a atualização de técnicas de exploração que respeitam os biomas; assim, as futuras gerações poderão desfrutar das benesses da floresta.

     

    d) ERRADO. No momento atual, quando todos os olhares do mundo se voltam à floresta amazônica, pode-se ter certeza de que as futuras gerações poderão se usufruir das benesses desse “pulmão do mundo”.

     

    e) ERRADO. Nestes dias tão conturbados, vários países voltam seus olhares cobiçosos à floresta amazônica, mas é inegável que ela pertence as nações em cujo território ela se encontra cravada.

  •  a)Neste início de século, as atividades extrativistas podem ser ainda adequadas à sobrevivência dos povos da floresta, desde que eles respeitem a sua biodiversidade, sem exaurirem seu potencial. correto- 

     b)Nos dias de hoje, as atividades de estração -errado: extração

     c) Na atualidade, as políticas governamentais tem - errado: têm

     d) No momento atual, quando todos os olhares do mundo se voltam a floresta  errado:voltam à floresta

     e) Nestes dias tão conturbados, vários países voltam seus olhares cobiçosos a floresta  errado:voltam à floresta

  • Concordo com alguns colegas ao afirmarem que o "eles" está errado pois deveria concordar com "atividades" e, portanto, estar no feminino "elas".

  • Feliz em acertar com extrema facilidade essa questão... Aos poucos aprendendo bem essa matéria do filho do cão