-
CERTA
Foi a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, onde a Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização,surgindo, a partir daí, a Teoria da Burocracia na Administração, que foi considerada como um tipo ideal de gestão. A burocracia como forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055758.PDF
-
São características da Burocracia:
Normas e regulamentos, formalidade
das comunicações, racionalidade e divisão do trabalho, impessoalidade
nas relações, hierarquização da autoridade, rotina e procedimentos
estandardizados, competência técnica e meritocracia, separação da
propriedade, previsibilidade do funcionamento, etc.
-
Esta questão leva o candidato a marcá-la como errada, o que acontece é que o candidato relaciona a burocracia com a demora ocasionada pelo moroso trâmite burocrático, que não tem nada de eficiente, porém esta é uma das disfunções da burocracia, a burocracia, em sua origem, é sim um modelo voltado à eficiência, a meritrocracia....
-
Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de AdministraçãoDisciplina: Administração Geral | Assuntos: Organizações Formais Modernas; O modelo organizacional racional preconiza a adequação dos meios aos fins, base da teoria da burocracia, a qual se apoia no entendimento de que as pessoas podem ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida.
GABARITO: CERTA.
-
Certo.
Sendo bem simplório, há uma forma de "matar" a questão.
Modelo Burocrático mecanicista é o mesmo que RACIONAL LEGAL, logo esse modelo é sim baseado na racionalidade.
Espero ter ajudado, a dificuldade é para todos e você já é um vencedor !!
Parabéns por buscar o conhecimento !!
-
Concordo com a questão, até chegar nesta parte: a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. A finalidade da burocracia não é acabar com o nepotismo e a corrupção. A eficiência aqui, está atrelada a isso? Eu me confundi, esse final leva o candidato a errar, pois remete a Administração Gerencial. O que vcs acham?
-
O trecho é copia de uma parte do livro de Chiavenato.Alias ,pessoal, busquem por livros mais amplos não resumidos.
O livro " Introdução a Teoria Geral Da Admin" de Chiavenato é muito bom ,enquanto a forma compactada "Administraçao Geral e Publica para Conc" do mesmo autor é retalhos de partes do outro livro e não indico.
-
É bom termos cuidado com Chiavenato: assim como as bancas, ele se contradiz muito em seus livros. A questão está correta pois toda a racionalidade da burocracia era voltada para a relação entre meios, recursos e objetivos da organização. Não há erro em uma questão que ligue burocracia à eficiência e ao alcance dos objetivos, embora este último não seja muito abordado quando se fale na teoria burocrática. Entretanto, a ligação da burocracia com efetividade e eficácia não é tida como correta pela bancas, principalmente pelo CESPE.
-
Boa colocação do Luis Carlos.
-
Priscilla,
aparentemente você fez a questão pensando na evolução dos modelos de administração pública no Brasil enquanto essa questão aqui trata das diferentes abordagens de Administração Geral, mais especificamente da Teoria Burocrática.
A Teoria Burocrática na concepção de Weber considerava sim que a padronização do comportamento e dos procedimentos levava a máxima eficiência das organizações. O problema é que pela forma como essa teoria foi implantada na maioria das organizações (e também na Administração Pública brasileira), os padrões e procedimentos se tornaram mais importantes que o próprio resultado (essa é uma das disfunções da Burocracia).
Por isso é importante verificar como a questão foi escrita e em que parte da prova a questão está colocada para saber como deve ser respondida: se com base na teria pura ou com base em como ela de fato foi encontrada nas organizações e principalmente na administração pública brasileira. Isso vale para qualquer assunto que possa ser encaixado em mais de uma disciplina, o mesmo assunto pode ser visto sob diferentes enfoques dependendo da disciplina em que for colocado.
Bons estudos!!
-
Certo.
A Burocracia pode até não ser eficaz, mas é eficiente por natureza.
-
organização humana?
-
Eficiência = meios para fazer uma tarefa ( foco nos processos ).
-
-
Organização como uma entidade social na qual
as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos
específicos. nesse sentido a palavra organização
significa um empreendimento humano
moldado intencionalmente para atingir
determinados objetivos. As empresas constituem
um exemplo de organização socia
-
A Teoria da Burocracia busca a máxima Eficiência. Mas não a Eficacia(RESULTADOS) e Efetividade.
- A Teoria Clássica e a Escola Burocrática buscam a EFICIÊNCIA (Sistema Fechado)
- A Teoria Neoclássica busca a EFICIÊNCIA e a EFICÁCIA (Sistema Aberto)
-
GABARITO:C
A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência. Estudos apontam que os primeiros traços de burocracia tenham surgido ainda na antiguidade, com os códigos de conduta e normatização de comportamento entre estado e população.
-
Burocracia
- Forma de organização humana que se baseia na racionalidade, adequação dos meios aos objetivos, a fim de garantir a máxima eficiência (WEBER)
Objetivos: Previsibilidade, padronização e máxima eficiência
TRIPÉ: RIP
Racionalidade (capitalismo, organiz. burocrática e ciência moderna)
Impessoalidade (meritocracia)
Profissionalismo
Palavras-chave: formal, legal, racional, impessoal, eficiente, profisisonal, mérito e especialização.
-
Se na questão fosse alterada a palavra eficiência por efetividade estaria errada, pois quem se preocupa com maior efetividade é a administração gerencial.
-
Burocracia
- Forma de organização humana que se baseia na racionalidade, adequação dos meios aos objetivos, a fim de garantir a máxima eficiência (WEBER)
-
Foi Copia e Cola do Chiavenato
Chiavenato - Introdução à teoria geral da administração (9a ed)
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
-
"O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim uma maior eficiência."
-
MAX WEBER: EFICIÊNCIA E RACIONALIDADE
TEORIA BUROCRÁTICA.
-
Organizaçao Humana???
-
AQUI PEGA NA OBTENÇÃO DE CONSEGUIR OS OBJETIVOS, MUITA GENTE CONFUNDE OBJETIVOS COM RESULTADO, MAS, CUIDADO PODE SE SER OBJETIVO SEM ALCANCAR OS RESULTADOS, ENTÃO, SER OBJETIVO COADUNA COM BUROCRACIA SIM..
GABARITO: CERTO!
-
O enunciado apresenta um ótimo conceito da burocracia destacando o caráter racional dessa teoria.
Gabarito: CERTO
-
MAX WEBER: EFICIÊNCIA E RACIONALIDADE
TEORIA BUROCRÁTICA.
"O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim uma maior eficiência."