SóProvas


ID
1051372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Ainda acerca do regime jurídico dos policiais civis do Departamento Federal de Segurança Pública e da Polícia do Distrito Federal, julgue os seguintes itens.

Se, por ter desenvolvido quadro de cardiopatia grave, um escrivão de polícia civil for submetido a inspeção médica e esta concluir pela ausência de necessidade de aposentadoria desse funcionário, a licença a ele concedida poderá ultrapassar o prazo de vinte e quatro meses, sendo-lhe vedado o exercício de qualquer atividade remunerada.

Alternativas
Comentários
  • Decreto n. 59310

    Art 210. O funcionário não poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses, salvo nos casos dos itens IV e VI do artigo 204 e nos casos de moléstias especificadas no artigo 221 deste Regulamento.

     Art 221. Será concedida licença a funcionário atacado de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia ou cardiopatia grave, quando a inspeção médica não concluir pela necessidade imediata da aposentadoria.


  • Decreto 59.310:


    Art 210. O funcionário ñ poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses, salvo nos casos dos itens IV é VI do art. 204 e nos casos de moléstias especificadas no art. 221 deste Regulamento.


    Art 218. O funcionário abster-se-á de qualquer atividade remunerada, no curso da licença, sob pena de sua imediata interrupção, com perda total do vencimento e das vantagens decorrentes, até que reassuma o cargo.


    Art 221. Será concedida licença a funcionário atacado de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia ou cardiopatia grave, quando a inspeção médica ñ concluir pela necessidade da aposentadoria.

  • Gaba: CERTO

    Decreto 59.310:

    Art 210. O funcionário ñ poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 mesessalvo nos casos dos itens IV é VI do art. 204 e nos casos de moléstias especificadas no art. 221 deste Regulamento.

    Art 218. O funcionário abster-se-á de qualquer atividade remunerada, no curso da licença, sob pena de sua imediata interrupção, com perda total do vencimento e das vantagens decorrentes, até que reassuma o cargo.

    Art 221. Será concedida licença a funcionário atacado de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia ou cardiopatia gravequando a inspeção médica ñ concluir pela necessidade da aposentadoria.

  • Art. 210 não superior a 24 meses, salvo nos casos dos itens:

    IV  - para serviço militar obrigatório;

    VI - por motivo de afastamento do cônjuge, funcionário civil ou militar; do art. 204 e nos casos de moléstias especificadas no artigo 221 deste Regulamento.

    Art 221. Será concedida licença a funcionário atacado de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia ou cardiopatia grave, quando a inspeção médica não concluir pela necessidade imediata da aposentadoria.       Parágrafo único. A inspeção far-se-á obrigatoriamente por uma junta de três médicos.  

  • CERTO.

    Questão pesada, que busca seu fundamento em três artigos do Decreto n. 59.310/1996. Vejamos cada um deles:

    Art. 210. O funcionário não poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses, salvo nos casos dos itens IV e VI do art. 204 e nos casos de moléstias especificadas no art. 221 deste Regulamento.

    Art. 218. O funcionário abster-se-á de qualquer atividade remunerada, no curso da licença, sob pena de sua imediata interrupção, com perda total do vencimento e das vantagens decorrentes, até que reassuma o cargo

    Art. 221. Será concedida licença a funcionário atacado de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia ou cardiopatia grave, quando a inspeção médica não concluir pela necessidade da aposentadoria.

    Questão comentada pelo Prof. Douglas Vargas 

  • O funcionário NÃO poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses, salvo nos casos de:

    → Tuberculose ativa,

    → Alienação mental,

    → Neoplasia maligna,

    → Cegueira,

    → Lepra,

    → Paralisia ou

    → Cardiopatia grave, quando a inspeção médica não concluir pela necessidade da aposentadoria.

  • Acredito que tem gente maldosa colocando de propósito gabarito errado para confundir os usuários.