SóProvas


ID
1053805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos ao paradigma do cliente na gestão pública e às diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.

A adoção do paradigma do cliente na gestão pública baseado na doutrina do "Public Service Orientation" busca criar uma cultura que congregue funcionários públicos, cidadãos e políticos, de modo a obter também a "accountability" dos resultados obtidos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    O Public Service Orientation (PSO) apresenta o seguinte trecho:

    “Surge a preocupação com a equidade (prestação justa dos serviços públicos) e com a accountability (prestação de contas, responsabilização e transparência). Os beneficiários dos serviços públicos passam a ser vistos como cidadãos, titulares da coisa pública e que, portanto, devem participar ativamente da gestão dos recursos públicos.”

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recursos-nocoes-de-administracao-publica-p-tecnico-judiciario-do-trt-es/

  • Certa.

    Public Service Orientation - PSO (1990) consiste no terceiro e atual estágio da evolução da gestão pública. Nele são agregados conceitos diretamente ligados a noção de cidadania, tais como o accountability, equidade e justiça.

    Nesse estágio o cidadão assume um papel mais importante que o de pagador de impostos ou cliente dos serviços, pois passa a participar ativamente da vida política e da gestão da coisa pública.

    O foco principal é o tratamento isonômico e o bem comum. Diante disso, o termo cidadão, assume um papel relevante na medida em que passa, além de ter direitos, a ter obrigações, tais como a de fiscalizar a gestão pública, a de accountability.


  • Errei a questão ao interpretar que a adoção do paradigma do cliente na gestão pública fora baseada na doutrina do Consumerism, e não do PSO, mas, como cada momento nada mais é do que a evolução do anterior, talvez possamos interpretar dessa maneira.

  • Apenas acrescentando o comentário, muito bem posto, pelo Felipe:

    "Nesse estágio o cidadão assume um papel mais importante que o de pagador de impostos ou cliente dos serviços, pois passa a participar ativamente da vida política e da gestão da coisa pública."

    Pagador de impostos? Sim, pois Margaret Thatcher disseminou um conceito( Managerialism), muito criticado, que tinha ênfase na produtividade,por meio da economia e da eficiência da adm.pública, porém, o cidadão possui um papel secundário na sociedade. O de mero contribuinte.

    Cliente dos serviços? A busca pela qualidade dos serviços, ou seja, a ênfase na efetividade e qualidade gerou a Consumerism, cujo usuário do serviço público era tido como cliente/consumidor dos serviços públicos. 

  • Também tive o mesmo pensamento que a Thais Corrêa.

  • Segundo Abrucio (1997), “toda a reflexão realizada pelos teóricos do PSO leva aos temas do republicanismo e da democracia, utilizando-se de conceitos como accountabilitytransparência, participação política, equidade e justiça”.

    Nesse estágio mais atual, o termo cliente – embora ainda utilizado – fica em segundo plano, e o termo cidadão ganha força. O termo cliente levaria a tratamento desigual (os clientes mais bem organizados teriam tratamento melhor e melhores serviços). O termo cidadão traz consigo a noção de tratamento isonômico e a noção de bem comum. Assim, destaca-se a busca pela equidade, ou seja, a busca por um tratamento igual para os iguais (os que se encontram em situações semelhantes). O termo cidadão não é uma via de mão única, não tem apenas direitos, mas também obrigações, como a de fiscalizar a coisa pública e cobrar o accountability (prestação de contas dos responsáveis) dos gesto res pelos atos praticados.

    Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.

  • A "adoção" do paradigma do cliente ocorreu no consumerismo. No PSO ela permaneceu, sendo somado o paradigma do "cidadão".


    Reparem como fica muito mais coerente a afirmação dessa forma:


    A adoção do paradigma do cidadão na gestão pública baseado na doutrina do "Public Service Orientation" busca criar uma cultura que congregue funcionários públicos, cidadãos e políticos, de modo a obter também a "accountability" dos resultados obtidos.

  • accountability (prestação de contas, responsabilização e transparência)

     

    quando o poder executivo, dentro de 60 dias depois de aberta a sessão legislativa, entrega ao congresso a prestacao de sua conta

     

    o controle do poder legislativo sobre a conta do executivo é corrolário da accontability

     

    quem aprecia as contas ---- tcu

     

    quem julga as contas do chefe do poder executivo ----no caso federal eh o congresso.

  • Contribuindo:

     

    Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como Public Service Orientation - PSO.

     

    FONTE: FCC/2012 Q220413

     

    bons estudos

  • Ainda penso que a palavra "cliente" está inapropriada na frase, deveria ser colocado "cidadão" , tipico do PSO...

    Cliente nos leva a pensar  em  Consumerism.

  • traduzindo: Public Service Orientation = modelo gerencial atual

  • PUBLIC SERVICE ORIENTATION – PSO:

    ...

    - Republicanismo;

    - Democracia;

    - ACCOUNTABILITY;

    - Transparência;

    - Participação Política;

    - Equidade;

    - Justiça.

    ...

    “conjugação entre a accountability e o binômio justiça / equidade, criando uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e no debate político do planejamento de políticas públicas, cooperação entre as agências, em vez de competição”.

    ...

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 80.


  • Isso mesmo! Prestação de contas dos resultados obtidos.

    Certinho!

  • O paradigma do cliente foi adotado a partir do Consumerismo e se consolidou com o Public Service Orientatio – PSO. Segundo esse paradigma, os usuários dos serviços públicos devem ser tratados como clientes (serviços devem ser prestados com qualidade) e também como cidadão (possuem responsabilidade de participarem da gestão pública).

    Disso, temos que, de fato, o paradigma do cliente fomenta que tanto servidores, quanto cidadãos e políticos congreguem esforços para aprimorar os resultados obtidos pela gestão pública.

    Gabarito: CERTO

  • CERTO

  • CERTO

  • CERTO

    Eu também pensei que a questão se referisse ao Cosumerism, porém a assertiva está dizendo que a soma do conceito de cliente + funcionários públicos, cidadãos e políticos formam o conceito de PSO.

  • CERTA

    Public Service Orientation

    -Equidade e Justiça;

    -Accountability (dever de prestar contas/responsabilização);

    -Cidadão visto como um cliente.

    Fonte: Prof. Rafael Barbosa