SóProvas


ID
1054297
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                   [Ponderando o julgamento]

       As leis não podem deixar de ressentir-se da fraqueza dos homens. Elas são variáveis como eles.
       Algumas, nas grandes nações, foram ditadas pelos poderosos com o fim de esmagar os fracos. Eram tão equívocas que mil intérpretes se apressaram a comentá-las; e, como a maioria só fez sua glosa como quem executa um ofício para ganhar algum dinheiro, acabou o comentário sendo mais obscuro que o texto. A lei transformou-se numa faca de dois gumes que degola tanto o inocente quanto o culpado. Assim, o que devia ser a salvaguarda das nações transformou-se tão amiúde em seu flagelo que alguns chegaram a perguntar se a melhor das legislações não consistiria em não se ter nenhuma.
       Examinemos a questão. Se vos moverem um processo de que dependa vossa vida, e se de um lado estiverem as compilações de juristas sabidos e prepotentes, e de outro vos apresentarem vinte juízes pouco eruditos mas que, sendo anciãos isentos das paixões que corrompem o coração, estejam acima das necessidades que o aviltam, dizei-me: por quem escolheríeis ser julgados, por aquela turba de palradores orgulhosos, tão interesseiros quanto ininteligíveis, ou pelos vinte ignorantes respeitáveis?
(VOLTAIRE. O preço da justiça. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 7-8)

Considerando-se o sentido contextualizado, traduz-se adequadamente um segmento em:

Alternativas
Comentários
  • Ambivalente =

    Situação pela qual um pensamento, sentimento ou objeto possui duplos significados, valores, características, tanto no sentido de se contradizerem, quanto no mero aspecto de poderem gerar especulações e características das quais degeneram seu significado.


    Bons estudos!

  • Resposta correta: C.


    a)Turba: s.f. Grande massa de gente; multidão. - Palrar: v.i. Articular sons sem perfeição ou sentido. / Falar muito. / Conversar, palestrar. Malta: s.f. Coletivo de desordeiros, desocupados, vagabundos. Loquazadj.m e adj.f. Tagarela, que fala muito, palrador, verboso. Desfibrar: v.t. Tirar ou separar as fibras de. / Fig. Enfraquecer. Ex.: desfibrar o caráter. 
    b) Insipidez: s.f. Particularidade do que é insípido (sem sabor); qualidade do que é desinteressante. 
    c) Ambivalente: adj. Que apresenta ambivalência; que possui dois valores diferentes. 
    d) Amiúde: adv. A miúdo; que ocorre de maneira repetida, repetidas vezes ou frequentemente.  
    e) Jurisconsulto: s.m. Jurídico. Indivíduo que possui muito conhecimento acerca do direito jurídico.(dicionário online de português)

  • Ambivalentes = valores diferente. Neste caso (faca de dois gumes). O resto é feito por eliminação!

    Fé!