SóProvas


ID
1054318
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                          [Dois fragmentos sobre História]

          A História não é uma ciência. É uma ficção. Vou mais longe: assim como ocorre na ficção, há na História uma tentativa de reconstruir a realidade por meio de um processo de seleção de materiais. Os historiadores apresentam uma realidade cronológica, linear, lógica. Mas a verdade é que se trata de uma montagem, fundada sobre um ponto de vista. A História é escrita sob um prisma masculino. A História é escrita na perspectiva dos vencedores. Se fosse feita pelas mulheres ou pelos vencidos, seria outra. Enfim, há uma História dos que têm voz e uma outra, não contada, dos que não a têm. (...)
         Que diabo é a verdade histórica? Só algo que foi desenhado, e depois esse desenho estabelecido foi cercado de escuro para que a única imagem que pudesse ser vista fosse a que se quer mostrar como verdade. Nossa tarefa é tirar todo o escuro, saber o que é que ficou sem ser mostrado.
(Adaptado de: SARAMAGO, José. As palavras de Saramago. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 254)


É preciso corrigir, por apresentar irregularidades gramaticais e/ou defeito estrutural, a redação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. 

    • d) Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso em cuja carga ficcional se assemelha À ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência.

  • Para mim, há outro erro na alternativa D, além da omissão da crase. Se eu estiver errada me corrijam, por favor!

    d) Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso em cuja carga ficcional se assemelha a ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência.

    Está errada a colocação da preposição "em" antes do pronome cuja, pois seria necessário que o verbo assemelhar pedisse a referida preposição. 

    Verbo Assemelhar (VTI): O verbo assemelhar pode ser conjugado na forma pronominal : assemelhar-se a, com

    "Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso cuja carga ficcional se assemelha á ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência."

  • A ficcção é o sujeito por isso não pode ter crase, com relação ao comentário do trecho EM CUJO, eu tb achei que a concordância estava errada.

  • Falta de atenção no enunciado me fez errar essa questão!!!


    "É preciso corrigir...." 


    ----> por isso eu sempre rabisco, sublinho, coloco asterisco,seta, etc os enunciados das questões quando eu estou fazendo prova..... ajuda demais no foco!


    Vamo q vamo!


    Bons estudos!

  • O correto seria:

    "Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso cuja carga ficcional (--->SUJEITO) se assemelha à ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência."

  • Pessoal, há também, além dos erros apontados acima, falha estrutural na letra d. 

    Do que foi dito no início "ao se posicionar diante da História..." não decorre uma conclusão lógica, não faz sentido.  

    "Ao se posicionar diante da História...afastando-a assim do estatuto de uma ciência."

    Se houver erros, corrijam-me, por favor! 

  • Só uma dica pra hora do desespero.

    Já percebi que quase sempre a FCC considera errada uma frase que começa com "Ao...".

    Então, se for pra chutar, vá por aí! Hahaha

    Bons estudos!

  • "quando então Saramago julga-a". 

    e a colocação pronominal, é isso mesmo? não seria próclise?

  • Algo que ninguém notou foi a parte final: "...afastando-a assim do estatuto de uma ciência.". Faltaram as vírgulas antes e depois do "assim". 

  • letra D.

    não é necessário a preposição "EM" antes do pronome "CUJA", pois a regência do verbo não pediu.

  • O erro está no termo "em cuja".

    E o comentário da Luana é genial. Pensar em formas de chutes nas provas é perda de tempo. Bora estudar, pessoal.


  • Na letra b: Saramago apresenta em seu texto uma visão bastante rigorosa da História, ao considerá-la um discurso que, nada tendo de científico, identifica-se com o da ficção literária.A vírgula não deveria ser antes do "que"? Não é um pronome relativo?

  • Por favor, não entendi a letra E. Não seria correto dizer: " Foram os melhores ou os vencidos os encarregados de NARRAREM a História???

    Alguém poderia me explicar? obrigada,

  • Para os colegas Luana e Tardelly q afirmaram q técnica de chute não resolve prova, afirmo q vcs estão errados. Obviamente, não é chute de quem não estuda. A técnica de chutar deve ser aliada ao estudo e à prática. Quando vc detém bastante conhecimento acerca de um assunto, vc passa a ter capacidade de fazer as provas, mas ainda terá q aprender a fazer o estilo da prova, ou seja, estudar o estilo das questões q a banca elabora, e com isso passa a ser capaz de chutar. Tenho 5 anos de concurso e passei na PF e mais recentemente para analista administrativo da ANTAQ em 4º lugar - concursos realizados pelo CESPE - conjugando conhecimento e técnicas de chute, por isso, nunca desprezem métodos de chute. É estudar muito, fazer muitas questões e assim desenvolver confiança e "know-how" para o chute rs. Abs.

  • D) Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso em (NÃO EXISTE SUJEITO PREPOSICIONADO) cuja carga ficcional se assemelha à ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência.

    Primeiramente, CUJA CARGA FICCIONAL É SUJEITO DO VERBO ASSEMELHAR-SE LOGO NÃO PODE VIR PREPOSICIONADO (

    outro erro é regência do verbo ASSEMELHAR, quem se assemelha se assemelha a , logo tem crase 


  • Teresa, o que realmente é um pronome relativo nesta frase, mas ele não está junto ao pronome átono. Esse é o problema. Não podemos iniciar uma oração com próclise e é o que aconteceria caso o pronome se fosse escrito logo depois da vírgula "(...), se identifica(...)".
    Estaria correta a próclise se a oração fosse escrita assim:
    "(...), ao considerá-la um discurso que se identifica com o da ficção literária, isto é, nada tendo de científico(...)"

  • NÃO HÁ ERRO DE ANÁFORA NA LETRA E ?? ''ESTA'' EM VEZ ''ESSA'' ??