SóProvas


ID
1054396
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na busca de construir uma Gestão do Conhecimento, uma empresa pratica Brainstorming aberto para resolver problemas de elevada complexidade. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), essa prática é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Alt - d.

     

    Conhecimento explícito:  Já o conhecimento explícito diz respeito aos conhecimentos técnicos que são registrados em algum tipo de material físico, como em um vídeo, em um livro, manual, treinamento (slides), enfim é todo conhecimento que é possível compartilhar através de uma simples ferramenta.  Ou seja, conhecimento explícito também poderia ser chamado de informação.

    Conhecimento tácito:  Esse tipo de conhecimento diz respeito à bagagem que a pessoa traz consigo, todo conhecimento adquirido em outras experiências, em universidades, na participação de um curso. É aquele conhecimento que a pessoa só consegue transmitir ao outro através da transferência de experiência em um trabalho em grupo, pois é o conhecimento vivenciado, é de fato o que ele sabe e domina na prática.

     

     

    Socialização: Nessa etapa o conhecimento irá fluir do tácito para o tácito entre as pessoas da equipe. Incentive reuniões e brainstorming onde os profissionais possam trocar ideias, observar, praticar, imitar, enfim interagir e aprender um com o outro, através da prática.

    Externalização: O conhecimento tácito caminhando por entre o explícito é outra opção que deve ser mantida dentro da equipe, por isso solicite relatórios, descrição do processo ou desenhos. Use ferramentas que permita conceituar os conhecimentos e facilitar o aprendizado, dando a oportunidade dos membros transmitirem  explicações entre o grupo.

    Combinação: O conhecimento que gira em torno do explícito para o explícito. O gestor deve estimular a troca de relatórios e materiais desenvolvidos, entre todos os membros da equipe. Dessa forma ele irá facilitar o compartilhamento de ideias, estimulando a troca de aprendizados e competências.

    Internalização: É quando conhecimento caminha através do caminho explícito para tácito. Pode ser motivado, através de atividades simples como as sugestões de vídeos,  textos ou até treinamentos elaborados pelos próprios membros da equipe  sobre um determinado conhecimento necessário. Em seguida  o gestor deve criar a possibilidade para que os profissionais consigam incorporar esse conhecimento, com a prática no cotidiano do que foi vivenciado, isso pode ser feito através de ações como  orientações verbais ou diagramação.


  • Combinação...

    Explícito + Explícito = Combinação

    Tácito --> Explícito = Externalização

    Explícito --> Tácito = Internalização

    Tácito + Tácito = Socialização


  • Segundo Takeuchi:

    • Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.


    • Externalização: representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. O conhecimento decorrente da externalização e torna-se facilmente transmissível e articulo, geralmente construído a partir de palavras ou números. A externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.


    • Combinação: é o processo de conversão do conhecimento explícito em explícito. Ocorre por meio da troca e combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. A troca e a combinação entre os indivíduos ocorrem sobretudo por meio de documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.


    • Internalização: processo que ocorre a conversão do conhecimento explícito em tácito, caracterizando-se pelo “aprender fazendo”. A verbalização e a diagramação sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais relatando as experiências dos indivíduos são práticas de extrema relevância para a internalização. Após este processo o novo conhecimento deve ser socializado com outros colaboradores (na forma de conhecimento tácito) iniciando assim uma nova espiral da criação do conhecimento.



  • d) socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

  • Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 79): “A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito”. Explicam que essa criação pode ser induzida e moldada pelas mudanças dentro da empresa, isso justifica o “aprender fazendo”. Em sua obra mais recente, Takeuchi e Nonaka (2008, p. 60-67) explicam os Quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.

    Conforme Fernandes (2001, p. 326) “O brainstorming é uma das ferramentas mais importantes porque trabalha com a causa fundamental para a solução de um problema: a geração de ideias”. Está ferramenta gera vários pontos de vistas de um grupo, assim levando a identificar quais as possíveis causas que vieram a gerar o problema inicialmente.

    Fonte:http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2778.pdf

  • Segundo Takeuchi:

    • Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.


  • Brainstorming (tempestade cerebral) é uma técnica de criatividade em grupo, na qual ele busca a geração de ideias que, isoladamente ou associadas, estimulem novas ideias e subsídios direcionados à solução parcial ou total de um problema.

    - atraso do julgamento 

    -criatividade em quantidade e qualidade

    -críticas são rejeitadas 





  • Gabarito:  d) socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

    Questão praticamente igual FCC - 2014 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Administrativa

    Segundo os autores, Nonaka e Takeuchi (1995), para a criação do conhecimento organizacional são necessárias ações que integrem o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e devem ser iniciadas com a prática de 

    • a) Internalização, que transforma conhecimento explícito em conhecimento tácito.

    • b) Socialização que transforma conhecimento explícito em conhecimento tácito.

    • c) Socialização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento tácito.

    • d) Externalização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento explícito.

    • e) Combinação, que transforma conhecimento explícito em conhecimento explícito.

    Gabarito: c) Socialização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento tácito.

  • colega administrador geral, a resposta dessa questão é SOCIALIZAÇÃO, acabei de respondê-la.

  • Por que não pode ser o item "b) internalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito." ?

  • A resposta é a letra D (Socialização - conhecimento tácito em conhecimento tácito) pois a prática de Brainstorming não formaliza o conhecimento, é uma troca verbal de idéias e experiências que apenas depois serão organizadas. No momento do Brainstorming não há portanto, a transformação do conhecimento Tácito para explícito.
  • Dois tipos de conhecimento:

    - Conhecimento explícito é aquele que é transmissível em uma linguagem formal, codificada e sistemática.

    - Conhecimento tácito é mais difícil de ser comunicado e passado à diante. Ele está profundamente enraizado no indivíduo, em suas ações e no contexto onde ele utiliza este conhecimento.

    Espiral de criação do conhecimento (Na sequência da espiral):

    - Socialização: Tácito para Tácito. "Ba" de criação, indivíduo para indivíduo. > COMPARTILHADO.

    - Externalização: Tácito para Explícito. "Ba" de Interação. Indivíduo para coletivo. > CONCEITUAL.

    - Combinação: Explícito para Explícito. "Ba" do Treinamento. Indivíduo e virtual. > SISTÊMICO.

    - Internalização: Explícito para Tácito. "Ba" virtual – sistemático. Coletivo e Virtual. > OPERACIONAL.

    Para memorizar todos os conceitos:

    1º Na socialização as pessoas compartilham conhecimento.

    2º Esse conhecimento é filtrado com as coisas mais importantes, criando conceitos e sendo externalizado na forma de registros em manuais, livros, etc.

    3º Estes registros são combinados e ampliados, abrangendo toda a organização de forma sistêmica.

    4º Os funcionários aprendem estes conceitos, internalizando-os, a fim executarem suas atividades, operarem essas atividades.

  • d-

    Socialização é o inicio do processo de gestao do conhecimento. A criação do conhecimento usa conversão de conhecimentos existentes e geração de novos conhecimentos no nível individual, de equipe ou organizacional. O conhecimento, muitas vezes, provém da interação ,do aprender fazendo, da resolução conjunta de problemas ou brainstorming. No nível organizacional, são os processos de inovação (de produtos, serviços ou processos e as comunidades de práticas que visam à criação de novos conhecimentos.
     

  • Gabarito  d)socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

     

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

       O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência, Brainstorming, inicio na organização.

     

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, diálogo e reflexão coletiva, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • Vamos, inicialmente, relembrar alguns conceitos:

    Conhecimento explícito (ou codificado): é aquele que é transmitido em uma linguagem formal,

    codificada e sistemática.

    Conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas, formulado a partir de experiências que cada um adquiriu ao longo de sua vida. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de um indivíduo, como “know-how”.

    Nonaka e Takeuchi (1997) destacam quatro modos de conversão do conhecimento. São eles:

    Socialização = TÁCITO em TÁCITO

    Externalização = TÁCITO em EXPLÍCITO

    Combinação = EXPLÍCITO com EXPLÍCITO

    Internalização = EXPLÍCITO em TÁCITO

    a)  Errada. Internalização converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.

    b)  Errada. Internalização converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito, mas essa

    opção é inadequada no contexto da questão.

    c)  Errada. Externalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito,

    mas essa opção é inadequada no contexto da questão.

    d) Certa. Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. A prática de Brainstorming não formaliza o conhecimento, é uma troca verbal de ideias e experi- ências que apenas depois serão organizadas. No momento do Brainstorming não há, portanto, a transformação do conhecimento tácito em explícito.

    e)  Errada. Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito.

    FONTE: PATRÍCIA QUINTÃO, GRANCURSOS.

  • Em relação a letra B

    como brainstorn e uma chuva de ideias , creio eu , que não seja nada explicito , pois vem de dentro de vc.

    Por isso, não seria letra B , mas pensar isso na hora da prova e chave de cadeia kkk

  • Concordo com a resposta do Marcondes, apesar de a alternativa B estar com o conceito de "Internalização" correto, não condiz com o contexto da questão.