-
GABARITO: CORRETO
O referido memorando tornasse inadequado quando o redator emite sua opinião em alguns trechos, vejamos:"...desde a oportuna nomeação de três novos servidores..." "...a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva bem-vinda..."
-
devo mencionar - primeira pessoa - fere o princípio da impessoalidade
a concisão foi respondida pelo comentário abaixo.
-
Olá pessoal (GABARITO CORRETO):
Somente para complementar os comentários dos colegas, além dos erros observados quanto à impessoalidade já mencionados, é oportuno destacar o ERRO NA COLOCAÇÃO DA DATA NO LADO ESQUERDO, uma vez que no MANUAL DE REDAÇÃO DA PR consta no LADO DIREITO..
Espero ter ajudado..
-
sei não em , creio que seja gabarito correto
-
O trecho, será positiva e bem- vinda tem a ideia de pessoalidade, o que é errado no manual da Presidencia.
bons estudos!!!
-
Só de mencionar "Consulto" já fere o princípio da impessoalidade.
-
respeitosamente
-
Colegas, tomem cuidado apenas com uma coisa: a utilização do verbo na 1º pessoa do singular ou do plural (plural de modéstia) não fere, por si só, o princípio da impessoalidade. Devemos nos ater ao conteúdo do texto. Se o conteúdo for de interesse público estará ok independente do tempo verbal aplicado. Bons estudos.
-
A colega Luciana e Priscila estão corretas. A pessoalidade não é pelo fato de ele ter usado a 1ª pessoa, mas sim por ter colocado opiniões subjetivas no texto, como oportuna, ou positiva. Bastava ele dizer que houve uma nomeação e que por causa disso havia a necessidade de uma nova impressora.
-
Na minha opinião não houve violação ao princípio da impessoalidade, nota-se, não há juízo de valores, apenas exposição de motivos.
No entanto, o texto não foi redigido de forma concisa, como a própria introdução ao parágrafo 3 menciona: "A título de acréscimo", ou seja, este parágrafo é perfeitamente dispensável pois ninguém vai solicitar material que não seja bem vindo ou que retarde o trabalho do setor.
-
CERTO
Segundo MRPR, a concisão, clareza, objetividade e a formalidade contribuem para que seja alcançada a impessoalidade.
O texto não foi conciso, logo infringiu a impessoalidade. Deve ser isento de interferência de opinião individual. A observação no documento quebrou essa concisão: (texto)... que, aliás, tem crescido nos últimos meses; (texto)... a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva e bem-vinda. Deveria estar mencionando as características dos computadores que o setor necessitava, por exemplo. Entre outras impessoalidades.
-
O primeiro parágrafo foi numerado, enquanto só devem ser numerados os parágrafos do segundo em diante.
-
Isamar, o Manual nao fala nada sobre o fato de o primeiro paragrafo nao ter de ser numerado. Inclusive, no proprio exemplo de memorando apresentado no Manual o primeiro paragrafo esta numerado. O que tem que ser numerado do segundo em diante é a PÁGINA.
-
que, desde a oportuna nomeação ( essa virgula esta empregada incorretamente) Nao se separa o verbo de seu complemento por virgula.
o texto nao esta conciso (nao transmite o maximo de informações com o minimo de palavras). Ex: que, aliás, tem crescido nos últimos meses
o desfecho tem que estar ajustado apos o atenciosamente.
-
O item ao falar se não está de acordo com a impessoalidade está CERTO.
No começo da questão a palavra "CONSULTO" não estaria errada pois se trata de uma fato, porém
ao chegar na parte de: " devo mencionar que a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva e bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos servidores." se trata de um caráter pessoal, pois ele expõe a opinião dele.
-
Pessoal ao meu ver nós estamos tendo uma interpretação além da questão. A questão pede para que seja analisado 2 aspectos, princípio da impessoalidade e concisão.
No que diz respeito à impessoalidade confesso que não vi nada que, como diz a questão, discordasse do princípio. (por isso marquei gabarito errado)
No que diz respeito à concisão, realmente, como foi mencionado pelos colegas, o último parágrafo vai totalmente de encontro à esta regra, portanto no que diz respeito a concisão a questão esta certa.
Porém, de acordo com estes pressupostos, tenho outra interpretação, o E que liga impessoalidade e concisão, pra mim, deixa a questão errada, pois ela deveria discordar nos 2 sentidos.
Ao meu ver, em relação ao erro de gramática como: vírgulas, local de data e etc. não devem ser considerados.
Para mim a questão deveria ter o gabarito alterado.
-
"A título de acréscimo, devo mencionar que a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva e bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos servidores."
Acredito que está em desacordo com o requisito da impessoalidade, tendo em vista que, ao dizer: "mais uma impressora no departamento será positiva e bem-vinda" o agente está dando uma impressão pessoal ...
-
''.. para atender a demanda, que, aliás, tem crescido nos últimos meses...''
"...a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva bem-vinda..."
"...desde a oportuna nomeação de três novos servidores..."
A Redação Oficial é bem rigorosa nisso, qualquer opinião dada pode ser considerada quebra de impessoalidade e concisão.
Gab: Correto
-
só por curiosidade, não esta faltando o local? no padrão ofício do manual, fala que precisa de local e data alinhados à direita, mas o próprio manual nos dá um exemplo de memorando onde aparece apenas a data.
-
Só complementando os ótimos comentários, o texto também não é conciso. Existem expressões que podem ser evitadas tipo: "A título de acréscimo", "aliás", "devo mencionar". O texto seria muito mais conciso e claro se ficasse: 1)" A instalação de mais uma impressora...", 2) "para atender a demanda, que cresceu nos últimos anos".
-
O enunciado informa que "o texto do documento em questão está em discordância com os princípios de impessoalidade e concisão necessários à redação de correspondências oficiais."
O candidato deve observar a palavra "discordância" para responder corretamente esta questão.
Ao analisar o texto, percebemos que além de não ser conciso (observe os elementos que tornam o texto menos objetivo, como "aliás"), também não há impessoalidade presente, como em "...devo mencionar..." e "...será positiva e bem-vinda", que mostram verbo conjugado na primeira pessoa e apresentação de opinião). Ao identificar estes elementos no texto, o candidato pode marcar como ERRADO, porém cuidado. O enunciado informa que o texto NÃO CONCORDA com os princípios de impessoalidade e concisão. Desta forma, a resposta é outra.
A resposta é certo.
-
Hugo, segundo os professores, o local é facultativo no memorando, já que o mesmo trata de assuntos de um mesmo órgão, sendo assim, desnecessário o uso da localidade, porém a data realmente tem que permanecer à direita.
-
Discordância!
"Apressado come cru"
-
Impessoalidade: Sem marcas de individualidade. No memorando em questão,ele utiliza a primeira pessoa do singular.
-
Faltou Impessoalidade:
3. A título de acréscimo, devo mencionar que a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva e bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos servidores.
-
Certo.
Opinião é uma marca da IMPESSOALIDADE
-
Devo mensionar.....caracteriza pessoalidade...
-
Só faça a solicitação, nada além disso.
-
É meus caros, o apressado come cru e ainda se engasga...
"A título de acréscimo, devo mencionar que a instalação de mais uma impressora no departamento será positiva e bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos servidores."
O emissor acabou dando a opinião dele, 'quebrando' a impessoalidade. Foi isso.
-
O termo usado aliás e bem-vinda prejudicou a impessoalidade.
-
As 5 linhas dessa comunicação poderiam ter se resumido a 3 linhas no máximo, o servidor não exercitou muito a concisão nesse texto.