SóProvas


ID
1057441
Banca
TRF - 4ª REGIÃO
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a servidor investido exclusivamente mediante concurso público de provas ou de provas e títulos.
II. A nomeação, a promoção, a ascensão e a reintegração são algumas das formas de provimento de cargos públicos previstas na legislação de regência dos servidores públicos civis federais.
III. No âmbito do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, a recondução, que foi extinta por modificação legislativa ocorrida em 1997, consistia no retorno à atividade do servidor aposentado, no interesse da administração, desde que a aposentadoria tivesse se dado de forma voluntária.
IV. A ordem constitucional veda qualquer restrição ao acesso a cargos públicos com base em distinção de gênero.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta - E

    I - INCORRETA

    Quando a questão diz EXCLUSIVAMENTE por concurso público de provas ou provas e títulos está errado, pois existe também os cargos em comissão, que nos percentuais previstos em lei são ocupados por pessoas que não foram aprovadas em concurso e ainda assim estão ocupando cargo público.

    II - INCORRETA

    Ascensão deixou de ser forma de provimento e foi revogada pela lei 9.527/97.

    III - INCORRETA 

    A alternativa fala de recondução, então está incorreta, pois recondução não foi revogada, e a legislação de 1997, revogou ascensão e transferência. O conceito dado como o de recondução também está errado, pois este conceito é o da reversão, que consiste na volta do servidor aposentado.

    IV - INCORRETA

    No art 37 da CF diz o seguinte: "II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei.."  Eventualmente, um edital pode contemplar restrições aos candidatos, como a não abertura de vagas para mulheres pela complexidade do cargo e a alternativa diz que ela veda QUALQUER restrição, então também está incorreta!!

    Espero ter ajudado. Bons estudos! =)


  • IV - para mim, a afirmativa é bastante duvidosa, pois fala em RESTRIÇÃO ao acesso a cargos públicos. O tratamento diferenciado é aceito, desde que seja razoável, por exemplo, o estabelecimento de exigências na prova física diferentes para homens e mulheres (distância diferente, desempenho diferente, etc.).

    O que norteia qualquer distinção entre os candidatos em concurso público é sempre o princípio da razoabilidade. É possível, por exemplo, colocar altura mínima para candidato no concurso para policial militar (pois essa exigência é compatível com a atividade), mas a mesma exigência no concurso para escrivão de polícia (que possui atividade interna) é inconstitucional.

    Importante ver que o que permite a distinção é a NATUREZA do cargo, NÃO SUA COMPLEXIDADE, pois mulheres e homens têm iguais capacidades (nisso acredito estar enganada a colega, no comentário anterior).

    Por fim, o STF já considerou inconstitucional a exclusão total da participação de mulheres em concurso da Polícia Militar:

    Recurso extraordinário. 2. Concurso público. Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. 3. Edital que prevê a possibilidade de participação apenas de concorrentes do sexo masculino. Ausência de fundamento. 4. Violação ao art. 5º, I, da Constituição Federal. 5. Recurso extraordinário provido.
    (RE 528684, Relator(a):  Min. GILMAR MENDES, Segunda Turma, julgado em 03/09/2013, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-232 DIVULG 25-11-2013 PUBLIC 26-11-2013)



  • Seguindo alguns critérios, a doutrina aceita essa diferenciação com base no gênero, como Celso Antônio Bandeira de Melo.

    Ver http://jus.com.br/artigos/23465/as-discriminacoes-nos-concursos-publicos-e-os-principios-constitucionais-do-direito-administrativo/2

  • Art. 29 da Lei 8112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • IV - INCORRETA

    Existem concursos públicos que NÃO permitem a participação de mulheres. Posso citar dois exemplos: concurso para Fuzilieiros Navais da Marinha do Brasil e concurso para formação de Oficiais de Infantaria da Aeronautica na AFA (Academia da Força Aérea). O edital destes concursos veda expressamente a participação feminina.

    Bons estudos!

  • Se ainda há editais vedando a participação de mulheres, temos que lamentar e declarar a inconstitucionalidade.

    Abraços.