SóProvas


ID
1059922
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

No curso de ação penal, o Representante do Ministério Público requereu ao Juízo Federal pedido de diligência para que fossem obtidas judicialmente certidões de antecedentes criminais das Justiças Estadual e Federal dos locais do fato, do nascimento e residência de réu. O juiz indeferiu o pedido, sob argumento de que, no processo penal de modelo acusatório, o Ministério Público tem o ônus da prova criminal, daí seu dever de apresentar as respectivas certidões de antecedentes criminais. Contra esta decisão cabe;

Alternativas
Comentários
  • (A) CORRETA

    Autoridade indeferiu certidão? = Mandado de segurança.

    Regrinha que tem sido unânime nas provas elaboradas pela FCC e Cespe.

    O Mandado de Segurança é cabível contra o chamado "ato de autoridade", entendido como qualquer manifestação ou omissão do Poder Público ou de seus delegados no desempenho de atribuições públicas.

    No texto Constitucional, esse remédio é previsto no art. 5°, inc LXIX, que dispõe: "conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público".

    A possibilidade de negação do pedido de certidão seria em prol da proteção aos chamados dados sigilosos, que reflete na segurança da sociedade e do Estado, o que não se aplica ao caso apresentado pelo examinador, restando o mandado de segurança como a via eleita prescrita na legislação.


    Aprofundamento:

    Julgado TRF-3 Mandado de Segurança

    Julgamento em: 04/07/2013

    PROCESSUAL PENAL. MANDADO DE SEGURANÇA. INDEFERIMENTO DE REQUERIMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DE REQUISIÇÃO DE CERTIDÕES DE ANTECEDENTES CRIMINAIS DO RÉU. CABIMENTO DA IMPETRAÇÃO. ORDEM CONCEDIDA.

  • Á esse respeito, o Professor Pedro Lenza diz que (Direito esquematizado, 16ª Edição, página 1057):
    "Havendo recusa no fornecimento de certidões (para a defesa de direitos ou esclarecimento de situações de interesse pessoal, próprio ou de terceiros), ou informações de terceiros o remédio próprio é o MANDADO DE SEGURANÇA, e não o habeas data. Se o pedido for para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, o remédio será o habeas data."Frise-se também, de antemão, que o art. 5º, LXIX, da CRFB/1988 também assinala a respeito, senão vejamos:LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;
  • MS = Certidão

    HD = Informação

  • Apelação: sentenças definitivas e decisões do tribunal do juri quando: ocorrer nulidade posterior à pronuncia, sentença contrária à lei ou decisão dos jurados, erro ou injustiça quanto a aplicação da pena ou medida de segurança ou quando a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos.Recurso em sentido estrito só cabe nos casos elencados pelo artigo 581 do CPP.

    Carta testemunhável cabível quando a decisão denegar o recurso ou que embora admita o recurso, obsta à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem. Habeas Corpus: sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.
  • Ainda foram bonzinhos... botasse HD ali no mínimo 30% já caia fora.

  • Interessante! Mui interessante...


  • MS= certidão

    HD: informação
  • Q81471

    Considere: 

    I. Retificação de dados quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. 

    II. Defesa de direitos, contra ilegalidade ou abuso de poder e obtenção de certidões

    Tais situações são protegidas, respectivamente, pelo

    a) habeas data e direito de petição.

    b) mandado de injunção e mandado de segurança.

    c) ação popular e mandado de injunção.

    d) habeas data e habeas corpus.

    e) direito de petição e mandado de segurança.

    RESPOSTA LETRA "A".

    POR QUE NESSA QUESTÃO NÃO FOI USADO M.S PARA CERTIDÃO?

  • Limpe Silva, o direito de petição ( Art. 5° XXXIV CRFB )  é justamente o fundamento para que o cidadão obtenha as certidões sobre informações que eventualmente estejam em poder do Estado.

     

    Nesse sentido, o MS vem a ser a garantia que resgurada esse direito, ou seja, caso negado o pedido de certidões ( direto de petição), o lesado poderá impetrar o Mandado de Segurança a fim de resguardar o seu direito líquido e certo em relação a certidão requerida.

     

    Fica esquematizado assim: 

    Direito de petição - Direito fundamental à obtenção de informações via certidões.

    Mandado de Segurança - Remédio constitucional que resgurada direitos fundamentais entre eles o direito de petição.

  • Cara, é por isso que é bom fazer questões: sempre tem umas questões pegajosas. Eu já tinha visto essa pegadinha ser cobrado em Constitucional, mas não em Processo Penal.


    Vida longa e próspera. C.H.

  • MS = Direito Líquido e Certo; ademais, observa-se que sempre é usado quando estiver sendo violado por autoridade pública, no caso o juiz.

  • O próprio QC deu a resposta no assunto da questão...

  • indeferiu certidão MS na mão.

    nunca mais esqueci!

  • Copiando:

    - MS = Certidão

    - HD = Informação

    Indeferiu certidão, MS na mão (Vale pra P. Penal)

    - Apelação: sentenças definitivas e decisões do tribunal do juri quando: ocorrer nulidade posterior à pronuncia, sentença contrária à lei ou decisão dos jurados, erro ou injustiça quanto a aplicação da pena ou medida de segurança ou quando a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos.

    - Recurso em sentido estrito: só nos casos elencados pelo artigo 581 do CPP.

    - Carta testemunhável: decisão que denegar recurso ou que embora admita o recurso, obsta à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem.

    - Habeas Corpus: sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

  • Certidão??? MS na mão!